#VOCÊNACAPA: moda e representação feminina na edição comemorativa da revista Elle Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p364

Palavras-chave:

jornalismo de moda, representação, gênero

Resumo

Este artigo analisa a representação feminina relacionada a estéticas contra-hegemônicas na edição comemorativa da revista ELLE Brasil publicada em maio de 2015. O objetivo é pensar de que forma a diversidade está conquistando espaço na indústria da moda e nos meios de comunicação que a representam. Tomando como ponto de partida o conceito de representação social em Hall e Moscovici, discutimos aqui o significado desse conteúdo, que se distingue do padrão de beleza normativo da mulher branca, loira, ocidental e extremamente magra, considerando a forma concreta que o significado simbólico dessas representações assumem na revista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Martinelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta do PPGCom FAC-UnB. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Espírito Santo (UFES). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política (CNPq). Universidade de Brasília (UnB). E-mail: nandamartineli@yahoo.com.br.

Marcela Rocha, Universidade de Brasília

Graduada em Publicidade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Aluna especial do Mestrado na Linha Jornalismo e Sociedade (FAC-UnB). E-mail: m.ribeiro@gmail.com.

Referências

Cia UNIÃO. Conheça a tendência ageless: um movimento que valoriza mulheres de todas as idades. Disponível em: < http://www.ciauniao.com.br/viva-bem/area-educacional/57-CONHECA_A_TENDENCIA_AGELESS_UM_MOVIMENTO_QUE_VALORIZA_MULHERES_DE_TODAS_AS_IDADES>. Acesso em: 09 jun. 2015.

ELLE BRASIL. São Paulo: Abril, v. 1, n. 324, 2015.

HALL, Stuart. The work of representation. In: HALL, Stuart (Org.). Representation. Cultural representation and cultural signifying practices. London/Thousand Oaks/New

Delhi: Sage/Open University, 1997.

JODELET, Denise. As Representações Sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2001.

LEACH, William R. Transformations in a Culture of Consumption: Women and Department Stores, 1890-1925. In: The Journal of American History, vol. 71, n. 2 (Sep, 1984), p. 319-342. Chicago: Organization of American Historians, 1984.

MARTINELI, Fernanda. Pirataria S.A.: circulação de bens, pessoas e informação nas práticas de consumo. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

McROBBIE, Angela. British Fashion Design: Rag Trade or Image Industrie?. Londres: Routledge, 1998.

McROBBIE, Angela. The Return to Cultural Production. Case Study: Fashion Journalism. In: J. Curran and M. Gurevitc (Ed.). Mass Communications in Society. Londres: Arnold, 2000.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Rio de Janeiro, Vozes, 2003.

NAVA, Mica. Modernity’s Disavowal: women, the city and the department store. In: FALK, Pasi; CAMPBELL, Colin (Org.). The Shopping Experience. London: SAGE, 1997. p. 56-90.

THE GUARDIAN. Inspiration or plagiarism? Mexicans seek reparations for French designer’s look-alike blouse. Jun 17, 2015. Disponível em: http://www.theguardian.com/global-development-professionals-network/2015/jun/17/mexican-mixe-blouse-isabel-marant

Acesso em 20 jul 2015

VIGITEL: Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/abril/30/Lancamento-Vigitel-28-04-ok.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2015.

RAPPAPORT, Erika D. “Uma nova era de compras”: A promoção do prazer feminino no West End londrino, 1909-1914. p. 187-221. In: CHARNEY, L; SCHWARTZ, V. (Orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

SUSS, Liana; ZABOT, Tatiana. Análise Completa das Revistas do Segmento de Moda – Vogue Brasil e Elle. 2009. Disponível em:

< http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-3548-1.pdf>. Acesso em: 09 jun. 2015.

VOGUE BRASIL. Rio de Janeiro: Globo Condé Nast, v. 1, n. 441, mai 2015.

ZOLA, Emile. La Bonheur des Dames. Paris, 1883. Disponível em:

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=43858. Acesso em: 4 mar 2011

Publicado

2016-12-25

Como Citar

MARTINELLI, Fernanda; ROCHA, Marcela. #VOCÊNACAPA: moda e representação feminina na edição comemorativa da revista Elle Brasil. Revista Observatório , [S. l.], v. 2, n. 5, p. 364–382, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p364. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2403. Acesso em: 27 abr. 2024.