HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136

Mots-clés :

Ensino de História, História Pública;, Filme, Educação, Livro Didático

Résumé

O artigo discute o ensino de História em diálogo com as perspectivas da história pública. Ao considerar o processo de ensino-aprendizagem sob o ângulo da mediação didática, elegemos o “filme com temática histórica” como mediador desse diálogo. A relação entre educação e história pública se acentua na interface com o cinema-história, pois a narrativa cinematográfica potencializa a divulgação, o compartilhamento e a ressignificação do conhecimento histórico circulante. Ao refletir sobre o filme na educação escolar, analisamos a inserção das narrativas fílmicas nos livros didáticos. Para tanto, discutimos como os filmes Xica da Silva e Chico Rei foram abordados nos livros didáticos circulantes entre 1978-2006, a partir do acervo LIVRES (FE/USP). Como resultado das análises, a reflexão proposta desenvolve a compreensão do ensino de história, mediado pelo filme, como prática de história pública.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Rodrigo de Almeida Ferreira, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação e Mestre em História pela UFMG. Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor Adjunto na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Mestrado ProfHistória (UFF). Membro da Rede Brasileira de História Pública (RBHP). E-mail: dealmeidarodrigo@gmail.com.

Références

ALMEIDA, Joaquim C.M. de. Cinema contra cinema: bases para um esboço de organização do cinema educativo no Brasil. SP: Ed. Nacional, 1931.

ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.

ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta (Org). Introdução à história pública. SP: Letra e voz, 2011.

ANDRADE, Everardo; ANDRADE, Nívea. Tecendo uma conversa, experimentando uma textura. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.

BITTENCOURT, Circe M.F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese. FFLCH/USP, Universidade de São Paulo, 1993.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, nº 2, Porto Alegre: Pannônica, 1990, p. 177-229.

CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1995.

CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, v.30, n.3, São Paulo, set./dez.2004, p.549-566.

FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Cinema, História Pública e Educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985). Tese. UFMG, Belo Horizonte, 2014.

FONSECA, Thaís N.L. e. Ensino de História, mídia e história pública. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9.ed. RJ: Paz e Terra, 1981.

GASPARELLO, Arlete M.Construtores de identidade. SP: Iglu, 2004.

LERA, José Maria Caparrós. Guia del espectador de cine. Madrid:Alianza Editorial, 2007.

LIDDINGTON, Jill. O que é história pública? Os públicos e seus passados. In.: ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta. (Org). Introdução à história pública.SP: Letra e voz, 2011.

LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.

MONTEIRO, Ana Maria. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História Hoje, v.2, n.3, São Paulo,USP, jun.2013, p.19-42.

MORETTIN, Eduardo. Cinema educativo: uma abordagem histórica. Revista Comunicação e Educação, n.4, São Paulo, set./dez.1995, p.13-19.

MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, cinema, história. SP: Alameda, 2013.

MUNAKATA, Kazumi. O livro: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v.12, n.3, Campinas, p.179-197, set./dez. 2012.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula.4.ed. SP: Contexto, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In.: PINSKY, Carla; LUCA, Tânia de. (Orgs). Fontes históricas. SP: Contexto, 2005.

ROSA, Cristina S. da. O cinema educativo através dos discursos de Mussolini e Vargas. Mnemocine, Campinas, 2008.

SÁ, Irene T. de. Cinema e educação. RJ: Agir, 1967.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.

SERRANO, Jonathas; VENÂNCIO Fº, Francisco. Cinema e educação. SP: Melhoramentos, 1931.

SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. SP: UNESP, 2015.

Livros Didáticos

ALENCAR, Álvaro Duarte. História do Brasil: evolução econômica, política e social (5ª série). 5.ed. SP: Saraiva, 1983.

ALENCAR, Francisco; et.al. História da sociedade brasileira (2º grau). 3.ed. 1985.

AQUINO, Rubim; et.al. Fazendo a história: as sociedades americanas e a Europa na época moderna. 3.ed. SP: Editora do Livro Técnico, 1991.

CARMO, Sonia Irene S. do; COUTO, Eliane. História passado presente: Brasil colônia (1º grau). 2.ed. SP: Atual, 1997.

MACEDO, José Rivair. Brasil: uma história em construção. SP: Editora do Brasil, 1996.

PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Navegando pela História (7ª série). SP: Quinteto Editorial, 2005.

VICENTINO, Cláudio. Viver a História: 6ª série. SP: Scipione, 2002.

Publié-e

2017-04-01

Comment citer

FERREIRA, Rodrigo de Almeida. HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 136–171, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3353. Acesso em: 22 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático