O ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p579

Palavras-chave:

Educação Física a distância, Ensino Superior, Formação Inicial

Resumo

A finalidade desta pesquisa versa em compreender como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. A metodologia adotada foi baseada no paradigma qualitativo, mediante a análise e discussão dos dados foram amparados pela técnica da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis estudantes que cursam o último período do curso e um tutor presencial. Apesar de ter na unidade universitária professores presenciais e tutores onlines, optamos, pois, em trabalhar apenas com as categorias estudantes e tutor presencial.  Os dados apontaram para fragilidades que atentam diretamente à qualidade do curso pesquisado. Dentre as fragilidades mais recorrentes estão a falta de acompanhamento sistemático no ambiente online e nos estágios supervisionados no campo de atuação desses estudantes e a falta de diálogo entre professores e estudantes nas interfaces.

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Biografia do Autor

Marcelo Maximo Purificação, Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior (UNIFIMES)

Doutorado em Ciências da Religião (PUC/GO). Mestrado em Ciências Educacionais (IEPG EST). Graduação em Filosofia (FBB). E-mail: maximo@fimes.edu.br.

Leandro Jorge Duclos da Costa, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em Ciências da Educação pela Universidade de Coimbra (UC – Portugal). Mestrado em Educação (UNESA). Graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física (UCB/RJ). Professor Titular na Universidade Estadual de Goiás (UEG). E-mail: leandroduclos@hotmail.com.

Maria Teresa Ribeiro Pessoa, Universidade de Coimbra

Doutora em Educação pela Universidade de Coimbra –UC. Professora Associada na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação – FPCE, da Universidade de Coimbra –UC. E-mail: tpessoa@fpce.uc.pt.

Maria Luzia da Silva Santana, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutorada em Psicologia (UCB/DF). Mestrado em Psicologia (UCB/DF). Graduação em Pedagogia (UNIFAN). Professora na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Psicologia, Neurociências e Educação (GEP – PNEdu). E-mail: santanapsi@gmail.com.

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Publicado

2018-08-01

Como Citar

PURIFICAÇÃO, Marcelo Maximo; COSTA, Leandro Jorge Duclos da; PESSOA, Maria Teresa Ribeiro; SANTANA, Maria Luzia da Silva. O ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 5, p. 579–596, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p579. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4173. Acesso em: 5 nov. 2024.

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