O ENSINO E APRENDIZAGEM NO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n5p579Mots-clés :
Educação Física a distância, Ensino Superior, Formação InicialRésumé
A finalidade desta pesquisa versa em compreender como são construídas as ações didáticas que envolvem o curso de Educação Física na modalidade a distância, oferecido pela Universidade Federal do Amazonas, no Campus do município de Parintins-AM. A metodologia adotada foi baseada no paradigma qualitativo, mediante a análise e discussão dos dados foram amparados pela técnica da análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram dezesseis estudantes que cursam o último período do curso e um tutor presencial. Apesar de ter na unidade universitária professores presenciais e tutores onlines, optamos, pois, em trabalhar apenas com as categorias estudantes e tutor presencial. Os dados apontaram para fragilidades que atentam diretamente à qualidade do curso pesquisado. Dentre as fragilidades mais recorrentes estão a falta de acompanhamento sistemático no ambiente online e nos estágios supervisionados no campo de atuação desses estudantes e a falta de diálogo entre professores e estudantes nas interfaces.
Téléchargements
Références
ALVES, L. R. Trilhando os caminhos da didática online. Recife: XIII ENDIPE, 2006.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições, 1977.
GARRISON, D. R. .Three generations of technological innovations in distance education. Distance Education, v. 6, number 2, 1985.
GOMES, M. J. . Gerações de Inovação Tecnológica no Ensino a Distância. In: Revista Portuguesa da Educação, 2003. Consultado em janeiro de 2014, em http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/496/1/MariaJoaoGomes.pdf
HAYDT, Regina Cazaux. Avaliação do Processo Ensino – Aprendizagem. São Paulo: Ática, 5. Edição, 1995.
FELDKERCHER, Nadiane; MANARA, Alecia Saldanha. O uso das tecnologias na educação à distância pelo professor tutor = (Use of technology in distance education for teacher tutor). RIED : revista iberoamericana de educación a distancia, (15, n.2), 2012, p. 31-52.
KENSKI, Vani Moreira. O Desafio da Educação a Distância no Brasil. 2010. Consultado em 26 janeiro de 2014 em: http://www.ufjf.br/revistaedufoco/files/2010/02/011.pdf
LAGARTO, J. Ambientes digitais e aprendizagem no ensino superior: estudo de caso de uso do Moodle, 2013. Trabalho apresentado em VIIConferência Internacional de TIC na Educação, In Atas da VII Conferência Internacional de TIC na Educação, Braga. Disponível em: https://ucp.academia.edu/joselagarto acessado em maio de 2015.
LITTO, F.; FORMIGA, M. (orgs). Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.