Saúde Mental do Trabalha(dor) na Educação: Um relato de experiência a partir da Clínica Psicodinâmica do Trabalho

Autores

Resumo

Apresenta-se um relato de experiência a partir da escuta clínica individual de trabalhadores da educação pública municipal. Objetivou-se refletir sobre as possibilidades de potencializar a saúde mental, a partir da escuta qualificada realizada. Os relatos apontam: dificuldades nos relacionamentos socioprofissionais, esgotamento, insegurança, desvalorização e impotência como potencializadores do adoecimento mental. A Clínica do Trabalho além de proporcionar a ressignificação do sofrimento psíquico dos educadores, possibilitou a problematização acerca das práticas de atuação na Psicologia, mostrando-se potente alternativa de intervenção.

Palavras-chave: Saúde Mental no Trabalho. Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Educação Pública.

Biografia do Autor

Grace Oliveira dos Santos, Unisinos

Possui graduação em Psicologia pela UNISINOS. Voluntária no Grupo de Pesquisa em Saúde do Trabalhador -LABORClínica - Laboratório de Psicologia Clínica do Trabalho - vinculado ao PPG Psicologia Clínica (UNISINOS). 

Janine Kieling Monteiro, Unisinos

Possui doutorado em Psicologia pela UFRGS. Atualmente é professora na Graduação, no Mestrado e no Doutorado em Psicologia na UNISINOS, onde coordena o LABORClínica - Laboratório de Psicologia Clínica. É coordenadora do Grupo de Trabalho Psicodinâmica e Clínica do Trabalho na ANPEPP.

 

Downloads

Publicado

2018-06-12

Como Citar

Santos, G. O. dos, & Monteiro, J. K. (2018). Saúde Mental do Trabalha(dor) na Educação: Um relato de experiência a partir da Clínica Psicodinâmica do Trabalho. Trabalho (En)Cena, 3(2), 144–156. Recuperado de https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/encena/article/view/4880

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)