POESÍA AUDIOVISUAL: protagonismo creativo en los medios digitales
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p263Palabras clave:
Medias Digitais, Ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, PoesiaResumen
El presente artículo tiene como objetivo presentar los resultados de un proyecto de intervención pedagógica desarrollado en una escuela de la red municipal de Santo Amaro-BA. Los alumnos fueron estimulados a explorar múltiples lenguajes, asociando lenguaje verbal, imágenes, sonidos y movimiento, construyendo textos multimodales que fueron disponibilizados en una aplicación desarrollada especialmente para el proyecto de intervención. La aplicación Poesía Audiovisual permite a los usuarios hacer sus catastros, poner, comentar y compartir sus creaciones poéticas, explorando la multimodalidad y promoviendo la interacción comunicativa de modo dinámico, permitiendo que los estudiantes ejerciten su protagonismo en el contexto de los medios digitales.
Descargas
Citas
AGUIAR, Vera Teixeira de. O saldo da Leitura. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (Org). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 153 – 161.
ANTUNES, Irandé. Língua, texto e ensino: outra escola possível. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
BAKHTIN, M. Questões de Literatura e Estética : A Teoria do Romance. Tradução de Aurora Fernoni Bernardini et al. São Paulo: Editora Hucitec, 2002.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2011 [1979].
BARREIROS, Patrício Nunes; SOUZA, Wiliana Coelho de. Inserção da literatura local nas aulas de Língua Portuguesa: uma experiência com a literatura de Juazeiro-BA Revista A Cor das letras, v. 16, p. 70-90, 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio – Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006. v.1. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/book_volume_01_internet.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa (1º e 2º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1997. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf. Acesso em: 15 jan. 2015.
BUARQUE, J. Ensino da escrita de poesia como construção de autoria. Revista Brasileira de Literatura Comparada, n. 22, 2013. Disponível em: http://revista.abralic.org.br/downloads/revistas/1450361255.pdf . Acesso em: 12 jul. 2016.
COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
COSTA, Sérgio Roberto. A construção de “títulos” em gêneros diversos: um processo discursivo polifônico e plurissêmico. In: ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 67-90.
DALVI, Maria Amélia. Literatura na Escola: propostas didático-metodológicas. In: DALVI, Maria Amélia; REZENDE, Neide Luzia de; JOVER-FALEIROS, Rita (orgs). Leitura de Literatura na Escola. São Paulo: Parábola, 2013. p. 67 – 97.
DIAS, Eliana, et tal. Gêneros textuais e (ou) gêneros discursivos: uma Questão de nomenclatura? Revista Interacções. Vol. 7, n. 19, p. 142-155, 2011. Disponível em: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/475/429. Acesso em: 20 jan. 2015.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gênero e progressão em expressão oral e escrita – elementos para reflexões sobre uma experiência Suíça (Francófona). In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 41-70.
DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. O oral como texto: como construir um objeto de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2004. p. 149 -185.
GULLAR, Ferreira. Não há vagas. In: BOSI, Alfredo (org.). Ferreira Gular. São Paulo: Global, 2004. p. 71.
KLEIMAN, Angela B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Campinas: Cefiel/IEL/Unicamp, 2005. Disponível em: http://www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/artigos/preciso_ensinar_letramento-Kleiman.pdf. Acesso em: 20 jan. 2015.
MACHADO, Anna Rachel. A transposição do conhecimento científico para o contexto de ensino: a necessidade e as dificuldades. In: Seminário para Definição de Critérios de Avaliação de Livros Didáticos de 6ª a 8ª séries. Brasília, Ministério da Educação. Seleção de fragmento, revisão e adaptação de Egon de Oliveira Rangel, 1997.
MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Â. P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010, p. 19-38.
MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.
MARCUSCHI, Luiz Antonio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005, p. 21-34.
MICHELETTI, G. (coord.). Leitura e construção do real: o lugar da poesia e da ficção. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2006.
PADILHA, Simone de Jesus. Os gêneros poéticos em livros didáticos de Língua portuguesa do ensino fundamental: uma abordagem enunciativo-discursiva. 2005. 346f. Tese de Doutorado em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
PINHEIRO, José Henrique. Abordagem do poema: Roteiro de um Desencontro. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005. p. 62-74.
REINALDO, Maria Augusta G. de M. Orientação para produção de texto. In: DIONÍSIO, Angela P.; BEZERRA, Maria Auxiliadora. (Org.). O Livro Didático de Português: múltiplos olhares. 3. ed. Rio de Janeiro: Lucema, 2005, p. 89-101.
ROJO, Roxane. Gêneros discursivos do Círculo de Bakhtin e multiletramentos In: ROJO, Roxane (Org.). Escola conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.
ROJO, Roxane. Modos de transposição dos PCNS às práticas de sala de aula: progressão curricular e projetos. In: ROJO, Roxane. (Org.). Prática de Linguagem em sala de aula – Praticando os PCNs. Campinas: Mercado de Letras, 2000, p. 27-38.
SANTANA, Ediney. Fazer poético. 05 de maio de 2016. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3xlJgtF3bG4. Acesso em: 10 mai. 2016.
SILVA, Solimar. Oficina de escrita criativa: escrevendo em sala e publicando na Web. Petrópolis: Vozes, 2014.
SWIDERSKI, R. M. da S.; COSTA-HÜBES, T. da C. Abordagem sociointeracionista & sequência didática: relato de uma experiência. Línguas & Letras, vol. 10, n.18, 1º sem. 2009.
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.