O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309

Mots-clés :

Ensino de História, Contexto histórico, Discurso histórico, Narrativa histórica

Résumé

Este trabalho tem como foco o ensino de História e a análise do livro A História da Liberdade no Brasil de Viriato Corrêa, que em diferentes contextos históricos, a citada obra foi utilizada com finalidades diferentes. O discurso e a narrativa histórica extraídas da fonte em questão, produziu, em três momentos distintos, diferentes reorientações de sentidos, o seu lançamento em 1962, seu uso como tema de enredo de samba pela Salgueiro no carnaval de 1967 e na sua 2ª coedição pelo Instituto Nacional do Livro (INL) em 1974. Além dos contextos culturais e sociais, destaca-se o político na história recente do Brasil, na transição entre a democracia e a ditadura com o advento do golpe civil-militar de 1964. O tema central da nossa reflexão é “luta por liberdade no Brasil”, perpassando contextos políticos e históricos, correlacionando repercussões das abordagens no ensino de História.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Vasni de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor do curso de História na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Porto Nacional - TO, Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA.

Cristiano Gomes Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em Metodologia do Ensino de História, Especialista em Gestão Escolar e Professor da rede estadual do Pará. E-mail: cgomeslopes@bol.com.br

Dhiogo Rezende Gomes, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em História do Brasil: sociedade e cultura e Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus Grajaú. E-mail: dhiogo.gomes@ifma.edu.br

Références

ANDRADE, Lilian Gonçalves de. Narrativa histórica e narrativa literária: Pontos e contrapontos. Biblos, Rio Grande, 2005. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1600.pdf Acesso em: 28 de outubro de 2014.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Presença Martins Fontes, 1980. Tradução de: Joaquim José de Moura Ramos.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CAVALCANTE, Vanessa Matheus. O teatro de Viriato Corrêa: uma escrita da História para o povo brasileiro. 2012. 154 f. Dissertação (mestrado) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.

CAVALCANTE, Vanessa Matheus; GOMES, Ângela de Castro. “História da liberdade no Brasil ou quando uma história acaba em samba”. In: Helenice Aparecida. Bastos rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. A história na escola: autores, livros e leituras.

ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, v. 1, p. 125-150.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CORRÊA, Viriato. Contos da Historia do Brasil. Rio de janeiro: A. J. de Castilho Editor, 1921.

__________. Alcovas da História (cantinhos, escaninhos e recessos da vida histórica do Brasil). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1934.

__________. História do Brasil para crianças. 21ª. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

FERREIRA, Marieta de Moraes. FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora FVG, 2013.

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Papirus, 2012 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

__________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

GASPARI , Elio. A ditadura escancarada. São Pualo: Companhia das Letras, 2002.

GOMES, Ângela de Castro e CAVALCANTE, Vanessa Matheus. História da Liberdade no Brasil, ou quando uma história acaba em samba. IN: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, RESNIK, Luís e MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). A História na Escola. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. Transformações econômicas no período militar (1964-1985). In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 92-111.

OITICICA, Ricardo Bezerra da Rosa. Instituto Nacional do Livro e as Ditaduras: Academia Brasílica dos Rejeitados. Tese (Doutorado em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, Campinas –SP: 2007.

OTERO, Maria Mercedes Dias. Censura de Livros durante a Ditadura Militar: 1964-1978. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

PLAZZA, Rosimary; PRIORI, Angelo. O Ensino de História durante a Ditadura Militar. Congresso UEM, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/956-4.pdf Acesso em: 19/11/2016.

PINTO, G. Hércules. Viriato Corrêa (a modo de biografia). Rio de Janeiro: Editora Alba Ltda. 1966.

REZENDE. Maria José. A ditadura militar no brasil: repressão e pretensão de legitimidade. 1964-1984. Editora UDEL. Londrina, 2013.

REIS, Daniel Aarão. A ditadura faz 50 anos: história e cultura política nacional-estatista. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 11-29.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da História II – os princípios da pesquisa histórica. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 2007.

Publié-e

2017-04-01

Comment citer

ALMEIDA, Vasni de; LOPES, Cristiano Gomes; GOMES, Dhiogo Rezende. O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 309–336, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3105. Acesso em: 18 mai. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático