WEB SCRAPING E CIÊNCIA DE DADOS NA PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO: um estudo sobre avaliações online

Auteurs-es

  • Marcello Tenorio de Farias Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)
  • Alan César Belo Angeluci USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Brasilina Passarelli Universidade de São Paulo

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1pt

Mots-clés :

Avaliações online, raspagem de dados, web scraping, ciência de dados, comunicação

Résumé

O web scraping se apresenta hoje como técnica valiosa para a obtenção de insights de grandes bases de dados como as decorrentes, por exemplo, da interação de usuários com a web e redes sociais, cujas informações seriam de difícil coleta e análise por meio de métodos manuais. Neste estudo aplicado, demonstrou-se a contribuição do desenvolvimento e uso de um protótipo de ferramenta para raspagem de dados de avaliações online feitas no Google Maps. O objetivo foi investigar como essas avaliações podem influenciar comportamentos dos usuários da plataforma. Dentre os resultados, observou-se que a leitura e postagem de avaliações suscitou nos usuários do Google Maps investigados reflexões sobre formação de opinião, motivações e senso crítico.

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Bibliographies de l'auteur-e

Marcello Tenorio de Farias, Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS)

Mestre em Comunicação pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com título obtido em 2020. Também é especialista em Gestão de Marketing e Comunicação pela ECA - USP (2018). Possui graduação em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Oswaldo Cruz (2015) e extensão em Prática e Didática no Ensino Superior pela USP (2018). Docente em disciplinas voltadas a comunicação digital, marketing, criação publicitária e direção de arte (pacote Adobe) no curso de Publicidade e Propaganda das Faculdades Oswaldo Cruz, e das disciplinas de Gestão de Mídias Sociais, E-commerce e Conteúdo Digital na pós-graduação (especialização) em Marketing Digital da UMC, além de ser docente efetivo nos cursos técnicos em comunicação e marketing do Centro Paula Souza e do Senac SP. Também leciona e palestra em cursos na área de Marketing, Marketing Digital, Comunicação e Branding. Profissional com mais de 9 anos de experiência generalista em marketing e comunicação, atuando diretamente com marketing digital, marketing de conteúdo, relações públicas, branding e posicionamento de marca, coordenação e criação de campanhas, mídias sociais, comunicação mercadológica, relacionamento e coordenação de agência de propaganda para ações on e offline, entre outras experiências. Atualmente, também possui uma consultoria especializada em marketing digital e comunicação. 

Alan César Belo Angeluci, USCS - Universidade Municipal de São Caetano do Sul

Professor permanente no PPGCOM (Linha de Pesquisa 'Produção e Recepção da Informação Pública'), PPGE (Linha de Pesquisa 'Formação docente e profissionalidade') e na Graduação em Comunicação Social (Escola da Indústria Criativa) na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Cursa especialização em Ciência de Dados pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC/USP). Desenvolveu estudos de pós-doutorado no Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP) e no Moody College of Communication da University of Texas at Austin (EUA). Doutor em Ciências com ênfase em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - EPUSP (bolsista CAPES). Realizou Doutorado Sanduíche na University of Brighton, Inglaterra, por meio do programa Ciência sem Fronteiras (CNPq). Mestre em "TV Digital: Informação e Conhecimento" pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela mesma Instituição. É líder do Smart Media & Users, cadastrado no diretório de grupos de pesquisas do CNPq. Foi coordenador do GP Conteúdos Digitais e Convergências Tecnológicas da Intercom (2017 até 2020). Tem como principais temas de ensino, pesquisa e extensão Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), Cultura Digital, Interação Humano-Computador (IHC) e Ciência de Dados.

Brasilina Passarelli, Universidade de São Paulo

Professora Titular pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e Diretora (2021-2024). Coordenadora Científica do NACE Escola do Futuro - USP. Vice-Presidente da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica – AGUIA. Docente permanente do PPGCOM ECA/USP. Doutora em Comunicação pela ECA/USP com período sanduíche na Michigan State University. Realizou estudos de pós- doutorado na Universidad Carlos III de Madrid. Foi Diretora de Marketing para a Educação da Apple Computer Brasil. linapassarelli2@gmail.com.

Références

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Publié-e

2021-07-01

Comment citer

TENORIO DE FARIAS, Marcello; ANGELUCI, Alan César Belo; PASSARELLI, Brasilina. WEB SCRAPING E CIÊNCIA DE DADOS NA PESQUISA APLICADA EM COMUNICAÇÃO: um estudo sobre avaliações online. Observatoire Journal, [S. l.], v. 7, n. 3, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n3a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11741. Acesso em: 21 mai. 2024.