CURRICULAR PEDAGOGICAL PRACTICES: use of technologies in the contemporary world.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673

Keywords:

Curriculum, Pedagogical Practice, Technology

Abstract

The work entitled: Pedagogical Curricular Practices and use of technologies in the contemporary world. It sought to understand the curriculum and its relation with the pedagogical practice, using the educational technologies in primary education of nine years. In order to reach the objectives, a bibliographical revision was used, with theoretical basis in the educational legislation and authors, such as: Anastasiou (2004), Kensky (2007), Lévy (1998), Perrenoud (2000), Sacristán (1996), among others. In the course of the research, we attempted to develop qualitative analysis. As for the results, they were satisfactory, as they enabled the search for new research aimed at the pedagogical practices, curricular and technology use in primary education of nine years.

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Author Biographies

José Damião Trindade Rocha, Federal University of Tocantins

Doutor em Educação/UFBA, (2009). Mestre em Educação Brasileira/UFG, (2002). Pedagogo. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação UFT. Sócio da Associação Brasileira de Currículo (ABdC). Sócio da Associação Nacional de Pesquisa em Educação (Anped). Sócio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Associado da Rides (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Membro do Comitê Técnico-Científico da UFT. Membro do Comitê Gestor Institucional da UFT para Formação Continuada de Professores. Membro do Fórum Permanente Estadual de Educação do Tocantins. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFT (Mestrado Acadêmico e Mestrado Profissional). Ex Coordenador do Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB/Capes na UFT (2012-2017). Ex Diretor de Tecnologias Educacionais DTE/Reitoria/UFT. (2012-2017). Ex-Docente do Programa Interdisciplinar em Práticas Jurisdicionais e Direitos Humanos da UFT. Ex-Coordenador do curso semestral de Pedagogia da UFT. Ex-Coordenador do curso modular de Pedagogia (PARFOR). É avaliador ad-hoc da Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos e da Revista de Educação da Unemat. Consultor ad-hoc de projetos do MEC no SIGprojet. Consultor ad-hoc da UFFS - Campus de Realeza. É consultor-parecerista do Guia do Estudante da Editora Abril para os cursos de Pedagogia. Ex-Pesquisador do programa PROCAD UFT/Capes/UFG. Foi docente da Uepa, Unitins. Tem experiência como consultor, avaliador externo de ações, programas e projetos educacionais. Líder de grupo de pesquisa da plataforma Lattes/CNPq na área de Currículo. Sua atuação tem ênfase em Docência, Gestão e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Teorias do Currículo; Currículo da Educação Infantil; Currículo do Ensino Fundamental; Currículo e intersecções com diversidade sexual e de gênero; Currículo na interzona das tecnologias digitais. E-mail: damiao@uft.edu.br. 

Clerislene da Rocha Morais Nogueira, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Educação Infantil pela UFT. E-mail: clerislene@uft.edu.br.

José Luis dos Santos Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Pedagogia pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, graduado em Ciências com habilitação em Biologia pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA, graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA, pós-graduado em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL e ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA: SUPERVISÃO ESCOLAR ambas pela Faculdade Internacional de Curitiba - FACINTER, pós-graduado em EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA pela Faculdade de Teologia Hokemãh - FATEH e pós-graduado em PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA.  Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT. E-mail: joseluispsicopedagogo@outlook.com. 

Graciene Reis de Sousa, Universidade Federal do Tocantins

Graduação em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2005). Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA (2006). Mestranda no Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Tocantins - UFT - Campus Palmas (2017). Docente Efetiva na área de História, com Dedicação Exclusiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins – IFTO - Campus Dianópolis. E-mail: graciene.sousa@ifto.edu.br. 

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Published

2018-08-01

How to Cite

ROCHA, José Damião Trindade; NOGUEIRA, Clerislene da Rocha Morais; SOUSA, José Luis dos Santos; SOUSA, Graciene Reis de. CURRICULAR PEDAGOGICAL PRACTICES: use of technologies in the contemporary world. Observatory Journal, [S. l.], v. 4, n. 5, p. 673–694, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p673. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4659. Acesso em: 22 jul. 2024.