O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula.

Authors

  • Weimar Silva Castilho Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Denise Lima Oliveira Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO
  • Marco Vinicius Gomes Dutra Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt

Keywords:

Ensino de Física, Recursos Educacionais Digitais, Arduino, Atividades Experimentais.

Abstract

This study aimed to identify the literary production on the use of the Arduino platform as a digital technological resource (RED) for teaching physics concepts in high school. This is an exploratory study carried out in databases of recognized scientific journals in the areas of teaching and exact sciences. From the survey of 32 works that were characterized by the scope of this study, fourteen articles stood out that brought the results of experimental projects developed for the teaching of scientific concepts with the help of Arduino. The results of these studies indicated that the use of this RED in the development of experimental activities in the classroom, in addition to providing autonomy and the development of the student's scientific, critical and creative thinking, also proved to be a technologically viable and economically sustainable resource for low cost, but with quality and versatility equal to or greater than commercial options.

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Author Biographies

Weimar Silva Castilho, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Possui Licenciatura em Física pela Universidade Federal de Goiás - (2003), pós-graduação Lato Sensu em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Salgado de Oliveira (2005), Mestre em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2008) e Doutor em Sistemas Mecatrônicos pela Universidade de Brasília (2016), na área de concentração de materiais funcionais e estruturas adaptativas, com o foco da pesquisa em ligas com memória de forma. Tem experiência na área de Ensino de Ciências e Matemática, com ênfase no Ensino de Física. Atualmente é professor do Instituto Federal do Tocantins IFTO, Campus Palmas, onde atua no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e Professor do curso do curso de Licenciatura em Física.

Denise Lima Oliveira, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Doutora em educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestre em Ciência com área de concentração em Educação Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, especialista em Gestão Escolar e graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Goiás. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins -Campus Palmas e técnica pedagógica na Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Tocantins. Atuou como coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do Programa Pibid no IFTO de 2011 a 2014. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão educacional e escolar, gestão democrática, prática educacional, estágio supervisionado, planejamento educacional, formação de professores e metodologia de pesquisa.

Marco Vinicius Gomes Dutra, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO

Licenciando em Física pelo IFTO - Campus Palmas. Professor de reforço- Colégio São Francisco de Assis

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Published

2021-04-01

How to Cite

SILVA CASTILHO, Weimar; LIMA OLIVEIRA, Denise; GOMES DUTRA, Marco Vinicius. O ENSINO DE FÍSICA ALIADO A RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS (RED): As contribuições da plataforma Arduino em sala de aula. Observatory Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. a2pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a2pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11237. Acesso em: 6 jul. 2024.