EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?

Autores

  • Marcos Irondes Coelho SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt

Palavras-chave:

ensino remoto, redes de ensino, educação básica, pandemia

Resumo

Em meio a pandemia de Covid-19, que suspendeu as atividades escolares em todo o país, exigindo dos governos e dos conselhos de educação alternativas para conseguir cumprir a carga horária mínima anual, disponibilizar atividades escolares remotas e garantir a segurança alimentar de estudantes, nos perguntamos quais caminhos seguir para a oferta de atividades escolares não presencias e para garantia do direito a educação? Analisamos resoluções, pareceres e notas técnicas expedidas por conselhos estaduais de educação da região norte, e as deparamos com as práticas desenvolvidas nas escolas das redes de ensino estaduais e municipais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Irondes Coelho, SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO TOCANTINS

Mestrando em Educação pela UFT. Graduado em Pedagogia pela UNITINS (2001). Especialista em Gestão Educacional e Metodologia do Ensino de Linguagens pela Sociedade de Educação Continuada (2006) e Especialista em Educação Profissional Integrada com a Educação Básica na Modalidade EJA pelo IFTO (2009). Associado a RIDES (Rede Inter-regional Norte, Nordeste e Centro-Oeste sobre Docência na Educação Básica e Superior). Membro do grupo de pesquisa NEPCE (Núcleo de Estudos, Pesquisas e Extensão em Políticas Curriculares e Educativas). Vice-Coordenador do Projeto de Pesquisa: Currículo das Diferenças e suas Indagações sobre Práticas Preconceituosas na Escola e na Universidade. É Professor da Educação Básica da Secretaria da Educação e Cultura do Tocantins, atualmente cedido ao Instituto de Contas do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins. Tem experiência na área de educação, com ênfase em formação de professores, currículo e diversidade.

Referências

ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mai. 2020.

BRASIL. Medida provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Brasília, DF: Planalto, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 mai. 2020.

CIEB. Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino remoto. 2020. Disponível em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf>. Acesso em 25 mai. 2020.

COELHO, Marcos Irondes. Fundamentos de política e legislação educacional brasileira. Palmas: Unitins/UAB, 2013.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. In: Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf>. Acesso em 25 mai. 2020.

GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

ROCHA, José Damião Trindade. et al. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. In: Revista Observatório, vol. 4, n. 5, ago. 2018. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4659>. Acesso em: 25 mai. 2020.

SOUSA, Sandra M. Zákia L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. In: Cadernos de Pesquisa, n. 119, jul. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a09.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.

STURION, Gilma Lucazechi. et al. Fatores condicionantes da adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar no Brasil. In: Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 2, p. 167-181, mar./abr. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rn/v18n2/24373.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.

UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à covid-19. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 25 mai. 2020.

UNICEF. Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe, estima o Unicef. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-america-latina-e-caribe>. Acesso em: 25 mai. 2020.

Publicado

2020-04-01

Como Citar

COELHO, Marcos Irondes. EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?. Revista Observatório , [S. l.], v. 6, n. 2, p. a10pt, 2020. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/9480. Acesso em: 22 nov. 2024.