HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p92

Palavras-chave:

Historia Pública, Educação Democrática, Narrativas

Resumo

A proposta deste texto é refletir sobre a presença da temática da história escolar no cinema brasileiro ao longo de sua trajetória, a partir de uma comparação entre as etapas da constituição da disciplina escolar e a produção cinematográfica. Observamos, no entanto, que, nos últimos dez houve um distanciamento entre a história no cinema e a historia escolar, considerando ter sido esta aproximação muito comum em outros períodos históricos. Isso pode indicar, no entanto, que a temática histórica no cinema vem sendo ampliada para outros públicos e outros espaços deixando de ser pensada a partir de uma visão escolar da história e passando a englobar, no geral, outros interesses sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitoria Azevedo da Fonseca, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF),  Mestrado em História Cultural e Graduação em História (bacharelado e licenciatura) na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).  E-mail: vitaze@yahoo.com.br.

Referências

ALIANO, Paulo. FELICE, Perassi. Tiradentes ou o mártir da liberdade. Perassi Felice, Paulo Aliano, Aliano Filmes, São Paulo, 1917. Longa-metragem, Ficção, 35mm, silencioso.

ANDRADE, Joaquim Pedro. Os Inconfidentes. Joaquim Pedro de Andrade, Brasil, Itália, 1972, colorido, 100 min, sonoro.

BACK, Sylvio. Guerra do Brasil.Sylvio Back, 1987. Longa-metragem, 83 min, documentário, sonoro.

BERNARDET, Jean Claude e GALVÃO, Maria Rita.Cinema: repercussões em caixa de eco ideológica. São Paulo: Brasiliense, Rio de Janeiro: Embrafilme, 1983.

BERNARDET, Jean Claude e RAMOS, Alcides Freire. Cinema e História do Brasil. São Paulo: Contexto, 1988.

CERRI, Luís Fernando. “Uma proposta de mapa do tempo para artesãos de mapas do tempo: historia do ensino de história e didática da história” in: MONTEIRO, Ana M.; GASPARELLO, Arlete M; MAGALHÃES, Marcelo S. (org). Ensino de história: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X: FAPERJ, 2007. pp.59-72

COIMBRA, Carlos. MASSAINI, Oswaldo. Independência ou morte. Carlos Coimbra, Cinedistri, São Paulo, 1972. Longa-metragem, 35 mm, 108 min, sonoro.

COUTINHO, Eduardo. Cabra Marcado para Morrer.Eduardo Coutinho, 1984. Longa metragem, p&b/colorido, 119 min, sonoro.

FONSECA, Thaís Nívia de Lima. História & Ensino de História. Belo Horizonte: Autêntica, 2003

FONSECA, Vitória Azevedo da. “Quando as contradições são conciliadas e a história “oficial” vai além do controle de estado”. Temática.Ano XII, n. 03. Março/2016, pp.29-45

FONSECA, Vitória Azevedo da. “Eus e olhares sobre os outros: relatos de Hans Staden e suas releituras cinematográficas”, Revista Outros Tempos, ano 7, n. 9. p. 100-115, jul. 2010.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: a pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

GATTI, José. “(Re)descobrimentos do Brasil” In.:Cinemais Revista de cinema e outras questões audiovisuais. Número 16 - março/abril de 1999 -Ministério da Cultura/Sec. Desenvolvimento do Audiovisual - pp.59-74.

LAMBERTINI, Giorgio. Grito do Ipiranga ou independência ou morte, Giorgio Lambertini, São Paulo, Ipiranga Filmes, 1917. Longa-metragem, 35 mm, 145 min, silencioso.

LAMBERTINI, Giorgio. Heróis Brasileiros na Guerra do Paraguai.Família Lambertini, São Paulo, Ipiranga Filmes, 1917. Longa-metragem, 35 mm, silencioso.

LIDDINGTON, Jill. “O que é história pública” in: ALMEIDA, Juniele Rabelo e ROVAI, Marta G.O (org). Introdução à história pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011, pp.31-52

MAURO, Humberto. O Descobrimento do Brasil . Humberto Mauro, São Paulo, DFB, 1937. Longa-metragem, 35 mm, 60 min, sonoro.

MAURO, Humberto. Os Bandeirantes. Humberto Mauro, São Paulo, 1940. Longa-metragem, 35 mm, sonoro.

MORETTIN, Eduardo Victorio. Cinema e história: uma análise do filme “Os bandeirantes”. (Dissertação de Mestrado), São Paulo: ECA/USP, 1994.

_______Os limites de um projeto de monumentalização cinematográfica: análise do filme Descobrimento do Brasil (1937), de Humberto Mauro. (Tese de doutorado) São Paulo, 2001.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. RevistaBrasileirade História, São Paulo, v. 13, n. 25/26, set. 92/ago. 93, p. 143-162.

NETO, Antônio S. A.; MELLO, Paulo E. D. “Memórias e escritos do ensino de história: apontamentos iniciais” in: MOLINA, Ana H.; FERREIRA, Carlos A. L. Entre textos e contextos: caminhos do ensino de história. Curitiba: CRV, 2016, p.17-37

SANTOS, Nelson Pereira dos. MANFRED, Klaus. Como era gostoso meu francês. Nelson Pereira dos Santos, Condor Filmes, Rio de Janeiro, 1971. Longa-metragem, 35 mm, colorido, 84 min, sonoro.

SANTOS, Nelson Pereira. “Campo e contracampo - A tela caleidoscópica de Nelson Pereira dos Santos”. Revista Sexta Feira, n º.3 - fronteiras, São Paulo: Pletora Editora, outubro 1998

SARACENI, Paulo César, PALLUCH, André. Anchieta, José do Brasil. Paulo César Saraceni. Embrafilme, Sant’Anna Produtora Brasileira de Filmes Ltda, Rio de Janeiro, 1977. Longa-metragem, 35 mm, colorido, 150 min, sonoro.

SCHMIDT, Maria a. “Histórias do ensino de História” in: Ensinar História. São Paulo: Scipione, 2009, pp. 11-31

TENDLER, Silvio. Os anos JK – uma trajetória política .Silvio Tendler, Rio de Janeiro, 1980. Documentário, p&b/colorido, 110 min, sonoro.

VIETRI, Geraldo. Tiradentes, o mártir da independência. Geraldo Vietri, São Paulo, 1976. Longa-Metragem, colorido, 90 min, sonoro.

XAVIER, Ismail. “Eldorado como inferno. Cinema Novo, Pós-Cinema Novo e as apropriações do imaginário do Descobrimento”. Revista Sexta Feira, n º. 3 - fronteiras, São Paulo: Pletora Editora, outubro 1998.

Publicado

2017-04-08

Como Citar

FONSECA, Vitoria Azevedo da. HISTÓRIA ESCOLAR, CINEMA BRASILEIRO E HISTÓRIA PÚBLICA: caminhos de uma memória. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 92–112, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p92. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3151. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático