MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: princípios e estratégias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p165

Palavras-chave:

mediação pedagógica da aprendizagem a distância, Estratégias didático-pedagógicas, Mediação do conhecimento.

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu treze professores de três Instituições Federais de Ensino que atuaram numa Formação Continuada a distância numa abordagem inovadora. O objetivo da investigação foi identificar os princípios e as estratégias didático-pedagógicas utilizadas numa formação continuada a distância pelos mediadores durante o processo de mediação pedagógica da aprendizagem. A realização desta pesquisa permitiu chegar a duas conclusões: devemos individualizar e diversificar a ação mediacional. A educação só vai mudar a partir das mudanças dos aprendizes e dos mediadores da aprendizagem. O maior desafio é o fortalecimento desse mediador, pois é por meio dele que também podemos modificar a educação.

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Biografia do Autor

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Graduada em Pedagogia (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Possui livros e capítulos de livros publicados na República Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

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Publicado

2017-07-01

Como Citar

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; TORRES, Patrícia Lupion. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: princípios e estratégias. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 4, p. 165–189, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p165. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3491. Acesso em: 14 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático