EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A construção de um projeto de ensino com pescadores

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p738

Mots-clés :

Educação socioambiental, história oral, formação docente

Résumé

O objetivo da proposta é refletir sobre a construção de um projeto de ensino para educação básica no entrecruzamento das dimensões metodológicas do trabalho com educação socioambiental e história oral. A prática e pesquisa em ensinode História pode integrar saberes escolares e comunitários – contribuindo para a formação de professores em nível superior e visando a melhoria da qualidade da educação pública. O escopo do conteúdo que será tratado no capítulo percorre a elaboração de ações educativas relacionadas à formação continuada de professores de História e alunos da educação básica em projetos de história oral (construção de roteiros, gravação de entrevistas e criação de acervos - história oral com pescadores artesanais de Itaipu – Niterói/RJ). Busca-se oportunidade para criação de ações educacionais preocupadas com as dimensões da educação socioambiental - contribuindo para o ensino de história e para prática docente na educação básica.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Juniele Rabelo Almeida, Universidade Federal Fluminense

Professora do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social (USP) e mestre em História (UFMG). Pesquisadora do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). E-mail: junielerabelo@gmail.com.

 

 

Ademas Pereira da Costa Junior, Universidade Federal Fluminense

Bolsista de Iniciação Científica do Instituto de História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Integrante do Laboratório de História Oral e Imagem (LABHOI/UFF). E-mail: apcostajunior@id.uff.br.

Références

ABUD, Kátia Maria et al. Ensino de História. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

ALBERTI, Verena. Ouvir Contar: Textos em História Oral. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

ALMEIDA. Juniele Rabêlo. História oral e movimento social: Narrativas públicas. São Paulo: Letra e Voz, 2016. Coleção História Oral e Dimensões do público.

ALMEIDA. Juniele Rabêlo; ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (Orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.

ARRUDA, Rinaldo.Populações Tradicionais e a proteção de recursos naturais em unidades de conservação. In. Ambiente e Sociedade, ano II, n°5. 1999.

BARBIER, René. A escuta sensível na abordagem transversal. In BARBOSA, Joaquim. Multirreferencialidade nas Ciências e na Educação. São Carlos: Editora da UFSCar, 1998.

BARBOSA, Sônia Regina da Cal Seixas.Identidade e dores da alma entre os pescadores artesanais de Itaipu, RJ.InAmbiente e Sociedade, v,VII n° 1 2004.

BARROS, Ana A., PONTES, Jorge A., et al. “Aspectos ambientais e legais da conservação do Córrego dos Colibris no Parque Estadual da Serra da Tiririca/RJ”. II Simpósio de Áreas Protegidas. Conservação no Âmbito do Cone Sul. Pelotas, RS. Anais, p. 390-397. 2003.

BENCOSTTA, Marcus Levy (org.) Culturas escolares, saberes e práticas educativas: itinerários históricos. São Paulo: Cortez, 2007.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de Historia: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: T. A. Queiroz, 1987.

DIEGUES, Antonio C.Pescadores, camponeses e trabalhadores do mar. São Paulo: Ática. 1983.

DIEGUES, Antonio C. Ilhas e Mares – simbolismo e imaginário. São Paulo, Hucitec, 1998.

DIEGUES, Antônio Carlos. Biodiversidade e comunidades tradicionais no Brasil. São Paulo: NAPAUBUSP, PROBIO-MMA, CNPq. 2000.

DRUMMOND, José Augusto. A História Ambiental: temas, fontes e linhas de pesquisa. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 04, n. 08, p. 177-197, 1991.

DUARTE, Luiz Fernando Dias. As redes de suor: A reprodução social dos trabalhadores da pesca em Jurujuba. Niterói, EdUFF, 1999.

DUARTE, Regina Horta. História & Natureza. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FERREIRA, Marieta Morais, AMADO, Janaina (Orgs.). Usos e abusos da história oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996.

FORQUIN, Jean-Claude. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais.Teoria & Educação, 1992.

GOHN, Maria da Glória. Educação Não Formal e o Educador Social. 2ª ed. São Paulo: Cortez Ed., 2013.

HALBAWCS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Vértice, 1990 (1950).

HERINGER. Pedro Colares. Museu como ferramenta de proteção de sítios arqueológicos:O caso do sítio arqueológico Duna Grande e o Museu de Arqueologia de Itaipu. Rio deJaneiro. UFRJ/MH, 2014.

HUYSSEN, A. “Passados presentes: Mídia, política, amnésia”. In: Seduzidos pela memória: Arquiteturas, monumentos, mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

KANT DE LIMA, R. e PEREIRA, L. F. Pescadores de Itaipu meio ambiente, conflito e ritual no litoral do estado do Rio de Janeiro. Niterói, EDUFF, 1997

KANT DE LIMA, Roberto & PEREIRA, Luciana F. Pescadores de Itaipu: Meio Ambiente, conflito e ritual no litoral do Estado do Rio de Janeiro. Niterói: Eduff, 1997.

KNEIP, Lina Maria. Pesquisas Arqueológicas no litoral de Itaipu. Niterói - Rio deJaneiro, 1981. KNEIP, Lina Maria. Pesquisas de Salvamento em Itaipu Niterói. Rio de Janeiro. 1979.

LAYRARGUES. Phillip Pomier. Educação para a gestão ambiental: a cidadania no enfrentamento político dos conflitos socioambientais. In: LAYRARGUES, Philippe Pomier;

LE GOFF, Jaques. História e memória. Campinas, São Paulo: Ed. Unicamp, 1996.

LIMA, Gustavo Ferreira da C. Crise ambiental, educação e cidadania: desafios da sustentabilidade emancipatória. In: LOUREIRO, C.F. et al. Educação ambiental: repensando o espaço da cidadania. São Paulo: Cortez, 2002.

LOUREIRO, Carlos Frederico B. Teoria social e questão ambiental: pressupostos para uma práxis crítica em educação ambiental. In: Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez editora, 2000.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; CASTRO, Ronaldo Souza de. (Org.). Sociedade e meio ambiente: a educação ambiental em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

MAUAD, A. M.; ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (ORG.) História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.

MIBIELLI, Bruno Leipner. Mestre Cambuci e o ´´Sumiço da Tainha``: Uma nova imagem da praia de Itaipu. Monografia 71p. Niterói- ICHF; UFF. 2004.

MONTEIRO, A. M. Os saberes que ensinam: o saber escolar. In:Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

MORGADO, Magaly Maria Alves. Museu de Arqueologia de Itaipu.s.l. : SENAC,1997.

MOTA, Fabio R. “O meio ambiente contra a sociedade? Controvérsias públicas, reconhecimento e cidadania no Brasil”. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social - Vol. 7 - no 1 - Jan/Fev/Mar 2014 - p. 39-57.

NEVES, Lucília de Almeida. História Oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PÁDUA, José Augusto. As bases teóricas da História Ambiental. Estudos Avançados, São Paulo, v. 24, n. 68, p. 81-101, 2010.

PAEZ. Luciano G. Dinâmica territorial no município de Niterói: um foco na emergência dos condomínios fechados da Região Oceânica. Dissertação de mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Rio de Janeiro, 2006.

PESSANHA, Elina Gonçalves da Fonte. Os companheiros: trabalho e sociabilidade na pesca de Itaipu. Niterói, RJ: EDUFF, 2003.

POLLACK, Michael. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 2, n. 3, p. 3-15, 1989.

PORTELLI, A. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

RICOEUR, Paul. Tempo e narrativa. Campinas: Papirus, 1994.

SANTHIAGO, R. “Duas palavras, muitos significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil”. In: MAUAD, A. M. ALMEIDA, J. R.; SANTHIAGO, R. (org.) História pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016. p. 23-35.

SANTHIAGO, Ricardo; MAGALHÃES, Valéria Barbosa de. História oral na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

SIMON, Alba Valéria Santos. Conflitos na conservação da natureza: o caso do Parque Estadual da Serra da Tiririca. Dissertação de Mestrado. Niterói, UFF/Pós-Graduação em Ciência Ambiental, Niterói, 2003.

SOUZA, Willian Martins de. “Parece que não há sobre a terra um requerimento mais justo”: práticas de reclusão feminina no recolhimento de Itaipu (1764 – 1822) In: MAIA, Andrea Casa Novaes MORAES, Marieta de (Orgs.). Outras histórias: ensaios em História Social. Rio de Janeiro: Ponteio, 2012, p. 51-71.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.Petrópolis: Vozes, 2002.

TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; PRAXEDES, Vanda; NEVES, Lúcia. História oral e educação: tecendo vínculos e possibilidades pedagógicas. In: DELGADO, Lucília Neves; VISCARDI, Cláudia (Orgs.). História Oral: teoria, educação e sociedade. Juiz de Fora: Editora da UFJF, 2006.

THOMPSON, Paul. A voz do passado: história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

VALLEJO, Luiz, R. Políticas públicas e conservação ambiental: territorialidades em conflito nos parques estaduais da Ilha Grande, serra da Tiririca e do Desengano. 2005. Tese de doutorado em Geografia – Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ.

VALVERDE, L.F. O papel da estrutura fundiária, das normativas urbanas e dos paradigmas urbanísticos na configuração espacial da região oceânica de Niterói, RJ. Dissertação de mestrado. Rio de Janeiro: PROURB/UFRJ, 2001.

WORSTER, Donald. Para fazer História Ambiental. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 04, n. 08, p. 198-215, 1991.

Publié-e

2018-06-29

Comment citer

ALMEIDA, Juniele Rabelo; COSTA JUNIOR, Ademas Pereira da. EDUCAÇÃO SOCIOAMBIENTAL, HISTÓRIA ORAL E FORMAÇÃO DOCENTE: A construção de um projeto de ensino com pescadores. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 4, p. 738–762, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p738. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5563. Acesso em: 3 juill. 2024.