O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309

Palavras-chave:

Ensino de História, Contexto histórico, Discurso histórico, Narrativa histórica

Resumo

Este trabalho tem como foco o ensino de História e a análise do livro A História da Liberdade no Brasil de Viriato Corrêa, que em diferentes contextos históricos, a citada obra foi utilizada com finalidades diferentes. O discurso e a narrativa histórica extraídas da fonte em questão, produziu, em três momentos distintos, diferentes reorientações de sentidos, o seu lançamento em 1962, seu uso como tema de enredo de samba pela Salgueiro no carnaval de 1967 e na sua 2ª coedição pelo Instituto Nacional do Livro (INL) em 1974. Além dos contextos culturais e sociais, destaca-se o político na história recente do Brasil, na transição entre a democracia e a ditadura com o advento do golpe civil-militar de 1964. O tema central da nossa reflexão é “luta por liberdade no Brasil”, perpassando contextos políticos e históricos, correlacionando repercussões das abordagens no ensino de História.

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Biografia do Autor

Vasni de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor do curso de História na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Porto Nacional - TO, Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA.

Cristiano Gomes Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em Metodologia do Ensino de História, Especialista em Gestão Escolar e Professor da rede estadual do Pará. E-mail: cgomeslopes@bol.com.br

Dhiogo Rezende Gomes, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em História do Brasil: sociedade e cultura e Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus Grajaú. E-mail: dhiogo.gomes@ifma.edu.br

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Publicado

2017-04-01

Como Citar

ALMEIDA, Vasni de; LOPES, Cristiano Gomes; GOMES, Dhiogo Rezende. O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 309–336, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3105. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático