O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA)

Auteurs-es

  • Ana D'Arc UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Camila Rodrigues Neiva Neiva UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Edgar Monteiro Chagas Junior Chagas Junior UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA
  • Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Arroyo UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1pt

Mots-clés :

Carimbó, Desenvolvimento Sensório-Motor, Educação Física

Résumé

Este artigo destaca o Carimbó como símbolo da cultura tradicional e identidade paraense, um instrumento para trabalhar a teoria de Wallon sobre o desenvolvimento sensório-motor. Teve como problemática, conhecer a maneira que o Carimbó contribui para o desenvolvimento sensório-motor em alunos da Educação Infantil (maternal) nas aulas de Educação Física. A pesquisa qualitativa do tipo Estudo de Caso, utilizou a observação participativa e a entrevista aberta com uma professora e seis alunos. Para a análise dos dados, foi utilizada a Triangulação de Dados. Como resultados, compreendemos que o Carimbó viabilizou o desenvolvimento sensório-motor dos alunos, pois foi possível observar o desenvolvimento dos aspectos pesquisados.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ana D'Arc, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutora em Educação/Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Culturas (PPGCLC) e do Programa de Mestrado Profissional em Gestão de Conhecimentos para o Desenvolvimento Socioambiental da Universidade da Amazônia (UNAMA). Coordenadora e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Saberes e Práticas Educativas de Populações Quilombolas - EDUQ/UEPA e do Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Diversidade e Inclusão - GEPIDI/UNAMA.

Email: azevedoanadarc@gmail.com Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4240-9579 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Camila Rodrigues Neiva Neiva, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Mestra pelo Programa de de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC (PPGCLC/UNAMA). Email: camiius.rodrigues@hotmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3028-7201 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Edgar Monteiro Chagas Junior Chagas Junior, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutor em Sociologia e Antropologia (PPGSA/UFPA). Mestre em Planejamento do Desenvolvimento (PPGDSTU/NAEA/UFPA). Professor e Pesquisador da Universidade da Amazônia – UNAMA, onde também coordena o Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura – PPGCLC. É líder do grupo de pesquisa Batuques: Patrimônio Cultural e Representações do Lugar (PPGCLC/UNAMA). Email: edgar.chagas@unama.br Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2048-560X Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo Arroyo, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPAD) da Universidade da Amazônia (UNAMA). Docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura (PPGCLC) da UNAMA. E-mail: betania.fidalgo@unama.br Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7745-6394 Correspondência: Universidade da Amazônia (UNAMA). Av. Alcindo Cacela, 287. 66060902 - Belém/PA. Brasil. Fone: (91) 4009-3000.

Références

BASEI, Andréia Paula. A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança. Revista Iberoamericana de Educación, v. 47, n. 3, p. 1-12, 2008.

BRASIL. BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Proposta Preliminar Primeira Versão Revista. Brasília, DF, 2016.

CAPARROZ, F. E. Entre a educação física na escola e a educação física da escola. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

CASCUDO, Luís da Câmara. Dicionário de folclore brasileiro. Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1972.

COSTA, Tony Leão da. Carimbó e Brega: Indústria cultural e tradição na música popular do norte do Brasil. Revista Estudos Amazônicos, Belém v. VI, n. 1, p. 149 – 177, 2011.

FIGUEIREDO, Silvio Lima. BOGÉA, Eliana. Hibridismo cultural e atualização da cultura: o Carimbó do Brasil. Revista Resgate, Campinas, v. 23, n. 2, p. 81-92, 2015.

GABBAY, Marcello M. Representações sobre O Carimbó: Tradição X Modernidade. In: Anais do IX Congresso de Ciências da Comunicação na Região Norte – Intercom. Rio Branco: Intercom, 2010.

GIFFONI, Maria Amália Corrêa. Danças Folclóricas Brasileiras. 3. ed. São Paulo: Melhoramentos, 1973.

NEVES, Adriana Di Marco. A dança do Carimbó, 2013. Disponível em: <http://wikidanca.net/wiki/index.php/A_Dan%C3%A7a_do_Carimb%C3%B3>. Acesso em: 08 abr. 2018.

SALLES, Vicente, SALLES, Marena Isdebski. Carimbó: trabalho e lazer do caboclo. Revista Brasileira de Folclore, Rio de Janeiro, v. 9, n. 25, p. 257-282, set./ dez. 1969.

SOUZA JUNIOR, Marcílio et al. Coletivo de autores: a cultura corporal em questão. Rev. Bras. Ciênc. Esporte (Impr.) [online]. 2011, vol.33, n.2, pp.391-411. ISSN 0101-3289. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000200008.

SOUZA, Aparecida Ivonete Merenda. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. v.2. Danças Folclóricas na Educação Física. Resgatando a Cultura Popular. 2011.

WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

WALLON, Henri. As origens do caráter da criança. São Paulo: Nova Alexandria, 1995.

WALLON, Henri. Psicologia e Educação da Infância. Lisboa: Estampa, 1975.

Publié-e

2021-01-01

Comment citer

ANA D’ARC; NEIVA, Camila Rodrigues Neiva; CHAGAS JUNIOR, Edgar Monteiro Chagas Junior; ARROYO, Maria Betânia de Carvalho Fidalgo Arroyo. O CORPO EM MOVIMENTO NO CARIMBÓ: uma contribuição no Desenvolvimento Sensório-Motor em Educação Física na Educação Infantil em Belém (PA). Observatoire Journal, [S. l.], v. 7, n. 1, p. a1pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a1pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11360. Acesso em: 21 nov. 2024.