INTERACT: Um modelo baseado em contextos para motivação de interações em Redes Sociais Educacionais
A model based on contexts to motivate interactions in Educational Social Networks
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p399Mots-clés :
ciência de contexto, redes sociais educacionais, computação ubíqua, sistemas de recomendação, interaçãoRésumé
Redes Sociais Educacionais (RSE) podem proporcionar espaços de interação e trocas entre aprendizes, mas não garantem motivação para que estas aconteçam. O INTERACT se utiliza do histórico contextual dos usuários para potencializar interações entre usuários de RSE. Além do modelo, é apresentado o protótipo desenvolvido. A avaliação se deu com coleta de dados gerados pelas atividades de voluntários no experimento e em questionários, tendo como observações centrais a participação, recomendação e reação dos participantes. Resultados apontaram aumento no volume de interações nos momentos de atuação do protótipo. Por fim, são apresentadas percepções dos voluntários quanto à qualidade e assertividade das ações do INTERACT.
Téléchargements
Références
ARNABOLDI, V.; CONTI, M.; DELMASTRO, F. Cameo: a novel context-aware middleware for opportunistic mobile social networks. Pervasive and Mobile Computing, vol. 11, Elsevier, pp. 148–167, 2014.
CHOWDHURY, G. G. Natural language processing. In: Annual review of information science and technology, v. 37, p. 51–89, 2003.
DEY, A.; SALBER, D.; ABOWD, G. A conceptual framework and a toolkit for supporting the rapid prototyping of context-aware application. Human-Computer Interaction, Available: dx.doi.org/10.1207/S15327051HCI16234_02, 2001.
DOOLIN, K.; TAYLOR, N.; CROTTY, M.; RODDY, M.; JENNINGS, E.; ROUSSAKI, J.; MCKITTERICK, D. Enhancing Mobile Social Networks with Ambient Intelligence. Mobile Social Networking: An Innovative Approach, pp. 139-163, 2014.
KANE, G.; RANSBOTHAM, S. Codification and collaboration: Information quality in social media, in: International Conference on Information Systems (ICIS), Orlando, 2012.
PIAGET, J. The Role of Action in the Development of Thinking. In Advances in Research and Theory. Plenum Press, 1977.
PRIMO, A. Interação Mediada por Computador: A comunicação e a educação a distância segundo uma perspectiva sistêmico-relacional. Tese de Doutorado. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, 2003.
RECUERO, R. Redes sociais na internet. 191 p. Porto Alegre: Sulina, 2014.
SEBASTIANI, F. Machine Learning in Automated Text Categorization. In: ACM Computing Surveys (CSUR), v. 34, n. 1, p. 1–47, 2002.
STATISTA. Most visited social networks in Latin America, https://www.statista.com/statistics/202372/latin-america--largest-social-networking-sites, November, 2016.
VYGOTSKI, L. S. A formação social da mente, Editora Martins Fontes, 1989.
WANG, R.; STRONG, D. Beyond accuracy: what data quality means to data consumers, Journal of Management Information Systems 12 (4) 5–34, 1996.
YIN, R. K. Case study research: Design and methods. Sage publications, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.