HISTÓRIA PÚBLICA E ENSINO DE HISTÓRIA: um olhar sobre o filme no livro didático
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p136Mots-clés :
Ensino de História, História Pública;, Filme, Educação, Livro DidáticoRésumé
O artigo discute o ensino de História em diálogo com as perspectivas da história pública. Ao considerar o processo de ensino-aprendizagem sob o ângulo da mediação didática, elegemos o “filme com temática histórica” como mediador desse diálogo. A relação entre educação e história pública se acentua na interface com o cinema-história, pois a narrativa cinematográfica potencializa a divulgação, o compartilhamento e a ressignificação do conhecimento histórico circulante. Ao refletir sobre o filme na educação escolar, analisamos a inserção das narrativas fílmicas nos livros didáticos. Para tanto, discutimos como os filmes Xica da Silva e Chico Rei foram abordados nos livros didáticos circulantes entre 1978-2006, a partir do acervo LIVRES (FE/USP). Como resultado das análises, a reflexão proposta desenvolve a compreensão do ensino de história, mediado pelo filme, como prática de história pública.
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Joaquim C.M. de. Cinema contra cinema: bases para um esboço de organização do cinema educativo no Brasil. SP: Ed. Nacional, 1931.
ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.
ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta (Org). Introdução à história pública. SP: Letra e voz, 2011.
ANDRADE, Everardo; ANDRADE, Nívea. Tecendo uma conversa, experimentando uma textura. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.
BITTENCOURT, Circe M.F. Livro didático e conhecimento histórico: uma história do saber escolar. Tese. FFLCH/USP, Universidade de São Paulo, 1993.
CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: Reflexões sobre um campo de pesquisa. Teoria e Educação, nº 2, Porto Alegre: Pannônica, 1990, p. 177-229.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica. Del saber sábio al saber enseñado. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 1995.
CHOPPIN, Alain. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, v.30, n.3, São Paulo, set./dez.2004, p.549-566.
FERREIRA, Rodrigo de Almeida. Cinema, História Pública e Educação: circularidade do conhecimento histórico em Xica da Silva (1976) e Chico Rei (1985). Tese. UFMG, Belo Horizonte, 2014.
FONSECA, Thaís N.L. e. Ensino de História, mídia e história pública. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 9.ed. RJ: Paz e Terra, 1981.
GASPARELLO, Arlete M.Construtores de identidade. SP: Iglu, 2004.
LERA, José Maria Caparrós. Guia del espectador de cine. Madrid:Alianza Editorial, 2007.
LIDDINGTON, Jill. O que é história pública? Os públicos e seus passados. In.: ALMEIDA, Juniele; ROVAI, Marta. (Org). Introdução à história pública.SP: Letra e voz, 2011.
LUCKESI, Cipriano. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares Comunicação e Eventos, 2003.
MONTEIRO, Ana Maria. Formação de professores: entre demandas e projetos. Revista História Hoje, v.2, n.3, São Paulo,USP, jun.2013, p.19-42.
MORETTIN, Eduardo. Cinema educativo: uma abordagem histórica. Revista Comunicação e Educação, n.4, São Paulo, set./dez.1995, p.13-19.
MORETTIN, Eduardo. Humberto Mauro, cinema, história. SP: Alameda, 2013.
MUNAKATA, Kazumi. O livro: alguns temas de pesquisa. Revista Brasileira de História da Educação, v.12, n.3, Campinas, p.179-197, set./dez. 2012.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula.4.ed. SP: Contexto, 2008.
NAPOLITANO, Marcos. Fontes audiovisuais: a história depois do papel. In.: PINSKY, Carla; LUCA, Tânia de. (Orgs). Fontes históricas. SP: Contexto, 2005.
ROSA, Cristina S. da. O cinema educativo através dos discursos de Mussolini e Vargas. Mnemocine, Campinas, 2008.
SÁ, Irene T. de. Cinema e educação. RJ: Agir, 1967.
SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: ALMEIDA, Juniele; MAUAD, Ana; SANTHIAGO, Ricardo. (Org.). História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. SP: Letra e Voz, 2016.
SERRANO, Jonathas; VENÂNCIO Fº, Francisco. Cinema e educação. SP: Melhoramentos, 1931.
SIMIS, Anita. Estado e cinema no Brasil. SP: UNESP, 2015.
Livros Didáticos
ALENCAR, Álvaro Duarte. História do Brasil: evolução econômica, política e social (5ª série). 5.ed. SP: Saraiva, 1983.
ALENCAR, Francisco; et.al. História da sociedade brasileira (2º grau). 3.ed. 1985.
AQUINO, Rubim; et.al. Fazendo a história: as sociedades americanas e a Europa na época moderna. 3.ed. SP: Editora do Livro Técnico, 1991.
CARMO, Sonia Irene S. do; COUTO, Eliane. História passado presente: Brasil colônia (1º grau). 2.ed. SP: Atual, 1997.
MACEDO, José Rivair. Brasil: uma história em construção. SP: Editora do Brasil, 1996.
PANAZZO, Silvia; VAZ, Maria Luísa. Navegando pela História (7ª série). SP: Quinteto Editorial, 2005.
VICENTINO, Cláudio. Viver a História: 6ª série. SP: Scipione, 2002.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.