AVALIAÇÃO DA DIALOGIA EM FÓRUNS DE CURSO ONLINE: processo dialógico na formação de comunidades de sentidos
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p232Mots-clés :
Fóruns online, dialogia, construção do conhecimentoRésumé
Neste trabalho apresentamos os resultados parciais de uma pesquisa que procurou responder ao seguinte questionamento: os fóruns online têm sido por si mesmo um instrumento de aprendizagem ou mais uma burocracia com pouca eficiência pedagógica? Para isso analisamos a dialogia nos fóruns de estudos online de um curso de formação continuada de professores, numa abordagem quanti-qualitativa. Os resultados sinalizaram que os processos postos nos fóruns online se constituem uma coletânea de mensagens burocráticas sem as interações esperadas, comprometendo com isso a aprendência.
Téléchargements
Références
ASSMANN, Hugo (org). Redes digitais e metamorfose do aprender. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988.
BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 6. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo (4 ed.). (L. A. Barreto, & A. Pinheiro, Trads.) Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BENKLER, Yochai. A economia política dos commons. In: SILVEIRA, Sérgio Amadeu et al. A comunicação digital e a construção dos commons: redes virais, espectro aberto e as novas possibilidades de regulação. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.
CASTELLS, Manuel. Internet e sociedade em rede. In: MORAES, D. de. (Org.) Por uma outra comunicação: mídia, mundialização cultural e poder. Rio de Janeiro: Record, 2003.
CATELA, Hermengarda. Comunidades de Aprendizagem: em torno de um conceito. Revista de Educação, Lisboa, vol. XVIII. n. 2, p. 31-45, 2011. Disponível em: . Acesso em: 23 de outubro de 2016.
COUTINHO, C. P. Análise de conteúdo da comunicação assíncrona: considerações metodológicas e recomendações práticas. Educação, Formação & Tecnologias, 6(1), 21- 34. Disponível em http://goo.gl/Lea11A, 2013.
COUTO, Edvaldo Souza. Educação e redes sociais, cada vez mais conectadas - Entrevista. 2013; Tema: Educação e redes sociais digitais. (Site).
DIAS, P. Aprendizagem colaborativa e comunidades de inovação. In M. E. Almeida, P. Dias, & B. D. Silva (Eds.). Cenários educativos de inovação na sociedade digital (pp. 13-20). São Paulo: Loyola, 2013.
DOWNES, S. Connectivism and connective knowledge: essays on meaning and learning networks. Creative Commons Licence, 2012.
FLICK, U. Métodos qualitativos na investigação científica. (A. M. Pereira, Trad.) Lisboa, Portugal: Monitor, 2005.
FREIRE, P; FREIRE. A.M.A. Pedagogia dos sonhos possíveis. Ed. UNESP. 2001 a. Coleção Educação e mudança vol.1.9ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1983.
FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido 30 anos depois. In: FREIRE. A. A.F. Pedagogia dos Sonhos Possíveis. São Paulo: Unesp, 2001.
GARRISON, D. R., ANDERSON, T., & ARCHER, W. Critical inquiry in a text-based environment: Computer conferencing in higher education. The Internet and Higher Education, 2(2-3), 87-105, 2000.
HERSCHMANN, M. Indústria da música em transição. São Paulo: Estação das letras e cores, 2010.
JANOTTI JÚNIOR, Jeder. Mídia, cultura juvenil e rock and roll: comunidades, tribos e grupamentos urbanos. In: PAIVA, Raquel; BARBALHO, Alexandre (orgs.). Comunicação e cultura das minorias. São Paulo: Paulus, 2005.
LEVY, P. A inteligência Coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 2001.
LÉVY, P. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2003.
MAUSS, Marcel. Ensaio sobre a dádiva. Rio de Janeiro: Edições 70, 2001.
SILVA, B. D. Tecnologias, Ecologias da Comunicação e Contextos Educacionais. In M. d. Martins, & M. Pinto (Eds.), Comunicação e Cidadania - Actas do 5º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação 2007 (pp. 1908-1920). Braga-PT: Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (Universidade do Minho), 2008.
SILVA, M. Formação de professores para a docência online. X Congresso Internacional Galego Português de Psicopedagogia, Universidade do Minho, pp. 25-45. Braga, Portugal, 2009.
SILVA, Valdirene Cássia da. Corpos híbridos em mentes diáfanas: as tribos urbanas no universo escolar de Palmas e suas (inter)ações com as tecnologias da informação e da comunicação. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Edvaldo Souza Couto.
SILVA, Valdirene Cássia da. E-Jovens, e-Musicas, e-Educações: fronteiras dilatadas e diálogos cruzados na era das conexões. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Bahia. Orientador: Edvaldo Souza Couto.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.