DESIGUALDADES SOCIAIS NO ENSINO REMOTO EM ÉPOCAS DE PANDEMIA
DOI :
https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a5ptMots-clés :
Ensino remoto; Covid-19; Desigualdades sociais.Résumé
O ano de 2020 foi marcado pelo aparecimento de um novo coronavírus, fazendo com que fossem necessárias mudanças em todos os âmbitos da vida dos cidadãos, em especial, na educação, a qual precisou sofrer reformulações. No Brasil, há desigualdades sociais que afetam o acesso às tecnologias digitais ou a própria educação. O objetivo do presente estudo é verificar na literatura o que tem sido produzido sobre o ensino remoto associado às desigualdades sociais e quais os impactos dessas desigualdades no aprendizado dos alunos em épocas de pandemia. Utilizou-se de uma pesquisa bibliográfica e exploratória. Verifica-se com os achados que a falta de acesso à internet, em geral, e aos meios digitais de modo mais específico, poderá causar impactos duradouros na vida de crianças e adolescentes brasileiros.
Téléchargements
Références
AQUINO et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: Potential impacts and challenges in Brazil. Ciência e Saúde Coletiva. v.25, p. 2423–2446, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232020006702423&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 04 de jan. de 2021.
ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/%20article/view/621> . Acesso em: 06 de jan. 2021.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/contituicao/constituicao.htm> Acesso em: 09 de jan. de 2021.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 09 de jan. de 2021.
BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n° 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014- 778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 10 de jan. de 2021.
CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista com Censo, v. 7, n. 3, p. 38–46, 2020. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929>. Acesso em: 07 de jan. 2021.
CREPALDI, M. A. et al. Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, p. 3-12, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100508>. Acesso em: 04 de jan. 2021.
DEMENECH, L. M. et al. Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. 1-12, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2020000100209&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 07 de jan. 2021.
Diário Oficial da União. (1º de abril de 2020). Medida Provisória nº 934. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 06 de jan. 2021.
DUTRA, N. C. G. the Experience of the Maranhão State Public Network. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado, v. 1, n. 4, p. 111–119, 2020. Disponível em: <https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/7>. Acesso em 07 de jan. 2021.
FRANZÃO, L. Veja quais países iniciaram a vacinação contra a Covid-19; Brasil está fora. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/24/quais-os-paises-que-ja-comecaram-a-vacinacao-contra-a-covid-19>. Acesso em 06 de Jan. de 2021.
FERENTZ, L. et al. “Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social”. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, 2020. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/690>. Acesso em: 05 de jan. 2021.
FERREIRA, L. A. M. NOGUEIRA, F. M. B. Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas e o plano nacional de educação. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 3, n.5, p.102-129, 2016. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2015v3n5p102>. Acesso em 09 de jan. 2021.
GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake ? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 4201–4210, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232020006804201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 de jan.2021.
HOLANDA, V. N. Pandemia de covid-19 e os esforços da ciência para combater o novo coronavírus. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 8, n.1, p. 360- 361, 2020. Disponível em: <https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/748>. Acesso em: 03 de jan. 2021.
MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação Em Tempos De Pandemia No Brasil: Saberesfazeres Escolares Em Exposição Nas Redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215–224, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026>. Acesso em: 08 de jan. 2021.
OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. Covid-19 and back to school: Listening to evidence. Ensaio, v. 28, n. 108, p. 555–578, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf>. Acesso em: 07 de jan. 2021.
PRADO CÓ, E.; AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, p. 112–140, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53173/0>. Acesso em 09 de jan. 2021.
PEREIRA, C. MEDEIROS, A. BERTHOLINI, F. O medo da morte flexibiliza perdas e aproxima polos: consequências políticas da pandemia da COVID-19 no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 952-968, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122020000400952&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 07 de jan. 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso em: 02 de jan. 2021.
SAMEER EL KHATIB, A.; CHIZZOTTI, A. Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema? Revista EDaPECI, v. 20, n. 3, p. 26–45, 2020. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/14031>. Acesso em: 03 de jan. 2021.
SANTOS, Edméa O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: . Acesso em: 9 de jan. de 2021.
SANTOS, M. P. A. et al. População negra e Covid-19: Reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 225–244, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225>. Acesso em: 07 de jan. 2021.
STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. Radis, n. 215, p. 10–15, 2020. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43180>. Acesso em: 08 de jan. 2021.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.
SILVA, E. H. B.; SILVA NETO, J. G.; SANTOS, M. C. Pedagogia Da Pandemia : Reflexões Sobre a Educação Em Tempos De Isolamento Social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 01, p. 29–44, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695>. Acesso em: 07 de jan. 2021.
SILVA, M. R. DA; PIRES, G. D. L.; PEREIRA, R. S. Bolsonaro e a COVID-19: e daí? “o Brazil tá matando o Brasil ”, “ do Brasil, SOS ao Brasil”, “chora a nossa pátria, mãe gentil...” Revista de Educação Física, esporte e lazer, v. 32, n. 62, p. 1–19, 2020.
UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco. org/covid19/educationresponse. Acesso em: 05 de janeiro de 2021.
WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. “A pandemia de COVID-19 no Brasil crônica de uma crise sanitária anunciada”. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada>. Acesso em: 09 de jan. 2021.
WILLIAMSON, E. J. et al. Factors associated with COVID-19-related death using OpenSAFELY. Nature, v. 584, p. 430–436, 2020. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41586-020-2521-4>. Acesso em: 10 de jan. 2021.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
[PT] Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista, sem pagamento, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License (CC BY-NC 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Leia todos os termos dos direitos autorais aqui.