SOCIAL INEQUALITIES IN REMOTE EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC

Authors

  • Erika da Silva Maciel
  • Luan Pereira Lima Pereira Lima Universidade Federal do Tocantins
  • Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a5pt

Keywords:

Remote teaching; Covid-19; Social differences.

Abstract

ABSTRACT

The year 2020 was marked by the appearance of a new coronavirus, making changes necessary in all areas of citizens' lives, especially in education, which needed to be reformulated. In Brazil, there are social inequalities that affect access to digital technologies or education itself. The purpose of this study is to verify in the literature what has been produced about remote education associated with social inequalities and what are the impacts of these inequalities on students' learning in times of pandemic. A bibliographic and exploratory research was used. It is verified with the findings that the lack of access to the internet, in general, and to digital media in a more specific way, can cause lasting impacts on the lives of Brazilian children and adolescents.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Erika da Silva Maciel

Doutora em Ciências pelo CENA- USP. Pós-doutora pelo Departamento de Agroindústria, alimentos e nutrição (USP-ESALQ), Pós-doutora em Ciências pelo Departamento de Clínica Médica (FCM-USP) e Pós-doutora em Ciências da Saúde pela FMABC. Docente do curso de Educação Física da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenadora do Programa de Pós graduação em Ensino em Ciências e Saúde, da UFT. E-mail: erikasmaciel@mail.uft.edu.br.

Luan Pereira Lima Pereira Lima, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Tocantins, mestrando em Ensino em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins-UFT.

Fernando Rodrigues Peixoto Quaresma, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC (2018), Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2012), Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Coordenador do Plano de Qualificação e Formação Docente do Curso de Graduação em Enfermagem (UFT). Diretor Estudos e Pesquisa em Enfermagem da ABEn/TO.

References

AQUINO et al. Social distancing measures to control the COVID-19 pandemic: Potential impacts and challenges in Brazil. Ciência e Saúde Coletiva. v.25, p. 2423–2446, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232020006702423&lng=pt&nrm=iso&tlng=en. Acesso em: 04 de jan. de 2021.

ARRUDA, E. P. EDUCAÇÃO REMOTA EMERGENCIAL: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257–275, 2020. Disponível em: <https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/%20article/view/621> . Acesso em: 06 de jan. 2021.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. de 05 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/contituicao/constituicao.htm> Acesso em: 09 de jan. de 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei no 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm> Acesso em: 09 de jan. de 2021.

BRASIL. Câmara dos Deputados. Lei n° 13.005, de 25 junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Câmara dos Deputados, 2014. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/2014/lei-13005-25-junho-2014- 778970-publicacaooriginal-144468-pl.html>. Acesso em: 10 de jan. de 2021.

CARDOSO, C. A.; FERREIRA, V. A.; BARBOSA, F. C. G. (Des)igualdade de acesso à educação em tempos de pandemia: uma análise do acesso às tecnologias e das alternativas de ensino remoto. Revista com Censo, v. 7, n. 3, p. 38–46, 2020. Disponível em: <http://periodicos.se.df.gov.br/index.php/comcenso/article/view/929>. Acesso em: 07 de jan. 2021.

CREPALDI, M. A. et al. Terminalidade, morte e luto na pandemia de COVID-19: demandas psicológicas emergentes e implicações práticas. Estudos de psicologia (Campinas), Campinas, v. 37, p. 3-12, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2020000100508>. Acesso em: 04 de jan. 2021.

DEMENECH, L. M. et al. Desigualdade econômica e risco de infecção e morte por COVID-19 no Brasil. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 23, p. 1-12, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2020000100209&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em: 07 de jan. 2021.

Diário Oficial da União. (1º de abril de 2020). Medida Provisória nº 934. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. Disponível em: <http://www.in.gov.br/en/web/dou/-/medida-provisoria-n-934-de-1-de-abril-de-2020-250710591>. Acesso em: 06 de jan. 2021.

DUTRA, N. C. G. the Experience of the Maranhão State Public Network. Revista Pedagogia Cotidiano Ressignificado, v. 1, n. 4, p. 111–119, 2020. Disponível em: <https://rpcr.com.br/index.php/revista_rpcr/article/view/7>. Acesso em 07 de jan. 2021.

FRANZÃO, L. Veja quais países iniciaram a vacinação contra a Covid-19; Brasil está fora. Disponível em: <https://www.cnnbrasil.com.br/saude/2020/12/24/quais-os-paises-que-ja-comecaram-a-vacinacao-contra-a-covid-19>. Acesso em 06 de Jan. de 2021.

FERENTZ, L. et al. “Comportamento em tempos de Coronavírus no Brasil: utilização de hashtags no início do isolamento social”. Comunicação em Ciências da Saúde, v. 31, n. 1, 2020. Disponível em: <http://www.escs.edu.br/revistaccs/index.php/comunicacaoemcienciasdasaude/article/view/690>. Acesso em: 05 de jan. 2021.

FERREIRA, L. A. M. NOGUEIRA, F. M. B. Impactos das políticas educacionais no cotidiano das escolas públicas e o plano nacional de educação. Arquivo Brasileiro de Educação, v. 3, n.5, p.102-129, 2016. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/arquivobrasileiroeducacao/article/view/P.2318-7344.2015v3n5p102>. Acesso em 09 de jan. 2021.

GALHARDI, C. P. et al. Fato ou Fake ? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, n. 2, p. 4201–4210, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-81232020006804201&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt>. Acesso em: 08 de jan.2021.

HOLANDA, V. N. Pandemia de covid-19 e os esforços da ciência para combater o novo coronavírus. Revista Interfaces: Saúde, Humanas e Tecnologia, v. 8, n.1, p. 360- 361, 2020. Disponível em: <https://interfaces.leaosampaio.edu.br/index.php/revista-interfaces/article/view/748>. Acesso em: 03 de jan. 2021.

MARTINS, V.; ALMEIDA, J. Educação Em Tempos De Pandemia No Brasil: Saberesfazeres Escolares Em Exposição Nas Redes. Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 2, p. 215–224, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/51026>. Acesso em: 08 de jan. 2021.

OLIVEIRA, J. B. A.; GOMES, M.; BARCELLOS, T. Covid-19 and back to school: Listening to evidence. Ensaio, v. 28, n. 108, p. 555–578, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/pdf/ensaio/v28n108/1809-4465-ensaio-28-108-0555.pdf>. Acesso em: 07 de jan. 2021.

PRADO CÓ, E.; AMORIM, G. B.; FINARDI, K. R. Ensino de línguas em tempos de pandemia: experiências com tecnologias em ambientes virtuais Revista Docência e Cibercultura, v. 4, n. 3, p. 112–140, 2020. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/53173/0>. Acesso em 09 de jan. 2021.

PEREIRA, C. MEDEIROS, A. BERTHOLINI, F. O medo da morte flexibiliza perdas e aproxima polos: consequências políticas da pandemia da COVID-19 no Brasil. Revista de Administração Pública, v. 54, n. 4, p. 952-968, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122020000400952&script=sci_abstract&tlng=pt>. Acesso em 07 de jan. 2021.

PRODANOV, Cleber Cristiano. FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013. Disponível em: <https://aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/291348/mod_resource/content/3/2.1-E-book-Metodologia-do-Trabalho-Cientifico-2.pdf>. Acesso em: 02 de jan. 2021.

SAMEER EL KHATIB, A.; CHIZZOTTI, A. Aulas por videoconferência: uma solução para o distanciamento social provocado pela Covid-19 ou um grande problema? Revista EDaPECI, v. 20, n. 3, p. 26–45, 2020. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/edapeci/article/view/14031>. Acesso em: 03 de jan. 2021.

SANTOS, Edméa O. EAD, palavra proibida. Educação online, pouca gente sabe o que é. Ensino remoto, o que temos para hoje. Mas qual é mesmo a diferença? #livesdejunho... Revista Docência e Cibercultura. Notícias. 2020. Disponível em: . Acesso em: 9 de jan. de 2021.

SANTOS, M. P. A. et al. População negra e Covid-19: Reflexões sobre racismo e saúde. Estudos Avançados, v. 34, n. 99, p. 225–244, 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142020000200225>. Acesso em: 07 de jan. 2021.

STEVANIM, L. F. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam a garantia do direito à educação na pandemia. Radis, n. 215, p. 10–15, 2020. Disponível em: <https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/43180>. Acesso em: 08 de jan. 2021.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23 ed. São Paulo: Cortez, 2007.

SILVA, E. H. B.; SILVA NETO, J. G.; SANTOS, M. C. Pedagogia Da Pandemia : Reflexões Sobre a Educação Em Tempos De Isolamento Social. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 01, p. 29–44, 2020. Disponível em: <https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/31695>. Acesso em: 07 de jan. 2021.

SILVA, M. R. DA; PIRES, G. D. L.; PEREIRA, R. S. Bolsonaro e a COVID-19: e daí? “o Brazil tá matando o Brasil ”, “ do Brasil, SOS ao Brasil”, “chora a nossa pátria, mãe gentil...” Revista de Educação Física, esporte e lazer, v. 32, n. 62, p. 1–19, 2020.

UNESCO. COVID-19 impact on education. Disponível em: https://en.unesco. org/covid19/educationresponse. Acesso em: 05 de janeiro de 2021.

WERNECK, Guilherme Loureiro; CARVALHO, Marilia Sá. “A pandemia de COVID-19 no Brasil crônica de uma crise sanitária anunciada”. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, 2020. Disponível em: <http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/artigo/1036/a-pandemia-de-covid-19-no-brasil-cronica-de-uma-crise-sanitaria-anunciada>. Acesso em: 09 de jan. 2021.

WILLIAMSON, E. J. et al. Factors associated with COVID-19-related death using OpenSAFELY. Nature, v. 584, p. 430–436, 2020. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41586-020-2521-4>. Acesso em: 10 de jan. 2021.

Published

2021-04-01

How to Cite

MACIEL, Erika da Silva; PEREIRA LIMA, Luan Pereira Lima; QUARESMA, Fernando Rodrigues Peixoto. SOCIAL INEQUALITIES IN REMOTE EDUCATION IN TIMES OF PANDEMIC. Observatory Journal, [S. l.], v. 7, n. 2, p. a5pt, 2021. DOI: 10.20873/uft.2447-4266.2021v7n2a5pt. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/11379. Acesso em: 22 nov. 2024.