Jogos Educativos como estratégia de alfabetização cartográfica dos alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – Tocantins
Palavras-chave:
Jogos Educativos, Alfabetização Cartográfica e Ensino de GeografiaResumo
O objetivo do trabalho foi elaborar jogos educativos como estratégia de ensino para alfabetização cartográfica dos alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional, Tocantins. A pesquisa obteve como base aulas no 6º Ano, elaboração e confecção de jogos da Memória, de Tabuleiro Geográfico e Caça ao Tesouro. No jogo da Memória foi possível constatar que alguns grupos não conseguiram memorizar os locais exatos onde estavam às imagens que formavam os pares iguais, mas este jogo demonstrou ser importante uma vez que, leva o aluno a ter noção básica distinta, com visões oblíquas, horizontais e verticais. No Tabuleiro Geográfico os alunos ficaram agitados e não conseguiram responder as perguntas devido ao nervosismo. Esse jogo permite que os estudantes aprendam brincando a respeito dos elementos Cartográficos. No jogo de Caça ao Tesouro os grupos apresentaram muita dedicação, na aplicação das atividades, embora tenham apresentado dificuldade quanto ao posicionamento correto da bússola. Acredita-se que esta atividade tenha sido positiva, pois no final todos conseguiram se orientar e associar com os conteúdos Cartográficos.
Referências
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BREDA, T. V. A contribuição de Jogos a partir do espaço vivido para a educação ambiental e para a alfabetização cartográfica. Anais... XI Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. Goiânia, 2011.
BREDA, T. V.; PICANÇO, J. de . L. Jogo de tabuleiro “Conhecendo o Parque Ecológico" como recurso lúdico e educacional em geociências. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0037-1.pdf>>. Acessado em 29 de jul 2013.
GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002.
MARTINS, A. P. (Re) orientando o saber cartográfico: cursos de capacitação de professores com elaboração de material didático de cartografia para o ensino fundamental II. Anais... XI Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. Goiânia, 2011.
MANTOVANI, A. C. de: Reflexões sobre o ensino de Cartografia temática na Geografia. Disponível em Acesso em http //www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/CE./text5.htm. Acesso em 22 fev.2010.
MENDES. J.S. Alfabetização Cartográfica: Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais. Anais... 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre, 2009. Disponível em
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Neuchâteo, Suíça: Editions de Lachaux et Niestlé, 1964.
SILVA, L.G. Jogos e situações – problemas na construção das noções de lateridade, referência e localização espacial. In: CASTELLAR, S. Educação geográfica: teoria e práticas docentes. São Paulo: Editor Contexto, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).