INTERACT: Um modelo baseado em contextos para motivação de interações em Redes Sociais Educacionais

A model based on contexts to motivate interactions in Educational Social Networks

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p399

Palavras-chave:

ciência de contexto, redes sociais educacionais, computação ubíqua, sistemas de recomendação, interação

Resumo

Redes Sociais Educacionais (RSE) podem proporcionar espaços de interação e trocas entre aprendizes, mas não garantem motivação para que estas aconteçam. O INTERACT se utiliza do histórico contextual dos usuários para potencializar interações entre usuários de RSE. Além do modelo, é apresentado o protótipo desenvolvido. A avaliação se deu com coleta de dados gerados pelas atividades de voluntários no experimento e em questionários, tendo como observações centrais a participação, recomendação e reação dos participantes. Resultados apontaram aumento no volume de interações nos momentos de atuação do protótipo. Por fim, são apresentadas percepções dos voluntários quanto à qualidade e assertividade das ações do INTERACT.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luis Victória Barbosa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professor (Applied Computing Graduate Program)

Marcelo da Silva dos Santos, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestrado em Computação Aplicada (UNISINOS). Graduado em Ciências da Computação (UNILASALLE). E-mail: santosmarcelo@gmail.com.

Cristiano André da Costa, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutor em Comunicação (UFRGS). Mestre em Computação (UFRGS). Graduado em Ciências da Computação (Universidade Católica de Pelotas). E-mail: cac@unisinos.br.

Referências

ARNABOLDI, V.; CONTI, M.; DELMASTRO, F. Cameo: a novel context-aware middleware for opportunistic mobile social networks. Pervasive and Mobile Computing, vol. 11, Elsevier, pp. 148–167, 2014.

CHOWDHURY, G. G. Natural language processing. In: Annual review of information science and technology, v. 37, p. 51–89, 2003.

DEY, A.; SALBER, D.; ABOWD, G. A conceptual framework and a toolkit for supporting the rapid prototyping of context-aware application. Human-Computer Interaction, Available: dx.doi.org/10.1207/S15327051HCI16234_02, 2001.

DOOLIN, K.; TAYLOR, N.; CROTTY, M.; RODDY, M.; JENNINGS, E.; ROUSSAKI, J.; MCKITTERICK, D. Enhancing Mobile Social Networks with Ambient Intelligence. Mobile Social Networking: An Innovative Approach, pp. 139-163, 2014.

KANE, G.; RANSBOTHAM, S. Codification and collaboration: Information quality in social media, in: International Conference on Information Systems (ICIS), Orlando, 2012.

PIAGET, J. The Role of Action in the Development of Thinking. In Advances in Research and Theory. Plenum Press, 1977.

PRIMO, A. Interação Mediada por Computador: A comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, 2003.

RECUERO, R. Redes sociais na internet. 191 p. Porto Alegre: Sulina, 2014.

SEBASTIANI, F. Machine Learning in Automated Text Categorization. In: ACM Computing Surveys (CSUR), v. 34, n. 1, p. 1–47, 2002.

STATISTA. Most visited social networks in Latin America, https://www.statista.com/statistics/202372/latin-america--largest-social-networking-sites, November, 2016.

VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente, Editora Martins Fontes, 1989.

WANG, R.; STRONG, D. Beyond accuracy: what data quality means to data consumers, Journal of Management Information Systems 12 (4) 5–34, 1996.

YIN, R. K. Case study research: Design and methods. Sage publications, 2013.

Publicado

2018-04-29

Como Citar

BARBOSA, Jorge Luis Victória; SANTOS, Marcelo da Silva dos; COSTA, Cristiano André da. INTERACT: Um modelo baseado em contextos para motivação de interações em Redes Sociais Educacionais: A model based on contexts to motivate interactions in Educational Social Networks. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 3, p. 399–420, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p399. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4083. Acesso em: 24 nov. 2024.