AS INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS NO CIRCUITO DA ARTE EM RORAIMA E O POTENCIAL COMUNICATIVO DOS SABERES ARTÍSTICOS AMAZÔNICOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p615

Palavras-chave:

Intervenções artísticas urbanas, Saberes artísticos amazônicos, Circuito da cultura, Circuito da arte, Processos comunicacionais

Resumo

Discutir como as intervenções artísticas urbanas comunicam ao expectador Roraimense apresenta-se como o foco de discussão deste estudo.. Para dar conta desse objetivo, foram realizadas investigações teóricas pautadas na compreensão do cenário artístico contemporâneo, a partir dos estudos de Cauquelin (2005) e Cocchiarale (2004); e das especificidades roraimense, dando destaque à representação artística dos saberes locais, com os estudos de Gonçalves (2017) e Silva (2017). Em paralelo, trabalhamos com a apropriação dos conceitos de circuito da cultura de Johnson (1999) e Nessbaumer (2000), no sentido de estabelecer uma proposta de discussão acerca do que chamamos Circuito da arte. Este circuito nos possibilita entender os processos pelos quais a produção artística passam até chegar ao consumo pelo expectador. Desta forma, podemos perceber que a comunicação expressa pelas intervenções artísticas urbanas ainda é bastante insipiente, no que se refere a apropriação artística dos saberes locais roraimenses e amazônicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação e Mestre em Patrimônio Cultural ambos pela UFSM. Especialista em Gestão Educacional-UFSM. Graduada em Desenho e Plásticas- Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria, Professora/pesquisadora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da Universidade Federal de Roraima. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br.   

Vilso Junior Chierentin Santi, Universidade Federal de Roraima

Professor do Curso de Graduação em Comunicação Social-Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação/Mestrado em Letras da Universidade Federal de Roraima. Doutor em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Ama[Z]oon.

 

 

Referências

ALONSO, Luís Henrique. La era del consumo. Madrid: Siglo XXI, 2006.

ARNÁIZ, Ana; ELORRIAGA, Jabier; LAKA, Xabier; LARRABASTER, Josu; MITXELENA, Pello; MORENO; Jabier. Especificidades e alterações nos modos de fazer e pensar o escultórico: o ensino da escultura hoje. Santa Catarina: UDESC, 2007. p. 53-73 e 85-96

BOCCILE, Cláudia Vasconcelos. Intervenções Urbanas: a convergência da arte e comunicação em ambientes espaciais e culturais, sob um olhar estético e de significação. Anais do XVII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Centro-Oeste – Campo Grande - MS – 4 a 6/6/2015.

CAUQUELIN, Anne. Arte Contemporânea: uma introdução. São Paulo: Martins, 2005.

COCCHIARALE, Fernando. A (outra) Arte Contemporânea Brasileira: intervenções urbanas micropolíticas. Revista do Programa de pós-graduação em artes visuais EBA, UFRJ, 2004.

DOMINGUES, Diana (org.). A arte no século XXI: A humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 1997.

ESCOTEGUY, Ana Carolina. Circuito da cultura/circuito de comunicação: um protocolo analítico de integração da produção e recepção. Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo. Vol. 4.Nov. 2007.

GONÇALVES, Tainá Ribeiro. Culturas e identidades em Roraima: um olhar para as representações pictóricas de artistas do curso de artes visuais/UFRR. Dissertação de mestrado em Letras. Roraima. UFRR. 2017.

JOHNSON, Richard. O que é, afinal, estudos culturais? In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). O que é, afinal, estudos culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

LEIRNER, Nelson. Nelson Leirner: exponha-se à arte. São Paulo: Galeria de Arte São Paulo, 1984.

MEIRA, Marly. Filosofia da criação: Reflexões sobre o sentido do sensível. Porto Alegre: Mediação, 2003.

NESSBAUMER, Gisele Matchiori. O mercado da cultura em tempos (pós) modernos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2000.

PALLAMIN, Vera Maria. Arte Urbana. São Paulo: Annablume: Fapesp, 200.

REY, Sandra. Da prática à teoria: três instâncias metodológicas sobre a pesquisa em Poéticas Visuais. Porto Alegre, v. 07, n.13, p. 81-95, nov. 1996.

SOGABE, Milton. O espaço das instalações: objeto, imagem e público. 17ª ANPAP, 2008.

SILVA, Maiara Souza. O cenário do Grafite em Roraima: o caso do coletivo Macu-x. Trabalho de conclusão do Curso de Artes Visuais. Roraima, UFRR, 2017.

Publicado

2018-06-29

Como Citar

BAPTAGLIN, Leila Adriana; CHIERENTIN SANTI, Vilso Junior. AS INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS URBANAS NO CIRCUITO DA ARTE EM RORAIMA E O POTENCIAL COMUNICATIVO DOS SABERES ARTÍSTICOS AMAZÔNICOS. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 4, p. 615–637, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n4p615. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3904. Acesso em: 26 dez. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)