A ESCRITA: uma prática movida pela busca da melhor adequação da execução à intenção
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p763Mots-clés :
a escrita-composição, os vários papéis do escritor, a voz dos profissionais da escrita, a intenção e a execução, a importância da prática da escritaRésumé
Objetiva este texto desmontar o processo da escrita-composição evidenciando a importância de que se reveste o desdobramento do escritor/autor em diferentes papéis, que vão de leitor a editor, passando por investigador, descobridor, revisor e crítico. Observa-se, então, a diferença entre o exercício de todas essas funções pelo próprio autor e a sua assunção por diferentes agentes numa ótica da construção da obra pela divisão do trabalho, conforme propõe o narrador de S. Bernardo, de Graciliano Ramos, no início do romance. Para sustentar a argumentação necessária foi crucial o recurso a depoimentos de profissionais da escrita, porquanto atestam na primeira pessoa a dificuldade inerente a essa tarefa. A lição a retirar deste texto vai na direção de incentivar a prática desse processo verbal, com vista à melhor adequação da “execução” à “intenção” (Sommers, 1980), dado que a escrita só pode tornar-se menos distante e mais familiar, se for praticada com assiduidade e com informação acerca da sua dinâmica.
Téléchargements
Références
BISAILLON, Jocelyne. Sur les traces d’un reviseur professionnel d’expérience. In: BISAILLLON, Jocelyne (sous la direction). La révision professionnelle: peocessus, stratégies et pratiques. Québec: Editions Nota Bene, 2007, p. 49-73.
BUNN, Mike. How to read like a writer. In: LOWE, Charles; ZEMLIANSK, Pavel (Eds.). Writing spaces: Reading on writing. Volume 2. Parlor Press, 2011, p. 71-86. Disponível em http://writingspaces.org/sites/default/files/bunn--how-to-read.pdf. Acesso em: 10 de jan. 2018.
CLARK, Herbert. H.; CLARK Eve. V. Psychology and language. An introduction to psycholinguistics. New York: Harcourt Brace Jovanovich, Inc., 1977.
CRYSTAL, David. Language and the internet. Cambridge. Cambridge University Press, 2001.
DETHIER, Brock. Foreword. Donald M. Murray, Master Craftsman. In: MURRAY, Donald M. The craft of revision. Fifth Edition. Anniversary Edition. United States: Wadsworth. Cengage Learning, 2013, p. xi-xx.
ELKONIN, D. B. Further remarks on the psychological bases of the initial teaching of Reading. In: DOWNING, J. A. (Ed.). Cognitive psychology and reading in the U.S.S.R. Advances in Psychology 49, Stelmach, G. E.; Vroon, P. A. (Eds.). Amsterdam. North Holland, Elsevier Science Publishers B.V., 1988a, p. 365-377.
ELKONIN, D. B. How to teach children to read. In: DOWNING, J. A. (Ed.). Cognitive psychology and reading in the U.S.S.R. Advances in Psychology 49. STELMACH, G. E.; VROON, P. A. (Eds.) Amsterdam: North Hollan, Elsevier Science Publishers B.V., 1988b, p. 387-426.
EMIG, Janet. Writing as a mode of learning. College Composition and Communication, v. 28, n. 2, 1977, p. 122-128.
FLOWER, Linda; HAYES, John R. A cognitive process theory of writing. College Composition and Communication, v. 32, n. 4, 1981, p. 365-387.
GIROLAMI-BOULINIER, Andrée. Les niveaux actuels dans la pratique du langage oral et écrit. Paris: Masson, 1984.
GIROLAMI-BOULINIER, Andrée. Les premiers pas scolaires. Acquisitions indispensables pour prevenir l’échec scolaire. Issy-les-Moulineux: Editions et Applications Psychologiques (EAP), 1988.
GIROLAMI-BOULINIER, Andrée. La grammaire langage en 20 leçons. Issy-les-Moulineaux: Editions et Applications Psychologiques (EAP), 1989.
KEMPER, Susan; GREINER, Lydia. H.; MARQUIS, Janet G.; PRENOVOST, Katherine; MITZNER, Tracy L. Language decline across the life span: findings from the nun study. Psychology and Aging, v. 16, n. 2, 2001, p. 227-239.
LANHAM, Richard. A. Revising prose. Fifth edition. New York: Pearson, Longman, 2006.
MARCUSCHI, Luis Antônio. Da fala para a escrita. Atividades de retextualização. 2.ª edição. São Paulo: Cortez Editora, 2001.
MURRAY, Donald M. Write before writing. College Composition and Communication, v. 29, n. 4, 1978, p. 375-381.
MURRAY, Donald M. The craft of revision. Fifth Edition. Anniversary Edition. United States: Wadsworth. Cengage Learning, 2013.
OLIVEIRA NETO, Godofredo de. Posfácio. In: RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. 99.ª edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017, p. 223-233.
RILEY, Kathryn. P.; SNOWDON, David A.; DESROSIERS, Mark F.; MARKESBERY, William R. Early life linguistic ability, late life cognitive function, and neuropathology: findings from the Nun Study. Neurobiology of Aging, v. 26, 2005, p. 341-347.
ROHMAN, D. Gordon. The stage of discovery in the writing process. College Composition and Communication, v.16, n. 2, p. 106-112.
SNOWDON, David. Aging with grace. The nun study and the science of old age: How we can all live longer, healthier, and more vital lives. London: Fourth Estate, 2001.
SOMMERS, Nancy. Response to Sharon Crowley. “Components of the Composing Process”. College Composition and Communication, v. 29, n. 2, 1978, p. 209-211.
SOMMERS, Nancy. Revision strategies of student writers and experienced adult writers. College Composition and Communication, v. 31, n.4, 1980, p. 378-388.
STERN, Yaakov. Cognitive reserve. Neuropsychologia, v. 47, n. 10, 2009, p. 2015-2028.
ZAMEL, Vivian. Writing: The process of discovering meaning. TESOL Quarterly, v.16, n. 2, 1982, p. 195-209.
Obras literárias citadas:
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. 4.ª edição. Leitura, Prefácio, e Notas de Álvaro Júlio da Costa Pimpão, Apresentação de Aníbal Pinto de Castro. Lisboa: Instituto Camões (Divisão de Edição, Documentação e Equipamentos), Ministério dos Negócios Estrangeiros, 2000. Disponível online em versão pdf.
RAMOS, Graciliano. S. Bernardo. 99.ª edição. Rio de Janeiro: Editora Record, 2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.