CRIAÇÃO MUSICAL & TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (um relato sobre o aprendizado crítico e lúdico através da música

Autores

  • Adriana Schryver Kurtz Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul)

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p820

Palavras-chave:

Teorias da Comunicação, Metodologias Ativas, Criação Musical

Resumo

O texto resgata a experiência com a utilização da Aprendizagem Baseada em Projeto (ABP) para a Disciplina de Teorias da Comunicação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), que resultou na criação por parte dos estudantes de músicas originais, versões ou paródias críticas acerca das teorias, numa combinação de resgate conceitual e teórico e esforço autoral. Como resultado desta estratégia, os alunos realizaram trabalhos bastante criativos, mergulhando em vários estilos da Música Popular Brasileira e em composições próprias, num movimento que não deixa de ser auto-reflexivo ao transitar pelo universo da Cultura de Massa – ou da Indústria Cultural –,  temas componentes das próprias teorias estudadas. 

 

PALAVRAS-CHAVE: Teorias da Comunicação; Metodologias Ativas; Criação Musical.   

 

 

ABSTRACT

The text recaptures the experience with the use of Project-Based Learning in the Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) Communication Theory Discipline, which resulted in the students  creation of original songs, critical versions or parodies about theories, in a combination of conceptual and theoretical rescue and author effort. As a result of this strategy, the students carried out very creative works, immersing themselves in various styles of Brazilian Popular Music and in their own compositions, in a movement that is still self-reflexive while transiting through the universe of Mass Culture - or Cultural Industry- themes of the studied theories themselves.

 

KEYWORDS: Communication Theories; Active Methodologies; Musical Creation.

 

 

RESUMEN

El texto recuerda la experiencia con el uso del aprendizaje basado en proyectos (ABP) para la disciplina de Teoría de la Comunicación de la Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul), lo que resultó en la creación de canciones originales, versiones o parodias críticas acerca de las teorías por parte de los estudiantes, en una combinación de rescate conceptual y teórico y de esfuerzo autoral. Como resultado de esta estrategia, los estudiantes realizaran un trabajo muy creativo, profundizando en diversos estilos de la música popular brasileña y en sus propias composiciones, en un movimiento que no deja de ser auto-reflexivo mientras transita por el universo de la Cultura de Masas - o Industria Cultural - componentes de las propias teorías estudiadas.

 

PALABRAS CLAVE: Teorías de la Comunicación; Metodologías Activas; Creación Musical.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriana Schryver Kurtz, Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul)

Doutora e Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Jornalista e Professora dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul). Coordenadora do Núcleo de Estudos em Jornalismo (NEJOR-ESPM-Sul) e líder do grupo de pesquisa Teoria e Prática no Jornalismo, cadastrado no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). E-mail: akurtz@espm.br.

 

Referências

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

BERBEL. Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. In: Revista Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 32. Número 1, p. 25-40, jan/jun. 2011

BOSI, Ecléa. Simone Weil . A condição Operária e outros estudos sobre a opressão. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

DEFLEUR, Melvin & BALL-ROCKEACH, Sandra. Teorias da Comunicação de Massa. Jorge Zahar Editor, 1993.

DUARTE, Rodrigo. Teoria Crítica da Indústria Cultural. Belo Horizonte: editora UFMG, 2003.

GOUVEA, Eduardo Pena; ODAGIMA, A.; SHITSUKA, D; SHITSUKA, Ricardo. Metodologias Ativas: uma experiência com mapas conceituais. In: Educação, Gestão e Sociedade: revista da Faculdade Eça de Queirós. ISSN 2179-9636, Ano 6, número 21, fevereiro de 2016. www.faceq.edu.br/regs

LOPES, Rosemara Parpetua. Metodologias Ativas. Anais da XII Semana de Licenciatura “A formação docente em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação Ambiental”. Jataí, GO, outubro de 2015. In: http://sam.ifgoias.edu.br/jatai/semlic/seer/index.php/anais/article/view/389/pdf_159

MACHADO, Irene. Semiótica como teoria da comunicação. IN: WEBER; BENTZ & HOHLFELDT (Orgs.). Tensões e Objetos da Pesquisa da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MARTINO, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação. Ideias, conceitos e métodos (2 edição). Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2009.

MATTELART, Armand e Michele. História das teorias da comunicação. São Paulo: Loyola, 1999.

NETO, Antonio Fausto. A pesquisa vista “de dentro de casa”. IN: WEBER; BENTZ & HOHLFELDT (Orgs.). Tensões e Objetos da Pesquisa da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

PENA, Felipe. Teoria do Jornalismo. São Paulo: Contexto, 2010.

PICADO, José Benjamim. Da decifração à experiência da significação: os percursos da linguagem nas teorias da comunicação. IN: WEBER; BENTZ & HOHLFELDT (Orgs.). Tensões e Objetos da Pesquisa da Comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2002.

RÜDIGER, Francisco. As Teorias da Comunicação. Porto Alegre: Artmed Editora, 2011.

SODRÉ, Muniz. Comunicação, um novo sistema de pensamento. In: Campo da Comunicação – caracterização, Problematização e Perspectivas. João Pessoa: UFPB, 2000.

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa; NERY, Vanda Cunha Albieri. Para entender as Teorias da Comunicação (2 edição). Uberlândia. Minas Gerais: EDUFU/ Editora da Universidade Federal de Uberlândia, 2009.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do Jornalismo. Volume I e II. Florianópolis: Insular, 2005

WOLF, Mauro. Teorias da Comunicação. 6ª ed., Lisboa: Editorial Presença, 2001.

Publicado

2018-04-01

Como Citar

KURTZ, Adriana Schryver. CRIAÇÃO MUSICAL & TEORIAS DA COMUNICAÇÃO (um relato sobre o aprendizado crítico e lúdico através da música. Revista Observatório , [S. l.], v. 4, n. 2, p. 820–846, 2018. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2018v4n2p820. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3578. Acesso em: 22 nov. 2024.