PRODUCTOS PERIODÍSTICOS A LAS TABLETAS COMO HERRAMIENTAS PEDAGÓGICAS: estudio de caso del golpe de estado de 1964
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p636Palabras clave:
Periodismo digital, Tableta, ispositivos móviles, EduComunicaciónResumen
Este trabajo detalla el proceso de fabricación de un producto periodístico para tabletas iPad Folio formato centrado en la educación. El diseño implica la verificación, comprobación de información, escritura, publicación y otras etapas de la obra de la periodista, pero pensado para ser aplicado en el aula de enseñanza, a un público objetivo de la escuela primaria, de 12 a 14 años. Adobe Indesign software y herramientas gratuitas de Adobe para la publicación y distribución de documentos en la nube, se crea un simple, rápido, barato y fácil de actualización para profesores que trabajan con estudiantes en las clases desde cualquier lugar con acceso a internet. El formato de Folio le permite añadir un atractivo visual y posibilidades de interacción como botones de navegación, videos, juegos, galerías de imágenes y audios para despertar la curiosidad en asuntos que deben elaborarse como parte del currículum escolar, pero no necesita ser limitado al espacio del libro de texto.
Descargas
Citas
AGNER, Luiz. Usabilidade do jornalismo para tablets: uma avaliação da interação por gestos em um aplicativo de notícias. Anais do 12o. Congresso Internacional de Ergonomia e Usabilidade de Interfaces Humano-Computador. Natal: UFRN, 2012.
AGNER, Luiz, et all. Design de interação no jornalismo para tablets: avaliando interfaces gestuais em um aplicativo de notícias. Anais do 4° Congresso Sul Americano de Design de Interação. 2012.
AGNER, Luiz; Avaliação de usabilidade do jornalismo para tablets:interações por gestos em um aplicativo de notícias. Intercom – Sociedade Brasileira de Estu- dos Interdisciplinares da Comunicação XXXV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunica- ção – Fortaleza, CE – 3 a 7/9/2012. Disponível em
<http://www.agner.com.br/wp- content/uploads/2012/09/AGNER-Intercom-12-R7-
-1.pdf>
CITELLI, A. Educomunicação – Imagens do professor na mídia, São Paulo: Paulinas, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
HORIE, Ricardo Minoru; PLUVINAGE, Jean. Revistas Digitais para iPad e outros tablets – Arte-finalização, Geração e Distribuição. Editora Bytes e Types Com. E Serv. Ltda, 1a edição, 2011.
IOSCHPE, Gustavo. O que o Brasil quer ser quando crescer? São Paulo: Paralela, 2012.
PAULINO, R.C.R., Revistas Digitais: uma abordagem sociotecnológica de um sistema hipermídia para tablets. IX Mesa Coordenada da Rede JorTEc "Apropriações tecnológicas no jornalismo contemporâneo", 10º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 2012.
PAULINO, Rita; A participação coletiva nas mídias sociais e o compartilhamento de conteúdo midiático em Sistemas de Gestão de Conteúdos (SGC). Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Sul – Chapecó - SC – 31/05 a 02/06/2012. Disponível em
<http://midiaonline.jor.br/rita/interatividade_Ipad_Ciberjornalismo_porto_Paulino.pdf>
PAULINO, R. C. R.; EMPINOTTI, M. L. .Produtos jornalísticos para tablets como ferramentas pedagógicas: estudo de caso do Golpe de 1964. Anais do Alcar Sul 2014. Disponível em <http://alcarsul2014.sites.ufsc.br/wp-content/uploads/2014/10/gtmidiadigital_marina_empinotti.pdf> Acessado em 28 de Dezembro de 2016.
SOARES D. Educomunicação - O Que É Isto? Disponível em
<http://www.portalgens.com.br/baixararquivos/textos/educomunicacao_o_que_e_isto.p df> Acessado em 12/05/2013. 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.