STRESS EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DA REGIÃO NORTE DE MOCAMBIQUE
DOI:
https://doi.org/10.20873/2526-1487V4N2P465Resumo
O dia-a-dia do estudante no ensino superior é marcado por múltiplas exigências, próprias da vida académica, o que pode ocasionar o aparecimento de stress. Este estudo objetivou avaliar a sintomatologia de stress em estudantes de graduação de uma universidade pública da região norte de Moçambique. A pesquisa envolveu uma amostra de 176 estudantes, sendo 107 do sexo masculino e os restantes 69 do sexo feminino, com a faixa etária de 17 a 53 anos. Os dados foram coletados por meio de um questionário sociodemográfico e Inventário de Sintomas de Stress de Lipp e analisados através do pacote estatístico SPSS, versão 25. A análise de dados revelou a presença de stress nas fases de alerta e resistência, com sintomatologia predominantemente de natureza física e psicológica, sendo o perfil de estudantes com maior vulnerabilidade à doença o ser do sexo masculino, ser mais novo, estar no início do curso, ser solteiro, estudar no regime diurno e não possuir vínculo empregatício. Considera-se a necessidade de realização de mais estudos de modo a aprimorar a compreensão do fenómeno de stress nos estudantes e fatores associados, bem como o desenvolvimento de ações preventivas e interventivas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.