MEDIOS SOCIALES EN LA UNIVERSIDAD PÚBLICA: un estudio de caso en la Universidad Federal de Amapá
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n4a7ptPalabras clave:
Comunicación Organizacional; Internet; Medios Sociales.Resumen
La llegada de internet ha permitido cambios en la forma en que las personas se comunican. El objetivo de esta investigación es analizar el proceso de comunicación organizacional, a través de las redes sociales, en el Departamento Académico de Filosofía y Ciencias Humanas - DFCH, en la Universidad Federal de Amapá. Metodológicamente, es un enfoque cualitativo, descriptivo, configurado como un estudio de caso. Los datos fueron recolectados a través de entrevistas semiestructuradas, con la participación de 10 técnicos administrativos. Los resultados revelan que la comunicación en el DFCH se produce a través de sistemas de gestión integrados (SIPAC, SIGRH y SIGAA), por correo electrónico y sitio web institucional y, de manera informal, por WhatsApp. Se propone la creación de grupos vinculados a la Asesoría Especial de la Rectoría (AER), para el proceso de comunicación.
Descargas
Citas
AGHAEI, S.; NEMATBAKHSH, M. A.; FARSANI, H. K. Evolution of the World Wide Web: from Web 1.0 to Web 4.0. In: International Journal of Web & Semantic Technology (IJWesT), v. 3, n. 1, 2012.
BALDISSERA, Rudimar. Comunicação Organizacional na perspectiva da complexidade. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 115-120, 2009.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BENEVENUTO, Fabrício. Redes sociais online: Técnicas de coleta, abordagens de medição e desafios futuros. Tópicos em Sistemas Colaborativos, Interativos, Multimídia, Web e Banco de Dados, p. 41-70, 2010.
BUCHER, TAINA. Programmed sociality: A software studies perspective on social networking sites. 2010. 221F. Tese (Doutorado em Filosofia). Departamento de Filosofia - Faculdade de Humanidades da Universidade de Oslo, Oslo (Noruega), 2010.
BUENO, Wilson da Costa. A comunicação como espelho das culturas empresariais. Comunicação & Inovação, v. 1, n. 1, 2000.
BUENO, Wilson da Costa. Comunicação Empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Saraiva, 2009.
CARVALHO, Ana Paula Pinto de. A integração das novas mídias sociais à comunicação interna das organizações. Repositório digital institucional da UFPR: Curitiba, 2015.
CASTELLS, M. A Galáxia da Internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
CETIC ORG: https://cetic.br/ - Data de acesso: 22 de junho de 2020
CIPRIANI, Fábio. Blog Corporativo. S.l: Novatec, 2006.
CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital: uma questão de estratégia e de relacionamento com públicos. Organicom, v. 2, n. 3, p. 94-111, 2005.
CORRÊA, Elizabeth Saad. A Comunicação Digital nas organizações: tendências e transformações. Organicom, v. 6, n. 10-11, p. 161-167, 2009
CRESWELL, J. W. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2010.
CRUZ, Claudia. WhatsApp é o aplicativo em que as empresas apostam, 2015, Press Comunicação Disponível em: http://www.presscomunicacao.com.br/marketing-digital/whatsapp-empresas/. Acesso em: 23. Jul. 2020.
FERREIRA, Thayse Priscila França. Avaliação do papel do gestor e da interface do portal do gestor no SIGRH da UFRN. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
HONORATO, W. M.; REIS, R. S. F. WhatsApp - Uma nova ferramenta para o ensino, Universidade Federal de Itajubá – UNIFEI – Mestrado Profissional em Ensino de Ciências. IV Simpósio de Desenvolvimento Tecnologias e Sociedades. 2014. Disponível em: http://docplayer.com.br/6752700-Whatsapp-uma-nova-ferramenta-para-o-ensino.html. Acesso em: 08. jul. 2020.
IBGE. Tecnologia da Informação e Comunicação: Domicílios. Uso da internet pelo celular cresce entre os brasileiros. S.l. 2017.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. S.l. Aleph, 2015.
KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business horizons, v. 53, n. 1, p. 59-68, 2010.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus editorial, 2003.
KUNSCH, Margarida M. Krohling. Comunicação organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. Faces da cultura e da comunicação organizacional, v. 2, p. 169-192, 2006.
KUNSCH, Margarida M. Kröhling. Comunicação organizacional na era digital: contextos, percursos e possibilidades. Signo y pensamiento, v. 26, n. 51, p. 38-51, 2007.
KUNSCH, Margarida M. KrohliNg. Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. Matrizes, v. 8, n. 2, p. 35-61, 2014.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. Summus Editorial, 2016.
LEMOS, Ronaldo; DI FELICE, Massimo. A vida em rede. Papirus Editora, 2015.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999
MANFRIN, Natália Reis. A comunicação digital como possibilidades de integração social. REGRAD-Revista Eletrônica de Graduação do UNIVEM-ISSN 1984-7866, v. 12, n. 01, p. 45-62, 2019.
MARCHIORI, Marlene (Org.). Comunicação e Organização: Reflexões, Processos e Práticas. São Caetano do Sul: Difusão, 2010. 348 p.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2004.
MORENO, Kalieny de Lima. A comunicação interna do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2018. Dissertação de Mestrado. Brasil.
RECUERO, Raquel. A conversação em rede: comunicação mediada pelo computador e redes sociais na internet. Porto Alegre: Sulina, v. 1, 2012.
RECUERO, Raquel. Redes sociais na internet, difusão de informação e jornalismo: elementos para discussão. Metamorfoses jornalísticas, v. 2, p. 1-269, 2009.
SILVA, Sónia; RUÃO, Teresa; GONÇALVES, Gisela. A Relevância das Novas Tecnologias na Comunicação Organizacional: o Caso dos Websites nas Universidades Portuguesas. Estudos em Comunicação, 2017, 23.
TELLES, André. A Revolução das Mídias Sociais: cases, conceitos, dicas e ferramentas. São Paulo: Makron Books do Brasil, 2010.
TERRA, Carolina Frazon. O que as organizações precisam fazer para serem bem vistas nas mídias sociais sob a ótica da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. In: V Congresso Científico de Comunicação Organizacional e Relações Públicas – ABRAPCORP, São Paulo, 2011.
TORRES, Claudio. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2018.
VERGARA, Sylvia C. Métodos de Pesquisa em Administração. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2015.
YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Bookman editora, 2015.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.