O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.

Autores/as

  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Denise Lima Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marco Vinicius Gomes Dutra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt

Palabras clave:

Ensino de Física, Recursos Educacionais Digitais, Arduino, Atividades Experimentais.

Resumen

Este estudio tuvo como objetivo identificar la producción literaria sobre el uso de la plataforma Arduino como recurso tecnológico digital (RED) para la enseñanza de conceptos de física en la escuela secundaria. Se trata de un estudio exploratorio realizado en bases de datos de reconocidas revistas científicas en las áreas de docencia y ciencias exactas. Del relevamiento de 32 trabajos que se caracterizaron por el alcance de este estudio, se destacaron catorce artículos que trajeron los resultados de proyectos experimentales desarrollados para la enseñanza de conceptos científicos con la ayuda de Arduino. Los resultados de estos estudios indicaron que el uso de esta RED en el desarrollo de actividades experimentales en el aula, además de brindar autonomía y el desarrollo del pensamiento científico, crítico y creativo del estudiante, también resultó ser un recurso tecnológicamente viable y económicamente sostenible. recurso a bajo costo, pero con calidad y versatilidad igual o superior a las opciones comerciales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física.

Denise Lima Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ciência com área de concentração em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Gestão Escolar e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -Campus Palmas e técnica pedagógica na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Atuou como coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Programa Pibid no IFTO de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional e escolar, gestão democrática, prática educacional, estágio supervisionado, planejamento educacional, formação de professores e metodologia de pesquisa.

Marco Vinicius Gomes Dutra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Licenciando em Física pelo IFTO - Campus Palmas. Professor de reforço- Colégio São Francisco de Assis

Citas

ATKIN, K. Investigating the Torricelli law using a pressure sensor with the Arduino and MakerPlot. Physics Education, v. 53, n. 6, p. 65, 2018.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 16/04/2020.

CARVALHO NETO, J. T. de; APOLINARIO, F. R.; SOARES, A. A. Sistema photogate de seis canais analógicos para laboratórios didáticos de física. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 1, 2017.

CARVALHO, L. R. M.; AMORIM, H. S. Observando as marés atmosféricas: uma aplicação da placa Arduino com sensores de pressão barométrica e temperatura. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 36, n. 3, p. 1-7, Sept. 2014.

CAVALCANTE, M. A.; TAVOLARO, C. R. C.; MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 33, n. 4, p. 4503, Dec. 2011.

CORDOVA, H. P., AGUIAR, C. E., AMORIM, H. S. D., SATHLER, K. S. O., & SANTOS, A. C. F. D. Audiotermômetro: um termômetro para a inclusão de estudantes com deficiência visual. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 2, e2505, 2018.

CORDOVA, H.; TORT, A. C. Medida de g com a placa Arduino em um experimento simples de queda livre. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 38, n. 2, 2016.

D’AUSILIO, A. Arduino: A low-cost multipurpose lab equipment. Behavior Research, [S.l.], n. p. 25 out. 2011.

DWORAKOWSKI, L. A. HARTMANN, L., MASSAYUKI Â. KAKUNO, M., E., & TEIXEIRA DORNELES, P. F Uso da plataforma Arduino e do software PLX-DAQ para construção de gráficos de movimento em tempo real. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 38, n. 3, 2016.

ESPINDOLA, P. R.; Cena, C. R.; Alves, D. C.; Bozano, B. D. F., Goncalves, A. M. B.; Use of an Arduino to study buoyancy force. Physics Education, v. 53, n. 3, p. 035010, 2018.

GALERIU, Calin; EDWARDS, Scott; ESPER, Geoffrey. An Arduino investigation of simple harmonic motion. The Physics Teacher, v. 52, n. 3, p. 157-159, 2014.

GALVAO, Taís Freire; PEREIRA, Mauricio Gomes. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 1, p. 183-184, Mar. 2014. Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2237-96222014000100183&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 22 de setembro de 2020. http://dx.doi.org/10.5123/S1679-49742014000100018

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Pnad Contínua. Brasília: Inep, 2016. Disponível em: <https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101543>. Acesso em: 16/04/2020.

KITCHENHAM, B. A. 2004 Procedures for Performing Systematic Reviews, Tech. report TR/SE-0401, Keele University, 2004.

LEITE, L. S. Mídia e a perspectiva da tecnologia educacional no processo pedagógico contemporâneo. In: FREIRE, Wendel. (org). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. 1. ed. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2008. p. 61-78.

LIBÂNEO, J. C.. Adeus professor, adeus professora? Novas exigências educacionais e profissão docente. Goiânia: Cortez, 2011. 51 p.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem Significativa. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2017.

MOVIMENTO TODOS PELA EDUCAÇÃO. O que pensam os professores brasileiros sobre a tecnologia digital em sala de aula. Disponível em: https://www.todospelaeducacao.org.br/conteudo/O-que-pensam-os-professores-brasileiros-sobre-a-tecnologia-digital-em-sala-de-aula/?pag=2. Acesso em: 16/04/2020.

MORAN, J. Metodologias ativas para uma aprendizagem mais profunda. In: BACICH, L.; MORAN, J. (Orgs.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 35-76.

MOYA, A. A. Connecting Time and Frequency in the RC Circuit. The Physics Teacher, v. 55, n. 4, p. 228-230, 2017.

NASCIMENTO JUNIOR, J. F.; BORGES, V. E. S.; NASCIMENTO, R. M. M. F. Descrição temporal de forças de colisão: um modelo didático para laboratório de física assistido por sistema embarcado. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 3, 2018.

SAMPAIO, RF; MANCINI, MC. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos , v. 11, n. 1, p. 83-89, Feb. 2007.

SILVEIRA, M. V.; BARTHEM, R. B.; SANTOS, A. C.: Proposta didático experimental para o ensino inclusivo de ondas no ensino médio. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 41, n. 1, 2018.

SOUZA, A. D., PAIXÃO, A. C., UZÊDA, D. D., DIAS, M. A., DUARTE, S., & AMORIM, H. D. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, p. 2011, 1702, 2011.

SZMOSKI, R. M., DOFF, A., LENART, V. M., SCHWIDERKE, S. K., & FACHINI, L. V. Desenvolvimento de um aparato experimental de baixo custo para o estudo de objetos em queda: análise do movimento de magnetos em tubos verticalmente orientados. Rev. Bras. Ensino Fís., São Paulo, v. 40, n. 1, 2017.

TUNYAGI, A.; Kandrai, K.; Fülöp, Z.; Kapusi, Z.; Simon, A.; Friction coefficient determination by electrical resistance measurements. Physics Education, v. 53, n. 3, p. 28, 2018.

Publicado

2021-04-01

Cómo citar

SILVA CASTILHO, Weimar; LIMA OLIVEIRA, Denise; GOMES DUTRA, Marco Vinicius. O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. Observatorio Magazine, [S. l.], v. 7, n. 2, p. a2pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237. Acesso em: 22 nov. 2024.