O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142

Mots-clés :

Bolonha, bi/plurilinguismo, internacionalização, Ensino Superior

Résumé

Este artigo evidencia os esforços de aproximação do Ensino Superior de Cabo Verde ao Acordo de Bolonha. Visa revisitar alguns passos dados neste sentido, problematizar a importância de uma competência bi/plurilingue, hoje e no contexto da globalização, partindo do pressuposto que ela é o motor da internacionalização das competências e, consequentemente, de realização pessoal e social à escala global, visto que ela tem o poder de fomentar a mobilidade e facilitar a intercompreensão, promover a valorização de identidades e culturas e promover o sucesso do ensino superior, através do acesso a todo o conhecimento científico disponibilizado em outras línguas, alargando a sua visão do mundo e facilitando a internacionalização das suas competências.

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Biographie de l'auteur-e

Elvira Gomes dos Reis, Universidade do Cabo Verde

Professora da Universidade de Cabo Verde (Cabo Verde). Doutora em Educación y desarrollo humano: Perspectivas teóricas históricas y sociales pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha). Mestre em Didáctica de lenguas: especialidad enseñanza del Portugués lengua no materna pela Universidade de Aveiro (Portugal). Graduada em Estúdios cabo-verdianos e portugueses pelo Instituto Superior de la Educación de Praia (Cabo Verde) e Licenciada em Enseñanza para complemento de habilitaciones docentes –variante de estudios : portugués docencia del grupo 8 A pela Universidade Aberta de Lisboa (Portugal). Professora do Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade de Cabo Verde – campus universitário do Palmarejo – Palmarejo. Professora do Máster en La enseñanza del portugués lengua segunda y extranjera en la materia – Educación Bilingüe. Secretaria do Conselho Científico (Consejera del Consejo Científico Restringido). Coordenadora da área de Literatura, na Universidade Jean Piaget de Cabo Verde; Coordinadora do Curso de “Traducción y Intercultural”, da Universidade Jean Piaget de Cabo Verde.

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Publié-e

2017-10-01

Comment citer

REIS, Elvira Gomes dos. O ENSINO SUPERIOR EM CABO VERDE E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE BOLONHA. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 6, p. 142–168, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n6p142. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4090. Acesso em: 22 déc. 2024.