MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: princípios e estratégias

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p165

Mots-clés :

mediação pedagógica da aprendizagem a distância, Estratégias didático-pedagógicas, Mediação do conhecimento.

Résumé

Este artigo apresenta uma pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso que envolveu treze professores de três Instituições Federais de Ensino que atuaram numa Formação Continuada a distância numa abordagem inovadora. O objetivo da investigação foi identificar os princípios e as estratégias didático-pedagógicas utilizadas numa formação continuada a distância pelos mediadores durante o processo de mediação pedagógica da aprendizagem. A realização desta pesquisa permitiu chegar a duas conclusões: devemos individualizar e diversificar a ação mediacional. A educação só vai mudar a partir das mudanças dos aprendizes e dos mediadores da aprendizagem. O maior desafio é o fortalecimento desse mediador, pois é por meio dele que também podemos modificar a educação.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Patrícia Lupion Torres, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Graduada em Pedagogia (PUCPR), Mestre em Educação (PUCPR) e Doutora em Engenharia de Produção (UFSC). Atualmente é Coordenadora do Programa de Pós Graduação Stricto Sensu em Educação da PUCPR, professora titular da Pontifícia Universidade Católica do Paraná e Professora permanente do mestrado e doutorado em Educação da PUCPR. Possui livros e capítulos de livros publicados na República Dominicana, no Peru, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Colômbia, no México, em Portugal e no Brasil. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias educacionais, educação a distância, formação profissional, formação de professores, educação superior.

Références

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, Daniela Melaré Vieira. Estilos de uso do espaço virtual: como se aprende e se ensina no virtual? Revista Interação, v. 34, (2009). Disponível em: https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/2052/1/artigo%20Daniela.pdf Acesso em: 04 /03/2014.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigmas da Complexidade: Metodologia de Projetos, Contratos Didáticos e Portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. BEHRENS

BRUNO, Adriana Rocha. A aprendizagem do educador: estratégias para a construção de uma didática on-line. 2007. Tese (Doutorado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2007.

CATAPAN, Araci Hack. Mediação pedagógica diferenciada. In: ALONSO, Kátia Morosov; RODRIGUES, Rosângela Schwarz; BARBOSA, Joaquim Gonçalves. Educação a distância: práticas, reflexões e cenários plurais. Cuiabá, MT: Central de Texto: EdUFMT, 2009.

FEUERSTEIN, R. et al. Don´t accept me as I am: helping “retardet” people to excel. New York, Plenun Press, 1988.

FEUERSTEIN, Reuven; FEUERSTEIN, Rafael S.; FALIK, Louis H. Além da inteligência: aprendizagem mediada e a capacidade de mudança do cérebro. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

FLICK, Uwe. Entrevista episódica. In.: BAUER, Martin W. GASKELL, George (Orgs.) Pesquisa qualitativa com texto: imagem e som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. p. 114 – 136.

FONSECA, Vítor da. Aprender a aprender: a educabilidade cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 13. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, Lêda Gonçalves de; SOUSA, Carlos Ângelo de Meneses. Mediação pedagógica na educação a distância: as pesquisas brasileiras. Brasília, DF, Linhas Críticas, v.19, n.40, p. 523-542, set./dez.2013.

GERVAI. Solange Maria Sanches. A Mediação Pedagógica em contextos de aprendizagem online. 2007. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

GUTIERREZ, Francisco; Daniel PRIETO. A Mediação Pedagógica: educação à distância alternativa. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 1997.

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro. As contribuições e implicações da mediação pedagógica na formação continuada de professores da educação profissional e tecnológica a distância. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2016.

MALLMANN, Elena Maria. Mediação pedagógica em educação a distância: cartografia da performance docente no processo de elaboração de materiais didáticos. 2008. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina/Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis/SC, 2008.

MASETTO, Marcos Tarciso. Mediação Pedagógica e o uso da Tecnologia. In: MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 19. ed. Campinas, SP: Papirus, 2013.

MEIER, Marcos; GARCIA, Sandra. Mediação da aprendizagem: contribuições de Feuerstein e de Vygotsky. Curitiba, 2007.

MORAES, Maria Cândida. Educar na Biologia do Amor e da Solidariedade. Petrópolis: Vozes, 2003.

PRADO, Maria Elisabete Brisola Brito; MARTINS, Maria Cecília. A mediação pedagógica em propostas de formação continuada de professores em informática na educação. In: VIII Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED. Brasília, DF, 2001.

TÉBAR, Lorenzo. O perfil do professor mediador: pedagogia da mediação. Tradução: Priscila Pereira Mota. São Paulo: Senac, 2011.

TORRES, Patrícia Lupion; IRALA, Esrom. Aprendizagem Colaborativa: teoria e prática. In: TORRES, Patrícia Lupion (Org.). Complexidade: redes e conexões na produção do conhecimento. Curitiba: SENAR - PR, 2014, p. 61-94

TORRES, Patrícia Lupion; D. e Kowalski, R. Open Educational Resources development on Higher Education in a collaborative process of co-creation. Creative Education,vol.8. Disponível em: http://www.scirp.org/journal/ce Acesso em 10/03/2017.

TURRA, N. Reuven Feuerstein: Experiência de Aprendizagem Mediada - um salto para a modificabilidade cognitiva estrutural. Educere et Educare - Revista de Educação. Cascavel: Unioeste, 2: 297-310 p., 2007.

Publié-e

2017-07-01

Comment citer

MACHADO, Mércia Freire Rocha Cordeiro; TORRES, Patrícia Lupion. MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA DA APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA: princípios e estratégias. Observatoire Journal, [S. l.], v. 3, n. 4, p. 165–189, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n4p165. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3491. Acesso em: 22 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático