THE TEACHING OF HISTORY AND A TEXT IN CONTEXTS: a reading about the book "História da Liberdade no Brasil" de Viriato Corrêa
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309Palabras clave:
Ensehanza de la historia, contexto histórico, discurso histórico, narrativa históricaResumen
Este trabajo se centra en la ensehanza de la historia y el análisis de lo libro Libertad de historia en Brasil de Viriato Corrêa, que en diferentes contextos históricos, se utilizo el trabajo citado para diferentes propósitos. El discurso y la narrativa histórica extraída de la fuente en cuestión, producido en tres ocasiones diferentes, diferentes reorientaciones de los sentidos, su lanzamiento en 1962, su uso como el tema de samba Salgueiro trama dei carnaval 1967 y su segundo co-editado en espahol por Instituto nacional dei libro (INL) en 1974. Además de los contextos culturales y sociales, existe el político en la historia reciente de Brasil, en la transición entre la democracia y la dictadura con el advenimiento dei golpe cívico-militar de 1964. el tema central nuestra reflexión es "la libertad luchando en Brasil," que impregna contextos políticos e históricos, efectos de los enfoques de la historia de la ensehanza de la correlación.
Descargas
Citas
ANDRADE, Lilian Gonçalves de. Narrativa histórica e narrativa literária: Pontos e contrapontos. Biblos, Rio Grande, 2005. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1600.pdf Acesso em: 28 de outubro de 2014.
ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Presença Martins Fontes, 1980. Tradução de: Joaquim José de Moura Ramos.
CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
CAVALCANTE, Vanessa Matheus. O teatro de Viriato Corrêa: uma escrita da História para o povo brasileiro. 2012. 154 f. Dissertação (mestrado) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.
CAVALCANTE, Vanessa Matheus; GOMES, Ângela de Castro. “História da liberdade no Brasil ou quando uma história acaba em samba”. In: Helenice Aparecida. Bastos rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. A história na escola: autores, livros e leituras.
ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, v. 1, p. 125-150.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
CORRÊA, Viriato. Contos da Historia do Brasil. Rio de janeiro: A. J. de Castilho Editor, 1921.
__________. Alcovas da História (cantinhos, escaninhos e recessos da vida histórica do Brasil). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1934.
__________. História do Brasil para crianças. 21ª. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.
FERREIRA, Marieta de Moraes. FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora FVG, 2013.
FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Papirus, 2012 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
__________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.
FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
GASPARI , Elio. A ditadura escancarada. São Pualo: Companhia das Letras, 2002.
GOMES, Ângela de Castro e CAVALCANTE, Vanessa Matheus. História da Liberdade no Brasil, ou quando uma história acaba em samba. IN: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, RESNIK, Luís e MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). A História na Escola. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.
LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. Transformações econômicas no período militar (1964-1985). In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 92-111.
OITICICA, Ricardo Bezerra da Rosa. Instituto Nacional do Livro e as Ditaduras: Academia Brasílica dos Rejeitados. Tese (Doutorado em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, Campinas –SP: 2007.
OTERO, Maria Mercedes Dias. Censura de Livros durante a Ditadura Militar: 1964-1978. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.
PLAZZA, Rosimary; PRIORI, Angelo. O Ensino de História durante a Ditadura Militar. Congresso UEM, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/956-4.pdf Acesso em: 19/11/2016.
PINTO, G. Hércules. Viriato Corrêa (a modo de biografia). Rio de Janeiro: Editora Alba Ltda. 1966.
REZENDE. Maria José. A ditadura militar no brasil: repressão e pretensão de legitimidade. 1964-1984. Editora UDEL. Londrina, 2013.
REIS, Daniel Aarão. A ditadura faz 50 anos: história e cultura política nacional-estatista. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 11-29.
RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da História II – os princípios da pesquisa histórica. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.