Jogos Educativos como estratégia de alfabetização cartográfica dos alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – Tocantins

Autores

  • Zélia Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Sandro Sidnei Vargas de Cristo Universidade Federal do Tocantins - UFT
  • Emerson Figueiredo Leite Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Palavras-chave:

Jogos Educativos, Alfabetização Cartográfica e Ensino de Geografia

Resumo

O objetivo do trabalho foi elaborar jogos educativos como estratégia de ensino para alfabetização cartográfica dos alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional, Tocantins. A pesquisa obteve como base aulas no 6º Ano, elaboração e confecção de jogos da Memória, de Tabuleiro Geográfico e Caça ao Tesouro. No jogo da Memória foi possível constatar que alguns grupos não conseguiram memorizar os locais exatos onde estavam às imagens que formavam os pares iguais, mas este jogo demonstrou ser importante uma vez que, leva o aluno a ter noção básica distinta, com visões oblíquas, horizontais e verticais. No Tabuleiro Geográfico os alunos ficaram agitados e não conseguiram responder as perguntas devido ao nervosismo. Esse jogo permite que os estudantes aprendam brincando a respeito dos elementos Cartográficos. No jogo de Caça ao Tesouro os grupos apresentaram muita dedicação, na aplicação das atividades, embora tenham apresentado dificuldade quanto ao posicionamento correto da bússola. Acredita-se que esta atividade tenha sido positiva, pois no final todos conseguiram se orientar e associar com os conteúdos Cartográficos.

Biografia do Autor

Zélia Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui graduação em Geografia Bacharel e Licenciatura pela Fundação Universidade Federal do Tocantins (2010). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Pedologia, atuando principalmente nos seguintes temas: solo, perfil do solo, classificação dos solos, cartográfia e ensino fudamental.

Sandro Sidnei Vargas de Cristo, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Professor Assistente do Curso de Geografia do Campus de Porto Nacional - Universidade Federal do Tocantins; Graduação em Geografia Bacharelado - UFSM; Especialização em Sensoriamento Remoto Orbital e Sub-orbital - UFSM; Mestrado em Geografia - UFSC; 

Área de atuação: Geoprocessamento, Sensoriamento Remoto, Meio Ambiente, Área de Risco, Unidades de Conservação Ambiental e Analise de Bacias Hidrográficas

Emerson Figueiredo Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Professor Adjunto III da Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus de Aquidauana-MS. Lic. e Bach. em Geografia (UFMS/CPAQ - 2003), Especialista em Educação Ambiental pelo SENAC/MS (2006), Mestre em Geografia pela UFMS/CPAQ (2007) e Doutor em Geografia pela UFU/Uberlândia-MG (2011). Possuo experiência em Cartografia, Geotecnologias e suas aplicações educacionais, na análise da paisagem em bacias hidrográficas e no planejamento ambiental.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Geografia. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BREDA, T. V. A contribuição de Jogos a partir do espaço vivido para a educação ambiental e para a alfabetização cartográfica. Anais... XI Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. Goiânia, 2011.

BREDA, T. V.; PICANÇO, J. de . L. Jogo de tabuleiro “Conhecendo o Parque Ecológico" como recurso lúdico e educacional em geociências. Disponível em <http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0037-1.pdf>>. Acessado em 29 de jul 2013.

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo :Atlas, 2002.

MARTINS, A. P. (Re) orientando o saber cartográfico: cursos de capacitação de professores com elaboração de material didático de cartografia para o ensino fundamental II. Anais... XI Encontro Nacional de Prática de ensino de Geografia. Goiânia, 2011.

MANTOVANI, A. C. de: Reflexões sobre o ensino de Cartografia temática na Geografia. Disponível em Acesso em http //www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/CE./text5.htm. Acesso em 22 fev.2010.

MENDES. J.S. Alfabetização Cartográfica: Práticas Pedagógicas nas Séries Iniciais. Anais... 10º Encontro Nacional de Prática de Ensino em Geografia, Porto Alegre, 2009. Disponível em

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Neuchâteo, Suíça: Editions de Lachaux et Niestlé, 1964.

SILVA, L.G. Jogos e situações – problemas na construção das noções de lateridade, referência e localização espacial. In: CASTELLAR, S. Educação geográfica: teoria e práticas docentes. São Paulo: Editor Contexto, 2006.

Downloads

Publicado

2017-02-06

Como Citar

dos Santos, Z. F., Vargas de Cristo, S. S., & Leite, E. F. (2017). Jogos Educativos como estratégia de alfabetização cartográfica dos alunos da Escola Família Agrícola de Porto Nacional – Tocantins. Revista Interface (Porto Nacional), 12(12), 190–205. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/interface/article/view/2517

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>