EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA: que caminho seguir na oferta de atividade escolar não presencial?
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n2a10ptPalabras clave:
Enseñanza a distancia, Redes educativas, Educación básica, PandemiaResumen
En medio de la pandemia de Covid-19, que suspendió las actividades escolares en todo el país, requiriendo que los gobiernos y los consejos de educación alternativa cumplan con la carga de trabajo anual mínima, proporcionen actividades escolares remotas y garanticen la seguridad alimentaria de los estudiantes, preguntamos qué caminos seguir para la provisión de actividades escolares no preescolares y para garantizar el derecho a la educación? Analizamos las resoluciones, opiniones y notas técnicas emitidas por los consejos estatales de educación en la región norte, y las encontramos con prácticas desarrolladas en las escuelas de las redes educativas estatales y municipales.
Descargas
Citas
ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1381-1416, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302010000400017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 20 mai. 2020.
BRASIL. Medida provisória n. 934, de 1º de abril de 2020. Brasília, DF: Planalto, 2020. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br>. Acesso em: 20 mai. 2020.
CIEB. Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para ensino remoto. 2020. Disponível em: <https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2020/04/CIEB-Planejamento-Secretarias-de-Educac%C3%A3o-para-Ensino-Remoto-030420.pdf>. Acesso em 25 mai. 2020.
COELHO, Marcos Irondes. Fundamentos de política e legislação educacional brasileira. Palmas: Unitins/UAB, 2013.
CURY, Carlos Roberto Jamil. Direito à educação: direito à igualdade, direito à diferença. In: Cadernos de Pesquisa, n. 116, p. 245-262, jul. 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n116/14405.pdf>. Acesso em 25 mai. 2020.
GENTILI, Pablo. Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
ROCHA, José Damião Trindade. et al. Práticas pedagógicas curriculares: uso das tecnologias na contemporaneidade. In: Revista Observatório, vol. 4, n. 5, ago. 2018. Disponível em: <https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4659>. Acesso em: 25 mai. 2020.
SOUSA, Sandra M. Zákia L. Possíveis impactos das políticas de avaliação no currículo escolar. In: Cadernos de Pesquisa, n. 119, jul. 2003. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/cp/n119/n119a09.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
STURION, Gilma Lucazechi. et al. Fatores condicionantes da adesão dos alunos ao Programa de Alimentação Escolar no Brasil. In: Revista de Nutrição, Campinas, v. 18, n. 2, p. 167-181, mar./abr. 2005. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/rn/v18n2/24373.pdf>. Acesso em: 20 mai. 2020.
UNESCO. Suspensão das aulas e resposta à covid-19. 2020. Disponível em: <https://pt.unesco.org/covid19/educationresponse>. Acesso em: 25 mai. 2020.
UNICEF. Covid-19: Mais de 95% das crianças estão fora da escola na América Latina e no Caribe, estima o Unicef. 2020. Disponível em: <https://www.unicef.org/brazil/comunicados-de-imprensa/covid-19-mais-de-95-por-cento-das-criancas-fora-da-escola-na-america-latina-e-caribe>. Acesso em: 25 mai. 2020.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.