UM OLHAR CANETTIANO SOBRE O UNIVERSO FAMILIAR E SOCIAL
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p634Palavras-chave:
teatro, relações familiares e sociais, CanettiResumo
Este estudo propõe um olhar sobre a dramaturgia do escritor búlgaro Elias Canetti (1905- 1994), prêmio Nobel de Literatura em 1981. A peça escolhida para análise é O casamento (Hochzeit), de 1932, a qual revela uma visão tragicômica e crítica do mundo e do sujeito modernos[1]. O texto dramático de Canetti, ao flertar com o psicodrama, impregna os diálogos das personagens com crueza e uma pesada realidade humana. Nesta abordagem, ao enfocarmos o processo criativo e estético e os temas desenvolvidos na peça em análise, partimos do pressuposto de que não há como falar da obra do autor sem remeter primeiro a sua trajetória, uma vez que há uma relação umbilical entre língua e pátria que também perpassa suas escolhas temáticas e sua dramaturgia.
[1] No presente artigo, a leitura do termo “moderno” deve seguir referências a ele efetuadas por Canetti, ou seja, moderno como sujeito da modernidade.
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Referências
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