GOVERNMENTAL PUBLIC INTEREST ADVERTISING IN THE HEALTH FIELD: considerations about the organizational dimension of the production practices Circuit in the Ministry of Health

Authors

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p415

Keywords:

Advertising, propaganda, health, cultural studies, communication

Abstract

Health is considered as a conceptual complex regarding actors, practices, contexts and specific dynamics. Since the Cultural Studies perspective, this article considers the logics and dimensions involved in the process of production of an advertising campaign by the Ministry of Health. The collected data (in documentary research and interviews), analyzed, pointed that the process of production is composed by the articulation and tension between what is written on the rules and what is the everyday practices in a given social context. Besides, it's the aftermath of negotiations and disputes between the actors and institutions involved. The organizational logic stood out at the same time the health logic was attenuated, mainly, when related to the concept of health in our attention system.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos Alves, Fundação Oswaldo Cruz

Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), possui habilitação em Publicidade e Propaganda e pós-graduação em Administração, Gestão Estratégica de Marketing, também pela UFMG, além de MBA em Gestão de Negócios pelo Centro Universitário de Belo Horizonte. Mestre em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Osvaldo Cruz do Rio de Janeiro, atualmente é doutorando no Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Fiocruz), membro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2), do grupo de pesquisa Comunicação e Saúde (CNPq) e do grupo de trabalho para discussão das Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Publicidade e Propaganda do Ministério da Educação. Bolsista da Fundação Oswaldo Cruz. E-mail: mavelaralves@gmail.com.

Janine Miranda Cardoso, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Comunicação e Cultura (UFRJ). Mestre em Comunicação (UFRJ) e Graduada em Ciências Sociais (UFPR). Cientista Social da Fundação Oswaldo Cruz, integra a equipe do Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde, é docente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Icict/Fiocruz), que coordenou de dezembro de 2012 a outubro de 2014. Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e consultoria, com ênfase na análise de discursos, estratégias e políticas públicas de comunicação no campo da saúde. Mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. E-mail: janinecardoso.fiocruz@gmail.com.

References

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é Saúde? Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2011.

ARAÚJO, Inesita Soares; CARDOSO, Janine Miranda. Comunicação e Saúde. Rio

de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração para administradores e não-

administradores. SÃO PAULO: Saraiva, 2008.

ECOSTEGUY, Ana Carolina D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista

FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. n9, dezembro. Porto Alegre: EdiPUCRS,

FIOCRUZ. Biblioteca Virtual Sérgio Arouca. S/d. Disponível em

http://bvsarouca.icict.fiocruz.br/sanitarista05.html . Acesso em 20/06/2015.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? Ciberlegenda

Número 5, 2001. Disponível em http://www.uff.br/mestcii/veral.htm. Acesso em

de abril de 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:

DP&A, 1997.

HALL, Stuart; SOVIK, Liv (org.). Da diáspora: Identidades e mediações

culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG: Brasília, Representação da UNESCO no

Brasil, 2003.

JACKS, Nilda. A publicidade vista pela academia: tendências dos anos 90. In:

RAMOS, Roberto (Org.). Mídia, textos & contextos. Porto Alegre: EDIPUCRS,

.

JOHNSON, R. O que é, afinal. Estudos Culturais? In: SILVA, T. T. (Org.). O que

é, afinal, Estudos Culturais? Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo

Horizonte: Autêntica, 2000.

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 415-433, jan./mar. 2017

_ _revista

.Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp415

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: Edusc, 2001.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na

Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MARTINO, L. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, A.;

MARTI NO, L; FRANÇA, V. (orgs.). Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis,

.

MIOTO, R. C. T. P; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, planejamento e

avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde. In: MOTA, A.

E. et al (Org). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São

Paulo, OPAS, 2006.

NORONHA, J. C; LIMA, L.D.; MACHADO, C.V. Sistema Único de Saúde - SUS.

In: GIOVANELLA, L. et al. (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio

de Janeiro: Fiocruz, 2008, p. 365-394.

PAVARINO, Rosana Nantes. Panorama histórico-conceitual da publicidade.

Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PIEDRAS, Elisa. Fluxo publicitário: anúncios, produtores e receptores. Porto

Alegre: Sulina, 2009.

PIEDRAS, Elisa; JACKS, Nilda. A articulação da publicidade com o mundo

social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de

recepção. Niterói, Compôs, 2005. Disponível em

http://www.compos.orq.br/data/biblioteca 880.pdf . Acesso em 21/07/2014.

QUÉRÉ, Louis. De um modelo epistemológico da comunicação a um modelo

praxiológico. Traduzido por Lúcia Lamounier Sena e Vera Lígia Westin

(mímeo). Do original: " D" um modele épistemologique de la communlcation à

um modele praxéologlque". In: Réseaux, n. 46/47. Paris: Tekhné, 1991, p.69-90.

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 415-433, jan./mar. 2017

_ _revista

.Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp415

ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo

antropológico da publicidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.

ROCHA, Everardo. A sociedade do sonho. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

SANT'ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo:

Thompson, 2007.

SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG,

SCHUDSON, Michael. Advertising as capitalist realism. In: Advertising, The

Uneasy Persuasion: /ts Dubious hnpact on American Society. New York:

Basic Books, 1984.

SCLIAR, Moacir. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva,

Rio de Janeiro, 17(1): 29-41, 2007.

SLACK, Jennifer. The theory and method of articulation. In Stuart Hall:

Criticai dialogues in cultural studies. New York, Routledge, 1996.

WILLIAMS, Raymond. Publicidade: o sistema mágico. In: Cultura e

Materialismo. São Paulo, Editora Unesp, 2011.

Referências

ALMEIDA FILHO, Naomar de. O que é Saúde? Rio de Janeiro, Ed. Fiocruz, 2011.

ARAÚJO, Inesita Soares; CARDOSO, Janine Miranda. Comunicação e Saúde. Rio

de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração para administradores e não-

administradores. SÃO PAULO: Saraiva, 2008.

ECOSTEGUY, Ana Carolina D. Uma introdução aos Estudos Culturais. Revista

FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia. n9, dezembro. Porto Alegre: EdiPUCRS,

FIOCRUZ. Biblioteca Virtual Sérgio Arouca. S/d. Disponível em

http://bvsarouca.icict.fiocruz.br/sanitarista05.html . Acesso em 20/06/2015.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê? Ciberlegenda

Número 5, 2001. Disponível em http://www.uff.br/mestcii/veral.htm. Acesso em

de abril de 2012.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro:

DP&A, 1997.

HALL, Stuart; SOVIK, Liv (org.). Da diáspora: Identidades e mediações

culturais. Belo Horizonte: Editora UFMG: Brasília, Representação da UNESCO no

Brasil, 2003.

JACKS, Nilda. A publicidade vista pela academia: tendências dos anos 90. In:

RAMOS, Roberto (Org.). Mídia, textos & contextos. Porto Alegre: EDIPUCRS,

.

JOHNSON, R. O que é, afinal. Estudos Culturais? In: SILVA, T. T. (Org.). O que

é, afinal, Estudos Culturais? Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. 2. ed. Belo

Horizonte: Autêntica, 2000.

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 415-433, jan./mar. 2017

_ _revista

.Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp415

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Bauru: Edusc, 2001.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas na

Comunicação Integrada. São Paulo: Summus, 2003.

MARTINO, L. De qual comunicação estamos falando? In: HOHLFELDT, A.;

MARTI NO, L; FRANÇA, V. (orgs.). Teorias da Comunicação. Vozes. Petrópolis,

.

MIOTO, R. C. T. P; NOGUEIRA, V. M. R. Sistematização, planejamento e

avaliação das ações dos assistentes sociais no campo da saúde. In: MOTA, A.

E. et al (Org). Serviço Social e Saúde: Formação e Trabalho Profissional. São

Paulo, OPAS, 2006.

NORONHA, J. C; LIMA, L.D.; MACHADO, C.V. Sistema Único de Saúde - SUS.

In: GIOVANELLA, L. et al. (Org.). Políticas e Sistemas de Saúde no Brasil. Rio

de Janeiro: Fiocruz, 2008, p. 365-394.

PAVARINO, Rosana Nantes. Panorama histórico-conceitual da publicidade.

Tese de Doutorado. Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

PIEDRAS, Elisa. Fluxo publicitário: anúncios, produtores e receptores. Porto

Alegre: Sulina, 2009.

PIEDRAS, Elisa; JACKS, Nilda. A articulação da publicidade com o mundo

social: a constituição do fluxo publicitário nas práticas de produção e de

recepção. Niterói, Compôs, 2005. Disponível em

http://www.compos.orq.br/data/biblioteca 880.pdf . Acesso em 21/07/2014.

QUÉRÉ, Louis. De um modelo epistemológico da comunicação a um modelo

praxiológico. Traduzido por Lúcia Lamounier Sena e Vera Lígia Westin

(mímeo). Do original: " D" um modele épistemologique de la communlcation à

um modele praxéologlque". In: Réseaux, n. 46/47. Paris: Tekhné, 1991, p.69-90.

Revista Observatório, Palmas, v. 3, n. 1, p. 415-433, jan./mar. 2017

_ _revista

.Observatório

ISSN n° 2447-4266 Vol. 3, n. 1, Janeiro-Março. 2017

DOI: http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3nlp415

ROCHA, Everardo P. Guimarães. Magia e capitalismo: um estudo

antropológico da publicidade. Rio de Janeiro: Brasiliense, 1985.

ROCHA, Everardo. A sociedade do sonho. Rio de Janeiro: Mauad, 1995.

SANT'ANNA, Armando. Propaganda: Teoria, Técnica e Prática. São Paulo:

Thompson, 2007.

SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Editora UFMG,

SCHUDSON, Michael. Advertising as capitalist realism. In: Advertising, The

Uneasy Persuasion: /ts Dubious hnpact on American Society. New York:

Basic Books, 1984.

SCLIAR, Moacir. História do Conceito de Saúde. PHYSIS: Rev. Saúde Coletiva,

Rio de Janeiro, 17(1): 29-41, 2007.

SLACK, Jennifer. The theory and method of articulation. In Stuart Hall:

Criticai dialogues in cultural studies. New York, Routledge, 1996.

WILLIAMS, Raymond. Publicidade: o sistema mágico. In: Cultura e

Materialismo. São Paulo, Editora Unesp, 2011.

Published

2017-03-30

How to Cite

ALVES, Marcelo Rodrigo de Avelar Bastos; CARDOSO, Janine Miranda. GOVERNMENTAL PUBLIC INTEREST ADVERTISING IN THE HEALTH FIELD: considerations about the organizational dimension of the production practices Circuit in the Ministry of Health. Observatory Journal, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 415–433, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n1p415. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2997. Acesso em: 22 jul. 2024.