O VIDEOGAME COMO MÍDIA DE REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p216

Palavras-chave:

Videogame, Indústria Cultural, História, Representação, Simulação

Resumo

Este artigo propõe apresentar, em um plano teórico, os Videogames como uma mídia de representação histórica que apresenta um discurso sobre o passado através de uma linguagem de conteúdo audiovisual composta por espaços virtuais estruturados em regras de jogo. Esse formato próprio deve ser entendido em seu caráter histórico, cuja representação estabelece um determinado olhar sobre o Outro, e em sua circulação pública de conteúdos históricos constituída dentro e a partir da Indústria Cultural.

 

 

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Biografia do Autor

José Antonio Vasconcelos, Universidade de São Paulo

Doutor em História pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em História pela Universidade Federal do Paraná (1996), pós-doutor na University of Virginia, nos Estados Unidos (2005-2006). É professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). E-mail: vasconcelos@usp.br

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Publicado

2017-08-01

Como Citar

BELLO, Robson Scarassati; VASCONCELOS, José Antonio. O VIDEOGAME COMO MÍDIA DE REPRESENTAÇÃO HISTÓRICA. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 5, p. 216–250, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n5p216. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3950. Acesso em: 19 dez. 2024.