TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas

Auteurs-es

  • Roberto Franciscatto Universidade Federal de Santa Maria
  • Rosana Wagner Universidade Federal de Santa Maria
  • Liliana Maria Passerino Universidade Federal de Santa Maria

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361

Mots-clés :

tecnologia, MOOC, ambiente virtual de aprendizagem, tecnologia assistiva, formação

Résumé

A tecnologia pode ser uma forte aliada na busca por novos conhecimentos. Por meio do uso de ambientes tecnológicos e novas metodologias de ensino é possível tornar o aprendizado mais dinâmico. O objetivo desta pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um Massive Open Online Course (MOOC) de Tecnologia Assistiva (TA) em três ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) diferentes, bem como as ferramentas para desenvolvimento de objetos de aprendizagem possíveis de ser utilizadas em cada AVA com a finalidade de adequar ao conceito de MOOC, tornando a aprendizagem mais dinâmica. Um processo para o desenvolvimento de MOOCs independente da área do curso é apresentado e leva em consideração as aprendizagens e os testes realizados nos MOOC desenvolvidos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Roberto Franciscatto, Universidade Federal de Santa Maria

Doutor em Informática na Educação (UFRGS). Mestre em Computação Aplicada (UFRGS). Graduado em Informática (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões). Email: Roberto.franciscatto@gmail.com.

Rosana Wagner, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática da Educação (UFRGS). Mestrado em Informática (UFSM). Graduada em Sistemas de Informação (UNIJUI). E-mail: rosanawagner@gmail.com.

Liliana Maria Passerino, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Informática da Educação (UFRGS). Mestrado em Computação (UFRGS). Graduada em Análise de Sistemas Universitários (UTN – Argentina). E-mail: liliana@cinted.ufrgs.br.

Références

BARBOSA, R. M.(org). Ambientes virtuais de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BEHAR, P. A.; BEHAR, C; Modelos Pedagógicos em Educação a Distância, 2009. Porto Alegre: Artmed, 2009.

CARNEIRO M.L. F., TURCHIELO L. B. Educação a distância e tutoria: considerações pedagógicas e práticas. Porto Alegre: Evangraf, 2013.

GIRAFFA, L., M., M.; Uma odisséia no ciberespaço: O software educacional dos tutoriais aos mundos virtuais. Revista Brasileira de Informática na Educação, 2009.

GOOGLE COURSE BUILDER. Disponível em: <https://code.google.com/p/course-builder/.> Acesso em outubro de 2014.

HAUGHEY, M.; MUIRHEAD, B. Evaluating learning objects for schools. Journal of Instructional Science and Technology. v.8, n.1, 2005. Disponível em: < https://eric.ed.gov/?id=EJ850358>. Acesso em: abr. 2011.

INEP - Censo da Educação Superior (2013) < http://inep.gov.br/censo-da-educacao-superior> Acesso em março de 2015.

LITTO F. M., FORMIGA M. Educação a Distância: estado da arte. São Paulo. Ed. Pearson 2 ed. 2012.

LUMINA . Disponível em <https://lumina.xxxxx.br/>. Acesso em janeiro de 2017.

MCFEDRIES, P. I’m in the Mood for MOOCs. IEEE SpEctrum. p.30. 2012.

MEYER, MAREK. Modularization and Multi-Granularity Reuse of Learning Resources. 2008. pp 19-23. Disponível em: < http://tuprints.ulb.tu-darmstadt.de/1156/>. Acesso em 28 de maio de 2017.

MOTA, INAMORATO MOOC, uma revolução em curso (2012). Jornal da Ciência. Publicado em 26/11/12.

WAGNER, ROSANA. MOOC para formação de professores em TA: um estudo de caso na educação profissional com bMOOC. Porto Alegre: XXXXX, 2017. Tese (Doutorado em Informática na Educação), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2017.

WIKISPACES. Disponível em: https://www.wikispaces.com/.Acesso em novembro de 2014.

Publié-e

2018-04-29

Comment citer

FRANCISCATTO, Roberto; WAGNER, Rosana; PASSERINO, Liliana Maria. TECNOLOGIAS E FERRAMENTAS PARA ELABORAÇÃO DE CONTEÚDOS EM UM AMBIENTE MOOC: estudo de caso a partir de uma formação em Tecnologias Assistivas. Observatoire Journal, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 361–398, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n3p361. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4077. Acesso em: 22 nov. 2024.