EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi

Autores

  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira Unemat
  • Nilce Zonizokemairô Unemat

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a4pt

Palavras-chave:

Língua Materna, Haliti-Paresi, Cultura

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões relacionadas ao ensino de língua Materna junto ao povo Haliti – Paresi. É resultado de alguns questionamentos proporcionados a partir das aulas no Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional em “Ensino em Contexto Indígena Intercultural” – UNEMAT, acerca de práticas pedagógicas significativas dentro do contexto da escola específica, diferenciada, intercultural e bilíngue. Aborda o lugar da língua materna na escola e os seus complexos culturais constituídos em histórias, memórias e cultura própria. Localiza a língua materna como língua de instrução na escola, como etnopolítica linguística e como fator fundamental da identidade étnica.

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Biografia do Autor

Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira, Unemat

Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutora em Educação pela UFRGS. Coordenadora Pedagógica do curso de Pedagogia Intercultural-FAINDI-Unemat-Campus Barra do Bugres-MT. Professora dos programas de pós-graduação em Educação - PPGEdu e Mestrado em Ensino no Contexto Intercultural Indígena - PPGECII. waldineiaferreira@unemat.br.

0000-0001-5949-7590

Nilce Zonizokemairô, Unemat

Mestranda do programa de pós-graduação Strictu Sensu Mestrado em "Ensino em Contexto Intercultural Indígena". Professora da Escola Municipal Indígena Zozoiterô. ORCID: 0000-0001-7657-1027

Endereço: Escola indígena Municipal Zozoiterô - Aldeia Rio Verde - CEP 78300-000, Tangará da Serra-MT, Brasil.

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Publicado

2021-01-01

Como Citar

FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara; ZONIZOKEMAIRÔ, Nilce. EDUCAÇÃO ESPECÍFICA E DIFERENCIADA: complexos culturais da língua materna Haliti-Paresi. Revista Observatório , [S. l.], v. 7, n. 1, p. a4pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n1a4pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11416. Acesso em: 22 nov. 2024.