#VOCÊNACAPA: moda e representação feminina na edição comemorativa da revista Elle Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p364

Mots-clés :

jornalismo de moda, representação, gênero

Résumé

Este artigo analisa a representação feminina relacionada a estéticas contra-hegemônicas na edição comemorativa da revista ELLE Brasil publicada em maio de 2015. O objetivo é pensar de que forma a diversidade está conquistando espaço na indústria da moda e nos meios de comunicação que a representam. Tomando como ponto de partida o conceito de representação social em Hall e Moscovici, discutimos aqui o significado desse conteúdo, que se distingue do padrão de beleza normativo da mulher branca, loira, ocidental e extremamente magra, considerando a forma concreta que o significado simbólico dessas representações assumem na revista.

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Bibliographies de l'auteur-e

Fernanda Martinelli, Universidade de Brasília (UnB)

Professora Adjunta do PPGCom FAC-UnB. Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ) e mestre em Comunicação e Cultura pela mesma instituição. Graduada em Comunicação Social pela Universidade do Espírito Santo (UFES). Líder do Grupo de Pesquisa Cultura, Mídia e Política (CNPq). Universidade de Brasília (UnB). E-mail: nandamartineli@yahoo.com.br.

Marcela Rocha, Universidade de Brasília

Graduada em Publicidade pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). Aluna especial do Mestrado na Linha Jornalismo e Sociedade (FAC-UnB). E-mail: m.ribeiro@gmail.com.

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Publié-e

2016-12-25

Comment citer

MARTINELLI, Fernanda; ROCHA, Marcela. #VOCÊNACAPA: moda e representação feminina na edição comemorativa da revista Elle Brasil. Observatoire Journal, [S. l.], v. 2, n. 5, p. 364–382, 2016. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2016v2n5p364. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/2403. Acesso em: 20 déc. 2024.