O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309

Palavras-chave:

Ensino de História, Contexto histórico, Discurso histórico, Narrativa histórica

Resumo

Este trabalho tem como foco o ensino de História e a análise do livro A História da Liberdade no Brasil de Viriato Corrêa, que em diferentes contextos históricos, a citada obra foi utilizada com finalidades diferentes. O discurso e a narrativa histórica extraídas da fonte em questão, produziu, em três momentos distintos, diferentes reorientações de sentidos, o seu lançamento em 1962, seu uso como tema de enredo de samba pela Salgueiro no carnaval de 1967 e na sua 2ª coedição pelo Instituto Nacional do Livro (INL) em 1974. Além dos contextos culturais e sociais, destaca-se o político na história recente do Brasil, na transição entre a democracia e a ditadura com o advento do golpe civil-militar de 1964. O tema central da nossa reflexão é “luta por liberdade no Brasil”, perpassando contextos políticos e históricos, correlacionando repercussões das abordagens no ensino de História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vasni de Almeida, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Professor do curso de História na Universidade Federal do Tocantins – UFT, campus Porto Nacional - TO, Professor do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA.

Cristiano Gomes Lopes, UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em Metodologia do Ensino de História, Especialista em Gestão Escolar e Professor da rede estadual do Pará. E-mail: cgomeslopes@bol.com.br

Dhiogo Rezende Gomes, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Mestrado em Ensino de História pela Universidade Federal do Tocantins – UFT, Campus Araguaína - TO, Especialista em História do Brasil: sociedade e cultura e Professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA, campus Grajaú. E-mail: dhiogo.gomes@ifma.edu.br

Referências

ANDRADE, Lilian Gonçalves de. Narrativa histórica e narrativa literária: Pontos e contrapontos. Biblos, Rio Grande, 2005. Disponível em: http://www.historia.uff.br/stricto/td/1600.pdf Acesso em: 28 de outubro de 2014.

ALTHUSSER, Louis. Ideologia e aparelhos ideológicos do estado. Lisboa: Presença Martins Fontes, 1980. Tradução de: Joaquim José de Moura Ramos.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

CAVALCANTE, Vanessa Matheus. O teatro de Viriato Corrêa: uma escrita da História para o povo brasileiro. 2012. 154 f. Dissertação (mestrado) - Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais.

CAVALCANTE, Vanessa Matheus; GOMES, Ângela de Castro. “História da liberdade no Brasil ou quando uma história acaba em samba”. In: Helenice Aparecida. Bastos rocha; Luís Reznik; Marcelo de Souza Magalhães. (Org.). A história na escola: autores, livros e leituras. A história na escola: autores, livros e leituras.

ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2009, v. 1, p. 125-150.

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.

CORRÊA, Viriato. Contos da Historia do Brasil. Rio de janeiro: A. J. de Castilho Editor, 1921.

__________. Alcovas da História (cantinhos, escaninhos e recessos da vida histórica do Brasil). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira S.A, 1934.

__________. História do Brasil para crianças. 21ª. ed. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1957.

FERREIRA, Marieta de Moraes. FRANCO, Renato. Aprendendo História: reflexão e ensino. 2. Ed. Rio de Janeiro: Editora FVG, 2013.

FICO, Carlos. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. 13ª ed. rev. e ampl. Campinas, SP: Papirus, 2012 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).

__________. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003.

FRONZA, Marcelo. O significado das histórias em quadrinhos na educação histórica dos jovens que estudam no ensino médio. 2007. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.

GASPARI , Elio. A ditadura escancarada. São Pualo: Companhia das Letras, 2002.

GOMES, Ângela de Castro e CAVALCANTE, Vanessa Matheus. História da Liberdade no Brasil, ou quando uma história acaba em samba. IN: ROCHA, Helenice Aparecida Bastos, RESNIK, Luís e MAGALHÃES, Marcelo de Souza (orgs). A História na Escola. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2009.

LUNA, Francisco Vidal; KLEIN, Herbert S. Transformações econômicas no período militar (1964-1985). In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 92-111.

OITICICA, Ricardo Bezerra da Rosa. Instituto Nacional do Livro e as Ditaduras: Academia Brasílica dos Rejeitados. Tese (Doutorado em Letras), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1997.

ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6. Ed. Campinas: Editora da Unicamp, Campinas –SP: 2007.

OTERO, Maria Mercedes Dias. Censura de Livros durante a Ditadura Militar: 1964-1978. Tese (Doutorado em História), Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2003.

PLAZZA, Rosimary; PRIORI, Angelo. O Ensino de História durante a Ditadura Militar. Congresso UEM, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/956-4.pdf Acesso em: 19/11/2016.

PINTO, G. Hércules. Viriato Corrêa (a modo de biografia). Rio de Janeiro: Editora Alba Ltda. 1966.

REZENDE. Maria José. A ditadura militar no brasil: repressão e pretensão de legitimidade. 1964-1984. Editora UDEL. Londrina, 2013.

REIS, Daniel Aarão. A ditadura faz 50 anos: história e cultura política nacional-estatista. In: REIS, Daniel Aarão; RIDENTI, Marcelo; MOTTA, Rodrigo Patto Sá (Org.). A ditadura que mudou o Brasil: 50 anos do golpe de 1964. Rio de Janeiro: Zahar, 2014. p. 11-29.

RÜSEN, Jörn. Reconstrução do passado: teoria da História II – os princípios da pesquisa histórica. Brasília, DF: Editora da Universidade de Brasília, 2007.

Publicado

2017-04-01

Como Citar

ALMEIDA, Vasni de; LOPES, Cristiano Gomes; GOMES, Dhiogo Rezende. O ENSINO DE HISTÓRIA E UM TEXTO EM CONTEXTOS: uma leitura sobre o livro “História da Liberdade no Brasil” de Viriato Corrêa. Revista Observatório , [S. l.], v. 3, n. 2, p. 309–336, 2017. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2017v3n2p309. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/3105. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático / Thematic dossier / Dossier temático