Planejamento educacional, plano da educação municipal e políticas públicas em Miracema do Tocantins – entre o ideal, o escrito e o realizado
DOI:
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2020v6n1a8ptPalavras-chave:
Planejamento Educacional; Políticas Públicas; Educação Municipal; Monitoramento, avaliação e implementação; Plano Municipal de Educação.Resumo
O presente artigo, foi construído com base em revisão bibliográfica, ancoradas em Lima e Mioto (2007) e pesquisa documental (Gil, 1999), a partir do método materialismo histórico dialético que indica o conjunto da vida em sociedade [...] é “uma maneira de compreender a história e analisar as evoluções e lutas no setor econômico e político” (AZEVEDO, 1999). Objetivamos descrever o processo de planejamento educacional no Município de Miracema do Tocantins, como resultantes do Plano, na implementação de políticas públicas educacionais e a articulação para a elaboração, monitoramento e a implementação do PME 2015-2025, abordando perspectivas, complexidades, possibilidades. Como resultados, apreendemos um acervo documental municipal produzido a partir das diretrizes, documentos e orientações da SASE/MEC, desde 2013, quando da elaboração do PME, que fundamentou a elaboração do Plano e que fundamenta seu processo de monitoramento e implementação. Contudo, apreendemos ainda, que as metas e estratégias do PME foram minimamente implementadas.
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