Didactique professionnelle et formation à l’enseignement

Apports conceptuels pour former autrement

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P114

Résumé

Resumo: Nas últimas décadas, para renovar a profissão docente, vários sistemas educativos no mundo, em particular os do Québec e da França, introduziram reformas dos programas de formação de professores. Em uma perspectiva de melhoria desses programas, alguns sistemas recorreram à didática profissional (DP) para melhorar a área do ensino e da formação dos docentes. Entretanto, o recurso à DP é recente. Visando esboçar um retrato do uso da DP no ensino e na formação dos docentes, o presente texto coloca em evidência os conceitos essenciais que emergem após o uso da DP, ou seja, situação, saber e atividade. Ele aborda a articulação entre esses três conceitos e tenta identificar suas contribuições conceituais para a formação.

Palavras-chaves: didática profissional, formação docente, análise do trabalho, atividade docente, saber, situação

Biographie de l'auteur-e

El Mostafa Habboub, Université Hassan II

PhD. (Université de Sherbrooke), Professeur-chercheur à l’École normale supérieure (Université Hassan II, Maroc) et responsable de l’Équipe de recherche en Sciences de l’Éducation pour les pratiques d’enseignement et de formation (ÉRSÉPEF).

Téléchargements

Publié-e

2018-03-01

Comment citer

Habboub, E. M. (2018). Didactique professionnelle et formation à l’enseignement: Apports conceptuels pour former autrement. Trabalho (En)Cena, 3(1), 114–130. https://doi.org/10.20873/2526-1487V3N1P114

Numéro

Rubrique

Articles Théoriques et Empiriques