INICIACIÓN CIENTÍFICA Y EPISTEMOLOGIA DE LA COMUNICACIÓN: afectividad y subjectividad en la investigación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p574

Palabras clave:

Iniciação Científica; Comunicação; Epistemologia; Pesquisa

Resumen

Este texto delinea el proceso de toma de decisiones epistemológicas por estudiantes de graduación en la elaboración de investigaciones de Iniciación Científica realizadas en la Facultad Cásper Líbero, en São Paulo, entre 2016 y 2017. Catorce investigadores discentes fueron entrevistados, enfocando tres momentos: (a) la elección del objeto de pesquisa; (b) la definición del referencial teórico y (c) la experiencia de investigación como un todo. Los resultados sugieren la presencia de un fuerte componente subjetivo y afectivo en todo proceso, articulado con las dinámicas de campo y demandas formales de investigación. Además, los encuestados indican el potencial de desafío y transformación en el todo de la experiencia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Graduação em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Especialização em Teorias e Técnicas da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (FCL). Mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). E-mail: lsmartino@gmail.com

Vitória P. Amá, Faculdade Cásper Líbero

Graduanda em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: vitzsche@gmail.com.

Rafaela Artero do Nascimento, Faculdade Cásper Líbero

Graduanda em Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: rafa.artero.n@gmail.com.

Fabíola Balaratti Chechetto, Faculdade Cásper Líbero

Mestranda em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero. Foi bolsista de Iniciação Científica do Centro Interdisciplinar de Pesquisa da Faculdade Cásper Lïbero (2017). E-mail: fabiolachechetto@gmail.com.

Citas

BACHELARD, G. Epistemologia. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1989.

BARTHES, R. O rumor da língua. São Paulo: Brasiliense, 1988.

BECKER, F. Reflexões de um quinto de pesquisadora. In: MALDONADO, A. E. et alli. Metodologias de Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2006.

BIANCHETTI, L.; OLIVEIRA, A.; SILVA, E. L.; TURNES, L. A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2012

BOURDIEU, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: BertrandBrasil, 1997.

BRAGA, J. L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, vol. 10, no. 03, set-dez 2005.

BRAGA, José Luiz. A prática da pesquisa em comunicação: abordagem metodológica como tomada de decisões. E-Compós, Brasília, v14, n1, jan.-abr. 2010.

FERRARA, L. D’A. A comunicação: da epistemologia ao empírico. Trabalho apresentado no 23o. Encontro da Compós. Belém, maio de 2014.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: conhecer o quê?. In: MOTTA, Luiz Gonzaga; FRANÇA, V., PAIVA, R. e WEBER, M. H. (orgs.) Estratégias e culturas da comunicação. Brasília: Editora UnB, 2001.

FRANÇA, V. Paradigmas da Comunicação: Revisitando um texto. Palestra proferida no IV Seminário Teorias da Comunicação. Belo Horizonte, 21 a 25 de setembro, 2014.

GUTERRES, A. Bolsista de iniciação científica: a ponte entre o cidadão e o pesquisador. In: MALDONADO, A. E. et alli. Metodologias de Pesquisa em Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2006.

LIMA, Luciana G. A. A influência da iniciação científica sobre a pós-graduação. Porto Alegre: UFRGS, 2016 (Dissertação de Mestrado).

LOPES, M. I. V. O campo da comunicação. Revista Famecos, n. 30, p. 16-30, ago. 2006.

MARCONDES FILHO, C. “De repente, o prédio falou comigo”. Texto apresentado no 19o. Encontro Anual da Compós. Anais… Porto Alegre, 4 a 6 de junho de 2011.

MARCONDES FILHO, C. A Comunicação no sentido estrito e o Metáporo. Trabalho apresentado no 21o. Encontro da Compós. Juiz de Fora, junho 2012.

MARQUES, A. C. S.; L.M.S. MARTINO . A comunicação, o comum e a alteridade: para uma epistemologia da experiência estética. Logos (UERJ. Impresso), v. 22, p. 31-44, 2015.

MARTIN, M. de S. Que faire des conseils (ou de la absence de conseil) de son directeur de thèse?. IN: HUNSMANN, M.; KAPP, S. Devenir chercheur: écrire une thèse en sciences sociales. Paris: Ed. Ehess, 2013, pp. 63-79.

MARTINO, L. C. Teorias da Comunicação: muitas ou poucas? Cotia: Ateliê, 2007b.

MARTINO, L. C. Uma questão prévia: Existem Teorias da Comunicação? XXX Congresso da Intercom. Santos – SP, 2007a.

MARTINO, L. M. S. Da teoria à metodologia: um ensaio sobre a construção de projetos em Comunicação. Revista Comunicação Midiática, Vol. 11, no. 2, Ago-Dez. 2016 (prelo).

MARTINO, L. M. S.; MARQUES, A. C. S. Afetividade do conhecimento na epistemologia da comunicação. Texto apresentado no 24o. Encontro da Compós. Anais… São Paulo: Cásper Líbero, 4 a 6 de junho de 2017.

MASSI, L.; QUEIROZ, S. L. Iniciação Científica no Ensino Superior. Campinas: Alínea, 2010.

NOGUEIRA, M. A.; CANAAN, M. G. Os “iniciados”: bolsistas de iniciação científica e suas trajetórias acadêmicas. Tomo, no. 15, vol. 1, Jul./Dez. 2009, pp. 41-70.

QUEIROZ, Alessandra S. A formação acadêmica nos processos de Iniciação Científica. Joaçaba-SC: Unioeste, 2016 (Dissertação de Mestrado).

SIGNATES, L. A. A comunicação como ciência básica tardia. Texto apresentado no 24o. Encontro da Compós. Anais… São Paulo: Cásper Líbero, 4 a 6 de junho de 2017.

SIGNATES, Luiz. O que é especificamente comunicacional nos estudos brasileiros de comunicação na atualidade. In: BRAGA, J. L.; GOMES, P. G.; FERREIRA, J.; FAUSTO NETO, A. 10 perguntas para produção do conhecimento em comunicação. São Leopoldo: Unisinos, 2013.

SOARES, Marisa. A prática da pesquisa no ensino superior: a iniciação científica como mediação da aprendizagem significativa . São Paulo: Uninove, 2016 (Tese de Doutorado)

VASCONCELOS, A. L. F. S.; TRAMARIN, R. F.; MORAIS, W. P. Compreendendo os caminhos percorridos e construindo o conhecimento científico. Recife: Ed. UFPE, 2012.

Publicado

2018-10-08

Cómo citar

MARTINO, Luis Mauro Sá; AMÁ, Vitória P.; NASCIMENTO, Rafaela Artero do; CHECHETTO, Fabíola Balaratti. INICIACIÓN CIENTÍFICA Y EPISTEMOLOGIA DE LA COMUNICACIÓN: afectividad y subjectividad en la investigación. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 4, n. 6, p. 574–596, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n6p574. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/5581. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Tema Livre / Free Theme / Tema Libre