PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL DE UTILIDADE PÚBLICA EM SAÚDE: considerações sobre a dimensão organizacional no circuito das práticas de produção no Ministério da Saúde

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DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p415

Mots-clés :

Publicidade, propaganda, saúde, estudos culturais, comunicação

Résumé

A saúde configura-se como complexo conceitual com atores, práticas, contextos e dinâmicas particulares. Na perspectiva dos Estudos Culturais, este artigo considera lógicas e dimensões mobilizadas no processo de produção de campanha publicitária pelo Ministério da Saúde. Os dados coletados, em pesquisa documental e entrevistas, analisados, indicaram que o circuito de produção é configurado na articulação e tensionamento entre o disposto nas normas e o atualizado nas práticas cotidianas inseridas no contexto social, além de resultado de negociações e disputas entre atores e organizações envolvidas. A lógica organizacional destacou-se, ao mesmo tempo em que a lógica da saúde apresentou-se relativamente atenuada, sobretudo, em relação à concepção de saúde em nosso sistema de atenção.

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Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos Alves, Fundação Oswaldo Cruz

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui habilitação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Administração, Gestão Estratégica de Marketing, também pela UFMG, além de MBA em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro, atualmente é doutorando no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Fiocruz), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), do grupo de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq) e do grupo de trabalho para discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Publicidade e Propaganda do Ministério da Educação. Bolsista da Fundação Oswaldo Cruz. E-mail: mavelaralves@gmail.com.

Janine Miranda Cardoso, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestre em Comunicação (UFRJ) e Graduada em Ciências Sociais (UFPR). Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz, integra a equipe do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, é docente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que coordenou de dezembro de 2012 a outubro de 2014. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e consultoria, com ênfase na análise de discursos, estratégias e políticas públicas de comunicação no campo da saúde. Mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: janinecardoso.fiocruz@gmail.com.

Références

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Publié-e

2017-03-30

Comment citer

ALVES, Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos; CARDOSO, Janine Miranda. PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL DE UTILIDADE PÚBLICA EM SAÚDE: considerações sobre a dimensão organizacional no circuito das práticas de produção no Ministério da Saúde. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 415–433, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p415. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2997. Acesso em: 3 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre