Didactique professionnelle et formation à l’enseignement
Apports conceptuels pour former autrement
DOI :
https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P114Résumé
Resumo: Nas últimas décadas, para renovar a profissão docente, vários sistemas educativos no mundo, em particular os do Québec e da França, introduziram reformas dos programas de formação de professores. Em uma perspectiva de melhoria desses programas, alguns sistemas recorreram à didática profissional (DP) para melhorar a área do ensino e da formação dos docentes. Entretanto, o recurso à DP é recente. Visando esboçar um retrato do uso da DP no ensino e na formação dos docentes, o presente texto coloca em evidência os conceitos essenciais que emergem após o uso da DP, ou seja, situação, saber e atividade. Ele aborda a articulação entre esses três conceitos e tenta identificar suas contribuições conceituais para a formação.
Palavras-chaves: didática profissional, formação docente, análise do trabalho, atividade docente, saber, situação
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os direitos autorais dos artigos publicados pela Revista Trabalho EnCena permanecem propriedade dos autores, que cedem o direito de primeira publicação à revista. Os autores devem reconhecer a revista em publicações posteriores do manuscrito. O conteúdo da Revista Trabalho EnCena está sob a Licença Creative Commons de publicação em Acesso Aberto. É de responsabilidade dos autores não ter a duplicação de publicação ou tradução de artigo já publicado em outro periódico ou como capítulo de livro. A Revista Trabalho EnCena não aceita submissões que estejam tramitando em outra Revista. A Revista Trabalho EnCena exige contribuições significativas na concepção e/ou desenvolvimento da pesquisa e/ou redação do manuscrito e obrigatoriamente na revisão e aprovação da versão final. Independente da contribuição, todos os autores são igualmente responsáveis pelo artigo.