DA REVISÃO NA ESCRITA: uma gestão exigente requerida pela relação entre leitor, autor e texto escrito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p488

Palavras-chave:

revisão, recursividade, autorrevisão, revisão profissional, leitor

Resumo

A escolha dos termos mais ajustados a determinados conceitos não se revela uma empresa fácil. Sommers (1978) adianta que, por ter sido urgente lançar uma visão da escrita como processo, não ocorreu propor uma nova terminologia, resultando dessa omissão a permanência do termo “revisão”, com o risco de a revisão continuar a ser vista como a última etapa de uma escrita linear. Tem este artigo como objetivo evidenciar o potencial recursivo da “revisão” da escrita no que esta significa de: 1) verificação do isomorfismo esperado entre o que se pretendeu dizer e o que ficou escrito para que a comunicação resulte no seu melhor; 2) atuação em diferentes níveis, contemplando ou não a audiência; 3) conjugação do que é com o como é transmitido; 4) distinção entre a autorrevisão e a revisão profissional e 5) cultura de um distanciamento do leitor face ao material escrito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALEXANDROV, Andrei V. How to write a research paper. Cerebrovascular Diseases, vol. 18, 2004, p. 135-138.

ALLAL, Linda; CHANQUOY, Lucile. Introduction. Revision revisited. In: ALLAL, Linda; CHANQUOY, Lucile; LARGY, Pierre (Eds.). Revision. Cognitive and instructional processes. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 1-7.

ATKINSON, Dwight. Writing and culture in the post-process era. Journal of Second Language Writing, vol. 12, 2003, p. 49-63.

BISAILLON, Jocelyne, Sur les traces d’un réviseur professionnel d’expérience. In: BISAILLON, Jocelyne (sous la direction de). La révision professionnelle: processus, stratégies et pratiques. Canada: Édtions Nota Bene, 2007a, p. 49-73.

BISAILLON, Jocelyne. Professional editing strategies used by six editors. Written Communication, v. 24, n. 4, 2007b, p. 295-322.

BOULINIER, Michelle. Le rythme et l’espace chez l’être humain. Lettre d’Information de l’Association Langage Lecture Orthographe, n. 7, oct. 1989, p. 3-4.

BURROUGH-BOENISCH, Joy. International reading strategies for IMRD articles. Written Communication, vol. 16, n. 3, 1999, p. 296-316.

CLOUTIER, Francine. La clarté : pour qui? Recherches en Rédaction Professionnelle, vol. 1, n. 1, 2001, p. 1-9.

FAIGLEY, Lester. Competing theories of process: a critique and a proposal. College English, v. 48, n. 6, 1986, p. 527-542.

FITZGERALD, Jill. Research on revision in writing. Review of Educational Research, v. 57, n. 4, 1987, p. 481-506.

HAYES, John R.; FLOWER, Linda; SCHRIVER, Karen A.; STRATMAN, James F.; CAREY, Linda. Cognitive processes in revision. In: ROSENBERG, S. (Ed.). Reading, writing, and language processes. Cambridge, England: Cambridge University Press, 1987, p. 176-240.

HOLLIWAY, David R.; MCCUTCHEN, Deborah. Audience perspective in young writers’ composing and revising. Reading as the reader. In: ALLAL, Linda; CHANQUOY, Lucile; LARGY, Pierre (Eds.). Revision. Cognitive and instructional processes. Boston: Kluwer Academic Publishers, 2004, p. 87-101.

HOLSANOVA, Jana; HOLMQVIST, Kenneth; RAHM, Henrik. Entry points and reading paths on newspapers spreads: comparing a semiotic analysis with eye-tracking measurements. Visual Communication, vol. 5, n. 1, 2006, p. 65-93. Sage Publications.

LANHAM, Richard, A. Revising prose. Fifth editon. New York: Pearson Longman. 2006.

LIBRA, Judy A. How to Write a Paper. Introduction to Scientific Work Seminar, Module 6. International Study Course Environmental and Resource Management, Brandenburg Technical University Cottbus, Germany 2001.

MIŚAK, Aleksandra; MARUŚIĆ, Matko; MARUŚIĆ, Ana. 2005. Manuscript editing as a way of teaching academic writing: Experience from a small scientific journal. Journal of Second Language Writing, vol. 14, 2005, p. 122-131.

MURRAY, Donald M. The craft of revision. Fifth Anniversary Edition. Boston: Wadsworth Cengage Learning, 2013.

NWOGU, Kevin N. The medical research paper: Structure and functions. English for Specific Purposes, vol.16, n. 2, 1997, p. 119–138.

ODELL, Lee. Teaching writing by teaching the process of discovery: an interdisciplinary enterprise. In: GREGG, Lee W.; STEINBERG, Erwin R. (Eds.). Cognitive processes in writing. Hillsdale, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Publishers, 1980, p. 139-154.

OLSON, David R. The world on paper. The conceptual and cognitive implications of writing and reading. Cambridge: Cambridge University Press. 1994.

OLSON, David R.; OATLEY, Keith. The quotation theory of writing. Written Communication, vol. 31, n. 1, 2014, p. 4-26.

ROUSSEY, Jean-Yves; PIOLAT, Annie. Critical Reading effort during text revision. European Journal of Cognitive Psychology, vol. 20, n. 4, 2008, p. 765-792.

ROHMAN, D. Gordon. The stage of discovery in the writing process. College Composition and Communication, vol. 16, n. 2, 1965, p. 106-112.

SHAFTO, Meredith A. Proofreading in young and older adults: the effect of error category and comprehension difficulty. Int. J. Environ. Res. Public Health, vol. 12, 2015, p. 14445-14460.

SOLLACI, Luciana B.; PEREIRA, Mauricio G. The introduction, methods, results, and discussion (IMRAD) structure: a fifty-year survey. J Med Libr Assoc, vol. 92, n. 3, 2004, p. 364-367.

SOMMERS, Nancy. Response to Sharon Crowley, “Components of the composing process”. College Composition and Communication, vol. 29, n. 2, 1978, p. 209-211.

VANDENDAELE, Astrid; DE CUYPERE, Ludovic; VAN PRAET, Ellen. Beyond “trimming the fat”: The sub-editing stage of newswriting. Written Communication, vol. 37, n. 4, 2015, p. 368-395.

Publicado

2017-07-01

Como Citar

PINTO, Maria da Graça Lisboa Castro. DA REVISÃO NA ESCRITA: uma gestão exigente requerida pela relação entre leitor, autor e texto escrito. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 488–517, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p488. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3400. Acesso em: 23 abr. 2024.