BURNOUT EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P163

Palavras-chave:

Ambiente acadêmico; Burnout; Estudantes; Saúde mental; Ensino superior.

Resumo

Este estudo objetivou avaliar os níveis de Burnout e fatores associados em estudantes de graduação em Psicologia numa Universidade Pública em Moçambique. Foi aplicado o questionário de dados sociodemográficos e acadêmicos e, inventário de Maslach Burnout Inventory - Student Survey (MBI-SS) versão em português, a 102 estudantes de ambos os sexos, que frequentam dois regimes de cursos (diurno e noturno, Psicologia Escolar e, Psicologia Social e das Organizações respectivamente). Os dados foram analisados com o auxílio do Statistical Packege for the Social Sciences (SPSS). Os resultados indicam que a subescala de Eficácia Profissional obteve maiores índices (M = 4.6333; 4.7199) para os dois cursos que a de Exaustão Emocional (M = 1.9545; 1.3227) e Descrença (M = 1.8961; 1.3972). Verificou-se associação estatisticamente positiva entre a dimensão Exaustão Emocional e a variável “regime do curso”, sendo os alunos de regime diurno os que revelaram maior tendência de esgotamento e cansaço mental. A subescala Descrença correlacionou-se inversamente com as variáveis “idade” e “número de filhos” para ambos os cursos e a subescala Eficácia Profissional não apresentou qualquer correlação estatisticamente significativa. Considera-se a necessidade de concepção e implementação de programas de prevenção e de melhoria da saúde mental dos estudantes.

Biografia do Autor

Gildo Aliante, Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando do PPG em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Brasil. Mestre em Psicologia Social e Institucional pela UFRGS. Graduado (Bacharelato e Licenciatura) em Planificação, Administração e Gestão da Educação pela Universidade Pedagógica - Moçambique. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Saúde e Trabalho (NEST/UFRGS). Pesquisador do Grupo de Estudos em Saúde e Trabalho (GEST) do Laboratório de Psicologia da UniRovuma – Nampula. Bolsista de CAPES

Mussa Abacar, Nampula, Universidade Rovuma

Departamento de Ciências de Educação e Psicologia na Universidade Rovuma, Delegação de Nampula. Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco-Brasil. Mestre em Psicologia das Organizações, Social e do Trabalho pela Universidade do Porto – Portugal. Licenciado em Psicologia e Pedagogia pela Universidade Pedagógica – Moçambique. Professor do curso de Pós-graduação em Psicologia das Organizações (Mestrado) na Universidade Pedagógica – Maputo, Psicologia Educacional na UniPungue – Tete. Editor-Chefe da Revista Suwelani. Coordenador do Grupo de Estudos em Saúde e Trabalho (GEST) do Laboratório de Psicologia da UniRovuma – Nampula

Paciência Lina Adelino Mucavea, Nampula, Universidade Rovuma

Graduada (Licenciatura) em Psicologia Educacional com Habilitações em Intervenção no Desenvolvimento Humano e Aprendizagem pela Universidade Rovuma – Moçambique. Membro do Grupo de Estudos em Saúde e Trabalho (GEST) do Laboratório de Psicologia na UniRovuma – Nampula

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Publicado

2020-06-15

Como Citar

Aliante, G., Abacar, M., & Mucavea, P. L. A. (2020). BURNOUT EM ESTUDANTES DE PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA EM MOÇAMBIQUE. Trabalho (En)Cena, 5(1), 163–180. https://doi.org/10.20873/2526-1487V5N1P163

Edição

Seção

Dossiê Saúde Mental nas IES II