POESIA AUDIOVISUAL: protagonismo criativo nas mídias digitais
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p263Mots-clés :
Mídias Digitais, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, PoesiaRésumé
O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados de um projeto de intervenção pedagógica desenvolvido numa escola da rede municipal de Santo Amaro-BA. Os alunos foram estimulados a explorar múltiplas linguagens, associando linguagem verbal, imagens, sons e movimento, construindo textos multimodais que foram disponibilizadas num aplicativo desenvolvido especialmente para o projeto de intervenção. O aplicativo Poesia Audiovisual permite que os usuários façam seus cadastros, postem, comentem e compartilhem suas criações poéticas, explorando a multimodalidade e promovendo a interação comunicativa de modo dinâmico, permitido que os estudantes exercitem o seu protagonismo no contexto das mídias digitais.
Téléchargements
Références
AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da Leitura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 153 – 161.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética : A Teoria do Romance. Tradução de Aurora Fernoni Bernardini et al. São Paulo: Editora Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BARREIROS, Patrício Nunes; SOUZA, Wiliana Coelho de. Inserção da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com a literatura de Juazeiro-BA Revista A Cor das letras, v. 16, p. 70-90, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. v.1. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BUARQUE, J. Ensino da escrita de poesia como construção de autoria. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 22, 2013. Disponível em: http://revista.abralic.org.br/downloads/revistas/1450361255.pdf . Acesso em: 12 jul. 2016.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, Sérgio Roberto. A construção de “títulos” em gêneros diversos: um processo discursivo polifônico e plurissêmico. In: ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 67-90.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na Escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67 – 97.
DIAS, Eliana, et tal. Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma Questão de nomenclatura? Revista Interacções. Vol. 7, n. 19, p. 142-155, 2011. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/475/429. Acesso em: 20 jan. 2015.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gênero e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 149 -185.
GULLAR, Ferreira. Não há vagas. In: BOSI, Alfredo (org.). Ferreira Gular. São Paulo: Global, 2004. p. 71.
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. Disponível em: http://www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/artigos/preciso_ensinar_letramento-Kleiman.pdf. Acesso em: 20 jan. 2015.
MACHADO, Anna Rachel. A transposição do conhecimento científico para o contexto de ensino: a necessidade e as dificuldades. In: Seminário para Definição de Critérios de Avaliação de Livros Didáticos de 6ª a 8ª séries. Brasília, Ministério da Educação. Seleção de fragmento, revisão e adaptação de Egon de Oliveira Rangel, 1997.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005, p. 21-34.
MICHELETTI, G. (coord.). Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PADILHA, Simone de Jesus. Os gêneros poéticos em livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental: uma abordagem enunciativo-discursiva. 2005. 346f. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
PINHEIRO, José Henrique. Abordagem do poema: Roteiro de um Desencontro. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005. p. 62-74.
REINALDO, Maria Augusta G. de M. Orientação para produção de texto. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005, p. 89-101.
ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos In: ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Modos de transposição dos PCNS às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 27-38.
SANTANA, Ediney. Fazer poético. 05 de maio de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3xlJgtF3bG4. Acesso em: 10 mai. 2016.
SILVA, Solimar. Oficina de escrita criativa: escrevendo em sala e publicando na Web. Petrópolis: Vozes, 2014.
SWIDERSKI, R. M. da S.; COSTA-HÜBES, T. da C. Abordagem sociointeracionista & sequência didática: relato de uma experiência. Línguas & Letras, vol. 10, n.18, 1º sem. 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.