A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE TECNODIVERSIDADE E INFORMAÇÃO DISPUTADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a24pt

Palavras-chave:

Opinião pública; Tecnodiversidade; Comunicação Digital.

Resumo

Este artigo discute a formação da opinião pública na era digital a partir da articulação entre a semiótica pragmatista de Peirce (2000), o conceito de pseudoambiente de Lippmann (2008) e a ideia de tecnodiversidade de Yuk Hui (2020). A análise parte do entendimento de que os signos — como discursos midiáticos e notícias — não apenas representam, mas produzem realidade a partir de seus efeitos práticos. Traz uma revisão literária sobre como a circulação de notícias nas redes digitais não pode ser compreendida apenas pelo critério de veracidade, mas pelos impactos que gera na ação pública. Introduz o conceito de pseudoambiente simbólico, que se refere ao mundo percebido, e não diretamente experienciado; discute a proposta de tecnodiversidade de Yuk Hui (2020) que oferece uma crítica ao paradigma técnico homogêneo e sugere que a diversidade cultural e epistemológica seja refletida também nas tecnologias de comunicação. Por fim, conclui-se que a opinião pública contemporânea é formada em um cenário tecnicamente mediado e simbolicamente disputado. Sua articulação entre semiótica, tecnodiversidade e comunicação digital permite compreender a complexidade desse processo e aponta para a necessidade de uma abordagem ética, plural e crítica no debate sobre a circulação da informação e a construção da realidade pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Angélica Parreira Lemos Ruiz, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho

Doutora em Mídia e Tecnologia pela Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP – Câmpus de Bauru, com doutorado sanduíche financiado pela CAPES na Universidade de Sevilha (Espanha). Mestre em Mídia e Tecnologia pela mesma instituição. Graduada em Psicologia (Licenciatura e Formação Profissional) pela Faculdade de Ciências da UNESP – Bauru. Servidora técnico-administrativa da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da UNESP – Bauru. Integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (Lecotec). Atua nas áreas de gestão pública, governança, sistemas de informação e comunicação organizacional.

Celia Maria Retz Godoy dos Santos, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora Associada do Departamento de Audiovisual e Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Bauru. Livre docente em Pesquisa de Opinião Pública, doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Araraquara. Mestra e graduada em Comunicação Social. Pesquisadora do grupo de pesquisa "Opinião Pública, Comunicação e Relações Públicas".

Letícia Passos Affini, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP

Professora do Departamento de Audiovisual e Relações Públicas da Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP - Câmpus de Bauru. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Radialismo pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - UNESP, Câmpus de Bauru. Pesquisadora líder do GrAAu - Grupo Análise Audiovisual, cadastrado no CNPq.

Referências

Agência Estado. (2025, 17 de janeiro). Nikolas Ferreira ultrapassa Lula e é o 2º mais seguido em rede social. UOL Notícias. Recuperado em 29 de julho de 2025, de https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2025/01/17/nikolas-ferreira-ultrapassa-lula-e-e-o-2-mais-seguido-em-rede-social.htm

Alsina, M. R. (2005). A construção da notícia. Brasília: Editora Universidade de Brasília.

Alzamora, G., & Andrade, M. C. (2019). Verdade e pós-verdade na era da desinformação: Fake news e semiótica pragmatista. São Paulo: Intercom.

Baldwin, R. (2016). The great convergence: Information technology and the new globalization. Cambridge: Harvard University Press.

Bauman, Z. (1998). Globalização: As consequências humanas. Rio de Janeiro: Zahar.

Brasil. (2018, 14 de agosto). Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018. Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Recuperado em 31 de julho de 2025, de https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2018/Lei/L13709.htm

Castells, M. (2003). A galáxia da internet: Reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar.

Castells, M. (1999). A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.

Estado Chinês. (2021). Lei de Proteção de Informações Pessoais – PIPL (Lei nº 69/2021). Recuperado em 31 de julho de 2025, de https://www.chinalawtranslate.com/en/personal-information-protection-law/

Figaro, R. (2017). Trabalho e comunicação na cultura digital. São Paulo: Paulus.

Folha de S. Paulo. (2025, 8 de janeiro). Haddad anuncia que medida da Receita sobre o Pix será revogada. Folha de S. Paulo. Recuperado em 29 de julho de 2025, de https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/01/haddad-anuncia-que-medida-da-receita-sobre-o-pix-sera-revogada.shtml

Friedman, T. L. (2005). O mundo é plano: Uma breve história do século XXI. Rio de Janeiro: Objetiva.

Ghemawat, P. (2018). The laws of globalization and business applications. Cambridge: Cambridge University Press.

Gomes, W. (2015). Transformações da política na era da comunicação de massa. São Paulo: Paulus.

Hui, Y. (2020). Tecnodiversidade: Resistência ao determinismo tecnológico. São Paulo: Ubu Editora.

Instagram. (n.d.). Página oficial. Recuperado em 29 de julho de 2025, de https://www.instagram.com/

Jenkins, H. (2009). Cultura da convergência. São Paulo: Aleph.

Kahneman, D. (2012). Rápido e devagar: Duas formas de pensar (L. A. de Araújo, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Lippmann, W. (2008). A opinião pública. Petrópolis: Vozes. (Trabalho original publicado em 1922)

Noelle-Neumann, E. (2006). A espiral do silêncio: Opinião pública, nossa pele social. São Paulo: Edusc.

O Globo. (2025, 30 de julho). Por que Trump aplicou sanções a Alexandre de Moraes? O Globo. Recuperado em 31 de julho de 2025, de https://oglobo.globo.com/politica/noticia/2025/07/30/por-que-trump-aplicou-sancoes-a-alexandre-de-moraes.ghtml

Peirce, C. S. (2000). Semiótica. São Paulo: Perspectiva.

Pennycook, G., Rand, D. G., & Martel, C. (2021). Reliance on emotion promotes belief in fake news. Cambridge, MA: MIT Initiative on the Digital Economy. Recuperado em 30 de julho de 2025, de https://ide.mit.edu/wp-content/uploads/2021/03/RBrief_Rand_Fake-News_final.pdf

Recuero, R. (2009). Redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina.

Recuero, R. (2014). Cibercultura e redes sociais. São Paulo: Mediabooks.

Rodrik, D. (2011). The globalization paradox: Democracy and the future of the world economy. New York: W. W. Norton & Company.

Sassen, S. (2007). Sociologia da globalização. Porto Alegre: Artmed.

Selvagem – Ciclo de Estudos. (n.d.). Instagram: Perfil público com postagens sobre saberes tradicionais, natureza e meio ambiente. Recuperado em 6 de agosto de 2025, de https://www.instagram.com/selvagem_ciclodeestudos/

Tufekci, Z. (2017). Twitter and tear gas: The power and fragility of networked protest. Yale University Press.

União Europeia. (2016, 27 de abril). Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de abril de 2016. Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). Recuperado em 31 de julho de 2025, de https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX32016R0679

Publicado

2025-11-10

Como Citar

RUIZ, Angélica Parreira Lemos; SANTOS, Celia Maria Retz Godoy dos; PASSOS AFFINI, Letícia. A FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE TECNODIVERSIDADE E INFORMAÇÃO DISPUTADA. Revista Observatório , [S. l.], v. 11, n. 1, p. a24, 2025. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2025v11n1a24pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/22255. Acesso em: 5 dez. 2025.