REPRESENTAÇÕES DAS GERAÇÕES FEMININAS NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INFANTIL
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p387Mots-clés :
Produção audiovisual infantil, TV paga, Igualdade de gêneros, Protagonismo feminino, Distintas gerações de mulheresRésumé
O artigo problematiza a produção audiovisual destinada ao público infantil na TV. Toma como marco teórico os estudos de gênero que trabalham os conceitos de alteridade e diversidade e estudos sobre os processos de inserção da televisão e dos conteúdos audiovisuais na vida cotidiana (Raymond Williams). A partir da análise de conteúdo das obras audiovisuais Show da Luna e Miss Moon, elencou como categorias o protagonismo feminino, as representações das meninas/mulheres em suas distintas gerações, os papeis sociais que ocupam e a solidariedade entre as mulheres em distintas gerações. Conclui-se que as obras trazem aspectos que contribuem para a quebra de estereótipos com novas perspectivas de família e com a mulher ocupando papeis sociais distintos dos tradicionalmente imputados a ela, mas subliminarmente podem ocultar novos estereótipos que culpabilizam a mulher quando, por exemplo, trabalhar fora, ou que reforçam a competição entre as mulheres, o que não favorece o enfrentamento das desigualdades nas sociedades.
Téléchargements
Références
BORGES, A. R.; ARREGUY, S.; SOUZA, L. de. O auge e o declínio da programação infantil na TV brasileira. Mediação, v. 14, n. 15, jul/dez de 2012. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/mediacao/article/view/1357. Acesso em: 10/07/2017.
BERGER, P.; LUCKMANN , T. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1973.
CARVALHO, G. P. Princesas em transformação: as mudanças identitárias das protagonistas de filmes de animação. Monografia (Graduação) - Curso de Comunicação Social (Jornalismo), Universidade Federal do Tocantins, Palmas, 2016.
CORREA, M. R. Cartografias do envelhecimento na contemporaneidade: velhice e terceira idade. São Paulo: Editora UNESP/Cultura Acadêmica, 2009.
JOVCHELOVITCH, S. Re(des)cobrindo o outro. in: ARRUDA, A (org.). Representando a alteridade. Petrópolis: Vozes, 1999.
MARTIN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações. Comunicação, cultura e hegemonia. Trad. Ronald Polito, Sérgio Alcides. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2009
MARTIN-BARBERO, J.; REY, G. Os exercícios do ver. Hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora Senac São Paulo, 2004.
MACHADO, S.. A (Sub)alteridade feminina na publicidade e propaganda. In: PARENTE, T. G; MIRANDA, C. M. Arquiteturas de Gênero: questões e debates. Palmas: Eduft, 2015. Pp. 145-172
MENESES, V. D. O Brasil e os Brasis na televisão aberta regional. Palmas: EDUFT, 2015.
MESSIAS, A. R. Gênero e Mídia: Um olhar sobre a mulher idosa em narrativas fílmicas brasileiras. Interfaces Científicas - Humanas e Sociais, v.01, n. 01, p. 17-29, out. 2012
MEYROWITZ, J. Oltre Il senso Del luogo. L’impatto dei media elettronici sus comportamento sociale. Baskerville, Bologna, 1993.
MIRANDA, C. M. El incómodo debate de las cuestiones de género en la educación brasileña. Revista Científica de Educación y Comunicación - Hachetetepé, v. 14, p. 87-98, 2017.
______. Articulação de Mulheres Brasileiras e a construção de espaços políticos no governo federal brasileiro. In: PARENTE, T. G; MIRANDA, C. M. Arquiteturas de Gênero: questões e debates. Palmas: Eduft, 2015. Pp. 315-336.
MIRANDA, C. M.; BARROSO, M. F. Desenvolvimento regional sob a perspectiva de gênero: atuação organizada de mulheres nos governos do Amazonas e Tocantins. Novos Cadernos NAEA, v. 16, p. 262-283, 2013.
MORAES ALVES, A. Fronteiras da relação. Gênero, geração e a construção de relações afetivas e sexuais. Revista Sexualidad, Salud y Sociedad, n.3 - 2009 - pp.10-32, 2009. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/SexualidadSaludySociedad/article/view/111/460. Acesso em: 05/07/2017.
MUNGLIOLI, M. C. P. Televisão e criança: algumas reflexões. Educação Temática Digital, Campinas, v.7, n.1, p.57-66, jun. 2005.
SANTOS, S. O. dos. Questões de gênero na produção cultural para crianças: desenhos animados As terríveis aventuras de Billy e Mandy e os anjinhos. Textura, v.17 n.34, mai./ago. 2015, pp. 140-157. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/viewFile/1502/1134. Acesso em: 10/07/2017.
WILLIAMS, R. Television: technology and cultural form. New York: Schocken Books, 1974
_______. Marxismo y literatura. Barcelona: Ediciones Península, 1980.
WHITAKER, D.C.A. O idoso na contemporaneidade: a necessidade de se educar a sociedade para as exigências desse “novo” ator social, titular de direitos. Cad. Cedes, Campinas, vol. 30, n. 81, p. 179-188, mai.-ago., 2010. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br. Acesso: 01/07/2017.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.