A COMUNICAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR COMO RECURSO DIDÁTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p550

Palavras-chave:

Comunicação on line, Pesquisa, Tecnologias da informação e comunicação

Resumo

O texto analisa as possibilidades e limites da construção em pesquisas em educação de ferramentas on line para coletas de dados. Discute sobre os aspectos da pesquisa enquanto campo de domínio da razão imperialista que produz uma hierarquia social dos objetos, por meio das artimanhas da razão nos lugares comuns da pesquisa acadêmica. Conclui que na pesquisa em educação embora haja os avanços da Tecnologia da Comunicação e Informação (TIC) as ferramentas de comunicação on line para coleta de dados, esbarram nos limites do próprio ato de educar, em que, ainda, embora utilizável, essas ferramentas não dão o retorno de respostas em grande quantidade pelos sujeitos pesquisados, devido ao próprio desinteresse destes na utilização das TIC para esse fim.

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Biografia do Autor

Karla Cristina Silva Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Licenciada em Pedagogia e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Maranhão. É professora na Universidade Federal do Maranhão. Email: sousa.karlla@gmail.com.

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Publicado

2018-06-29

Como Citar

SILVA SOUSA, Karla Cristina. A COMUNICAÇÃO ON LINE NO ENSINO SUPERIOR COMO RECURSO DIDÁTICO NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 550–570, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p550. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4254. Acesso em: 18 abr. 2024.