Análise morfopedológica da bacia hidrográfica do ribeirão Taquaruçu Grande, Palmas – Tocantins
Resumo
A presente pesquisa aborda a compartimentação morfopedológica da bacia hidrográfica do Ribeirão Taquaruçu Grande (BHRTG), localizada no município de Palmas, capital do estado do Tocantins. Pesquisa esta realizada na perspectiva do estudo sistêmico da paisagem. Nos procedimentos metodológicos, fez-se uso de técnicas de Geoprocessamento para a integração dos elementos físicos da paisagem, ou seja, aspectos da declividade, solo e geologia. A análise interacionista desses elementos, caracterizadores do quadro físico da área de pesquisa, permitiu o apontamento das unidades homogêneas de relevo referentes à vulnerabilidade de processos erosivos. Desta maneira, foram definidos seis compartimentos morfopedológicos: Chapada (I), Escarpa (II), Pedimento (III), Colina (IV), Morro (V) e Planície Fluvial (VI). Os compartimentos considerados mais vulneráveis do ponto de vista físico-ambiental foram classificados como Escarpa, Pedimento e Morro, os quais apresentam maiores declividades e predomínio de solos dos tipos Plintossolos, Neossolos, Cambissolos e Latossolos. De maneira geral, percebe-se que o mapeamento da compartimentação morfopedológica em bacias hidrográficas é um instrumento de suma importância para ser aplicado ao planejamento ambiental e no reordenamento territorial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).